Pode recusar fazer hora extra?

Posso me recusar a fazer horas extras? Se não houver previsão em acordo escrito ou norma coletiva, sim. Exceções: por motivo de força maior, para conclusão de serviços inadiáveis ou se a inexecução do serviço acarretar prejuízo manifesto (artigo 61 da CLT).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em seibref.com.br

Posso ser demitido por não querer fazer hora extra?

Sim, desde que esteja previsto no contrato de trabalho. Mas é importante lembrar: se o funcionário não tiver condições físicas para cumprir as horas extras, a empresa deve respeitar isso. Recentemente, um funcionário foi indenizado por se recusar a fazer hora extra, pois não tinha condições físicas para isso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tiktok.com

Pode obrigar a fazer hora extra?

A empresa pode me obrigar a prestar horas extras? De acordo com o Artigo 61, da CLT, a empresa só poderá obrigar o empregado a fazer horas extras em alguns casos, como: incêndios, inundações desastres naturais e dentre outros, com o intuito de acatar um serviço urgente pró a sociedade ou empresa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Pode proibir de fazer hora extra?

Quando não existir acordo escrito ou norma coletiva da categoria, o empregado pode se recusar a realizar horas extras. Porém, mesmo nessa situação, essa recusa não poderá existir quando o motivo para a jornada extra for de força maior – é o caso, por exemplo de serviços inadiáveis.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Sou obrigado a fazer 2 horas extras todos os dias?

A resposta depende de algumas situações. Regra geral: Se está previsto no contrato de trabalho ou no acordo coletivo, o empregador pode solicitar horas extras, mas dentro dos limites legais (máximo de 2 horas extras por dia e, em casos de extrema urgência, de até 4 horas extras por dia).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tiktok.com

QUERO SER DEMITIDO, MAS A EMPRESA NÃO QUER ME MANDAR EMBORA. O QUE FAZER?

O que acontece se o funcionário se recusar a fazer hora extra?

Empregado dispensado por se recusar a prestar horas extras será indenizado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.trt3.jus.br

É permitido trabalhar 10 horas por dia de segunda a sexta?

É importante lembrar que, para fazer a compensação, não é permitido ultrapassar 10 horas diárias. Por exemplo, a jornada pode ser de 10h na segunda-feira e de 8h30min de terça a sexta-feira, totalizando as 44 horas semanais. Nesse caso, o período a mais trabalhado na segunda-feira não conta como hora extra.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em metadados.com.br

Como falar que não quer fazer hora extra?

Comunicação e Negociação. É fundamental que os empregados se comuniquem abertamente com seus empregadores sobre suas limitações e necessidades. Negociações claras e acordos formais podem evitar mal-entendidos e garantir que as horas extras sejam realizadas de forma justa e dentro dos limites legais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Posso me recusar a fazer um serviço?

Quando o trabalhador perceber que a tarefa exigida pode prejudicar a sua integridade física ou mental, ele pode interrompê-la e até mesmo se recusar a fazê-la. Isso tudo é amparado pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), por meio do benefício intitulado Direito de Recusa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dalpiazadv.com.br

O que a nova lei trabalhista fala sobre horas extras?

A legislação trabalhista brasileira permite que os empregados prestem até duas horas a mais de trabalho por dia mediante acordo individual, convenção ou acordo coletivo. Essas horas além da jornada devem ser pagas com adicional de pelo menos 50% do valor da hora normal ou compensadas por meio de banco de horas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tst.jus.br

Posso receber uma advertência por não fazer horas extras?

Caso conste no acordo entre empregado e empregador a possibilidade das horas extras e o empregado se recuse a fazê-las, ele pode receber advertências ou penalidades. Essas advertências e penalidades devem estar de acordo com as políticas internas da empresa e com a lei.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meutudo.com.br

Sou obrigada a fazer hora extra na minha folga?

O colaborador não é obrigado a fazer as horas extras nos dias de sua folga ou descanso, como o sábado compensado, domingos e feriados. Sua recusa será justificada nestes casos, sem sofrer penalidades.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em nydus.com.br

O que é considerado dobra no trabalho?

· A lei permite que o máximo trabalhado por dia seja 8 horas, podendo exceder 2 horas (horas extras). · E entre uma jornada e outro deve haver uma espaço de 11 horas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em contabeis.com.br

Pode fazer hora extra sem avisar?

Respondendo: Sim, o empregado é obrigado a prestar horas extras para empresa, desde que esteja explícito em seu contrato de trabalho, CCT ou ACT, e desde que informado previamente pelo empregador.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como não fazer hora extra?

7 dicas de como reduzir horas extras nas empresas
  1. Identificar e eliminar retrabalhos. ...
  2. Estabelecer prazos realistas para as atividades. ...
  3. Implementar tecnologias e automações. ...
  4. Contratar mais funcionários se necessário. ...
  5. Melhorar a divisão de tarefas. ...
  6. Acabar com atividades burocráticas. ...
  7. Adotar um sistema de controle de ponto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pontotel.com.br

É obrigatório assinar advertência?

NÃO! Não se obriga ao funcionário assinar a advertência, MAAS caso o colaborador se recuse a assinar, o empregador pode coletar a assinatura de duas testemunhas, que presenciaram a recusa do funcionário, para comprovar os atos descritos no documento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em instagram.com

O que acontece se o funcionário se recusar a fazer seu serviço?

Conforme a legislação, a principal consequência para situações em que o trabalhador comete um ato de indisciplina ou de insubordinação é a demissão por justa causa CLT. Ou seja, se o funcionário infringir qualquer uma dessas regras do artigo 482 CLT, poderá ser afastado das suas atividades laborais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pontotel.com.br

Quanto vale um processo por desvio de função?

O desvio de função é considerado uma falta grave, por isso o funcionário tem direito ao acerto com a indenização de 40% sobre o valor do FGTS. Além disso, caso o colaborador esteja desempenhando funções que exijam qualificações e não está recebendo de acordo, o empregador é obrigado a arcar com a diferença salarial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sebraepr.com.br

É crime negar serviço?

A atitude do fornecedor em recusar produtos ou serviços expostos para fins comerciais, não apenas causa violação ao instituto ora em comento, mas também é considerado como crime contra a economia popular.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Sou obrigado a aceitar horas extras?

O funcionário, legalmente falando, não é obrigado a fazer hora extra se não tiver sido informado previamente pela empresa ou se o contrato individual não teve essa previsão. A exceção que torna obrigatório a realização de hora extra é em caso de força maior, onde esse direito de escolha do funcionário fica prejudicado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

Pode ser demitido por não fazer hora extra?

Trabalhador demitido por se recusar a fazer hora extra será indenizado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

Posso me recusar a fazer um trabalho que pode me prejudicar?

O direito de recusa é a prerrogativa legal de um trabalhador de interromper suas atividades ou recusar-se a executar um determinado trabalho quando constatar que a situação envolve riscos graves e iminentes para sua vida ou saúde.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sistemaeso.com.br

É legal trabalhar 12h por dia?

Na hipótese de serviços inadiáveis, a jornada de trabalho não poderá exceder de 12 (doze) horas, devendo a remuneração da hora suplementar ser, pelo menos, 50% (cinqüenta por cento) superior à da hora normal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sindpdpr.org.br

Posso ir ao banco durante o horário de trabalho?

Apesar de serem conhecidos como horário de almoço, os intervalos durante o expediente podem ser utilizados para qualquer finalidade: desde a refeição em si, como um horário para ir ao banco ou realizar outra tarefa qualquer.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em oitchau.com.br

O que é hora ficta?

A hora noturna, também conhecida como hora ficta, corresponde a todo trabalho realizado no período da noite. Ela existe com embasamento da Constituição Federal e na CLT, sendo garantida para todos os trabalhadores que realizam sua jornada de trabalho a partir das 22h até às 5h da manhã.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pontotel.com.br