Cido Pereira se, no tocante à posição para rezar, é certo ou errado fazê-lo deitada. O sacerdote, que mantém uma coluna de perguntas e respostas na publicação arquidiocesana, esclareceu: “Minha irmã: reze de joelhos, de pé, deitada, prostrada no chão. Mais vale a disposição do coração do que a posição do corpo”.
Você pode rezar sentado, deitado, andando, com a mesma confiança de filho que conversa com a mãe sem se preocupar excessivamente com formalidades. A forma, o jeito, a postura devem estar a serviço do conteúdo: se não, não fazem o menor sentido.
A resposta é sim, você pode orar deitado. Nenhuma entidade espiritual, seja Deus, Jesus Cristo, santos, orixás ou Anjos da Guarda ou outras divindades de outras religiões não se importam em sua postura na hora de rezar. Por isso, você pode orar deitado.
Pergunte e Responderemos - Rezar deitado: é certo ou errado?
O que acontece quando dormimos rezando o terço?
Uma tradição popular afirma que: “Se você adormecer rezando o Rosário, seu Anjo da Guarda o terminará para você.” Mas será que isso é verdade? Os Anjos da Guarda são servos e mensageiros de Deus que nos são designados no início de nossa vida para nos proteger e nos guardar, levando-nos à vida eterna.
Algo importante deve ser dito sobre o Santo Rosário: ele pode ser rezado particularmente ou em grupo. Além disso, o Rosário é uma forma de oração vocal ou mental, ou seja, pode ser rezado mentalmente (sem a presença da voz) ou em voz audível.
Para tirar esta dúvida temos um trecho em 2 Reis 20:1-5 que Paulo conhecia muito bem onde diz que o rei Ezequias estando com uma grave enfermidade orou deitado e o Senhor o atendeu falando com ele através do profeta Isaías.
Nestes momentos difíceis, temos que fazer silêncio com o rosário e simplesmente recitar as orações. Isto não é um bate-papo pagão, mas aquela pequena faísca de boa vontade que oferecemos a Deus, pode fazer com que o Espírito Santo avive a chama do nosso espírito.
Por que dormir com o terço debaixo do travesseiro?
Porque devemos guardar o rosário debaixo do travesseiro? Guarda um Rosário, ainda que seja dos pequenos, debaixo do travesseiro. Desde que tomei esse costume, os problemas se solucionaram mais facilmente, e é um bom método para os que têm insônia, verão que amanhecem com o rosário nas mãos e tiveram um bom descanso!
Ao rezar o Terço todos os dias, meditando nos Mistérios da Vida de Cristo, crescemos na semelhança a Cristo, como nos ensinou João Paulo II: “O Rosário, lentamente recitado e meditado em família, em comunidade, pessoalmente – vos fará penetrar pouco a pouco nos sentimentos de Jesus Cristo e de sua Mãe, evocando todos ...
Segundo o sacerdote, o sono está relacionado ao sentimento de paz que a oração proporciona. “A oração, por si só, deve ser uma prática que nos acalma. Acalma porque nos mostra a presença confortadora de Deus, que nos acolhe em nossas necessidades.
Três posições são previstas: de pé, sentado e de joelhos. Ajoelhamo-nos na consagração, o momento mais sagrado da missa. Ajoelhamo-nos, também, para uma breve ação de graças pós-comunhão. E nos sentamos para ouvir com atenção a Palavra de Deus.
Você pode orar em voz alta ou mentalmente. Pode falar com Deus como falaria com qualquer outra pessoa. Suas palavras não precisam ser eloquentes nem decoradas.
Quem quiser e sentir-se melhor, pode ficar em pé, sentado, de joelho, etc. Não é nosso papel como pastor impor à igreja a postura física de como orar. Nosso papel é ensinar como orar humildemente e confiadamente em Deus”, finaliza.
O que acontece no mundo espiritual quando rezamos o Terço?
Rezar o Santo Rosário é ter uma intimidade ainda maior com a Virgem Maria; é oferecer Rosas a quem se doou como serva de Deus e entregou seu caminho a Ele. Se queremos ter proximidade com Jesus, não podemos, sob nenhuma hipótese, nos afastarmos de Sua mãe.
Um esclarecimento: a pessoa que reza o terço sem conhecer ou sem lembrar os “mistérios” faz, mesmo assim, uma oração válida, ainda que, naturalmente, ela fique incompleta (mas é melhor rezá-lo incompleto do que não o rezar).
O Pocket Terço é um aplicativo que contém vários Terços e novenas para rezar. Com este aplicativo você não precisa de livretos ou mesmo do próprio terço, pois ele contém todas as orações e as contas para te ajudar a rezar. Todo o conteúdo é atualizado online (requer conexão Wifi ou Celular).
Em sua explicação, o padre relaciona o sono à paz que a oração proporciona. Além disso, destaca que é importante não deixar de rezar só por que irá sentir sono: "A oração, por si só, deve ser uma prática que nos acalma, porque nos apresenta a presença de Deus".
É possível rezar dedicando-se integralmente à oração e é possível rezar dedicando-se parcialmente à oração. Nada nos impede de rezarmos enquanto trabalhamos, porque podemos rezar sempre. À essa oração se dá o nome de oração informal. Porém, sabemos que nós também podemos rezar em um momento somente de oração.
A prática sistemática de rezar a Hora da Misericórdia nos leva a um contato pessoal e direto com Jesus, pois nos faz contemplar Sua misericórdia revelada em Sua Paixão, dirigir-nos a Ele, como se fosse alguém muito próximo, e, pelos méritos de Sua Paixão, suplicar as graças necessárias para nós mesmos e para o mundo.