O artigo 43 do código de defesa do consumidor diz que nenhuma negativação, seja na Serasa, no SPC ou no SCPC, pode continuar no nome do consumidor por mais de 5 anos a partir do vencimento da dívida. Após este prazo, a negativação deve ser baixada imediatamente.
O prazo máximo que o nome deve ficar “sujo” é de cinco anos, sendo que a partir desse período, ainda que a dívida não tenha sido paga, o nome do devedor tem que ser retirado do cadastro. Para saber se seu nome está negativado no SPC basta consultar a situação do CPF pela internet ou se dirigir aos órgãos competentes.
Para que isso aconteça, ela precisa estar ativa há pelo menos cinco anos. Após esse prazo, o nome deve ser retirado dos órgãos de proteção ao crédito (se não houver outras dívidas negativadas no mesmo CPF). Entretanto, esperar a dívida caducar para ter o “nome limpo” não é a melhor atitude.
Sim. Após cinco anos a dívida “caduca”, ou seja, prescreve. Com isso ela deixa de constar como negativada na Serasa e não é considerada para o cálculo do seu Score. No entanto, dívidas com mais de 5 anos não são extintas na origem.
Dívidas com bancos e cartões de crédito prescrevem após cinco anos, então podem permanecer nos cadastros de inadimplentes, como a Serasa, por esse período. Porém, a dívida não deixa de existir, apenas deixa de constar nos birôs de crédito.
DÍVIDA DE 5 ANOS CADUCA? GERENTE REVELA A VERDADE PARA FICAR COM O NOME LIMPO DA FORMA CORRETA ✅
Quais dívidas não caduca?
O nome sujo fica limpo depois de 5 anos, mas isso não quer dizer que a dívida caducou: no Direito brasileiro, as dívidas de consumo não caducam, elas prescrevem.
Como quitar suas dívidas na Serasa? Confira o passo a passo
Acesse o Serasa Limpa Nome. Acesse o site do Serasa Limpa Nome ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. ...
O que acontece se eu não pagar uma dívida depois de 5 anos?
Se o prazo é de 5 anos, o nome sai do Serasa e SPC, por exemplo. No entanto, a dívida continua existindo e essa informação está atrelada ao CPF no Banco Central. Ou seja: se antes de conceder crédito para alguém, a instituição decide realizar uma pesquisa apenas nos birôs de crédito, não vai ver o nome negativado.
Para limpar o nome e sair do endividamento, o único caminho possível é mudar os hábitos financeiros e quitar as dívidas através de negociações e acordos, sejam eles feitos diretamente com a empresa credora, ou então com empresas especializadas em renegociação, como a Acordo Certo.
Mas, afinal, quitar dívidas pela Internet é seguro? A resposta é: sim! Esse processo pode ser muito seguro se você utilizar plataformas de empresas sérias e comprometidas com a segurança dos dados dos consumidores, como é o caso da Serasa.
A lei permite ao consumidor que tem dívidas com vários credores fazer uma negociação única, criando um plano de pagamentos compatível com a realidade financeira dele. É nesse parcelamento que a lei garante que a negociação sempre preservará um valor necessário para a sobrevivência: o mínimo existencial.
Pagar uma dívida caducada pode ter vantagens e desvantagens. Entre os benefícios, destaca-se a possibilidade de melhorar a reputação financeira do devedor. Ao cumprir com obrigações passadas, ele pode demonstrar responsabilidade financeira, o que pode ser relevante em futuras transações.
Quanto tempo o nome pode ficar no cartório de protesto?
Muitas pessoas pensam que um protesto desaparece após determinado período, como 5 anos, mas isso não corresponde à realidade. O nome de uma pessoa ou empresa pode permanecer protestado no cartório por um período indeterminado, ou seja, não há um limite de tempo definido por lei para a caducidade do protesto.
Deixar a dívida caducar não é uma boa opção para as finanças. Isso porque ela continuará existindo com a aplicação de juros, multa e correção monetária, mesmo após os 5 anos, e pode ser cobrada de maneira informal. A única vantagem de deixar a dívida caducar é a retirada do nome no SPC e no Serasa.
Em cinco anos, prescrevem as dívidas contraídas por instrumento público ou particular. Vale lembrar que as dívidas só prescrevem se nunca tiverem sido cobradas. Ou seja, se você está sendo cobrada por uma dívida, ela nunca irá prescrever.
Quando a dívida caduca posso ter crédito novamente?
Depois que a dívida caduca posso ter crédito novamente? Após se tornar dívida caduca, seu nome pode ser removido dos órgãos de restrição de crédito, o que melhora suas chances de obter crédito novamente, mas seu histórico de inadimplência ainda pode ser considerado por credores ao avaliar seu pedido de crédito.
Quem já teve o nome sujo pode fazer financiamento?
No momento em que você está com o “nome sujo”, negativado por alguma dívida pendente, é praticamente impossível conseguir financiar imóvel. Como uma das etapas é a verificação de crédito, os bancos dificilmente liberam uma aquisição de bem com valor agregado tão alto para quem está com pendências.
A dívida caduca apenas deixa de ficar visível para outras empresas, mas a pendência continua em aberto com o credor. Ela não pode mais ser cobrada judicialmente, mas as empresas podem tentar receber o crédito de forma amigável, por meio de cartas, telefonemas e e-mails.
Segundo o parágrafo 1º do artigo 43, do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o período legal para que o nome do devedor saia do cadastro negativo é de até cinco anos. Isso porque a retirada não acontece de maneira automática.
O que acontece se eu quitar minha dívida pelo Serasa?
Antes, o cliente era quem deveria solicitar a retirada do próprio nome e do CPF da negativação após o pagamento. Agora, essa é uma responsabilidade do credor, passível de indenização por danos morais, inclusive, caso a baixa da negativação não seja feita dentro do prazo de 5 (cinco) dias úteis.