O Rosário pode até ser rezado no trabalho, se as tarefas diárias os obriga a ficar no trabalho, porque o trabalho das mãos não é de forma alguma obstáculo à oração vocal.
Essa desculpa “não gruda”. O terço pode ser rezado, se for preciso, andando pela rua, fazendo exercício físico de corrida, indo de ônibus, metrô ou trem, guiando carro (melhor do que se irritar com o trânsito), na sala de espera do médico ou do laboratório, em casa entre outros lugares.
QUANDO REZAR O TERÇO? | Como eu rezo o terço | SAMIA MARSILI
Como limpar o terço?
Umedeça a peça com água e passe detergente sobre ela, umedeça também a escova de cerdas macias e esfregue a peça para lavar e retirar parcialmente a camada escura ou amarelada que se formou sobre ela. Após, enxague a peça em água corrente.
Porque devemos guardar o Rosário debaixo do travesseiro? Guarde um rosário, ainda que seja dos pequenos, debaixo do travesseiro. Desde que tomei esse costume, os problemas se solucionaram mais facilmente. e é um bom método para os que têm insônia.
Você pode rezar sentado, deitado, andando, com a mesma confiança de filho que conversa com a mãe sem se preocupar excessivamente com formalidades. A forma, o jeito, a postura devem estar a serviço do conteúdo: se não, não fazem o menor sentido.
O que acontece no mundo espiritual quando rezamos o terço?
Primeiro, porque, quando rezamos o Santo Rosário (ou o terço), nós estamos meditando, na vida, a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, e é nesse contemplar, recordar e rezar que encontramos a força do Rosário.
Por isso, quando um desses objetos se quebra, ou até mesmo envelhece, ele não pode ser descartado de qualquer forma. “As imagens, os terços, por exemplo, têm uma caráter sacro e por isso não podem ser despejados apenas no lixo”, explica.
É possível rezar dedicando-se integralmente à oração e é possível rezar dedicando-se parcialmente à oração. Nada nos impede de rezarmos enquanto trabalhamos, porque podemos rezar sempre.
Enquanto está a caminho do trabalho, no trânsito ou em uma vigem, quando o trajeto for demorar um pouco, pode aproveitar o momento para meditar o terço, colocando uma oração no rádio ao invés de só escutar música durante todo o percurso.
O que acontece com quem reza o terço todos os dias?
Ao rezar o Terço todos os dias, meditando nos Mistérios da Vida de Cristo, crescemos na semelhança a Cristo, como nos ensinou João Paulo II: “O Rosário, lentamente recitado e meditado em família, em comunidade, pessoalmente – vos fará penetrar pouco a pouco nos sentimentos de Jesus Cristo e de sua Mãe, evocando todos ...
Elas funcionam como os mantras. Repare que nos velórios, diante da dor da despedida de uma pessoa querida muita gente entra num choro nervoso e compulsiva. Alguém, então, puxa o Terço e as pessoas se acalmam. Por isso, não se preocupem com seus eventuais cochilo no Terço.
Pode! O padre prosseguiu, explicando o sentido das posturas de oração na Igreja: “A Igreja, minha irmã, tem as suas orações litúrgicas, particularmente a Missa.
O primeiro passo é pegar o terço nas mãos. Segure-o com a mão direita, deixando o crucifixo pendurado entre o polegar e o indicador. O restante do terço deve ficar enrolado na palma da mão.
Isso é um uso impróprio do sacramental. Usar o Terço de uma forma propositadamente zombeteira ou sacrílega, no entanto, ou como uma identificação de gangue, como alguns têm sido conhecidos, pode ser pecaminoso. A principal coisa a ter em mente é a intenção da pessoa.
Mesmo ao dormir, procurem ter o Rosário à mão, de maneira tal que o sintam consigo. E, se tiverem receio de que ele caia ao chão – devemos tratá-lo com toda a reverência –, pendurem-no ao pescoço ou o coloquem no bolso.