A regra mais recente da FIVB permite que qualquer parte do corpo toque a bola durante uma jogada, inclusive os pés. Isso significa que os jogadores podem usar os pés para salvar uma bola próxima ao chão ou realizar um movimento defensivo, o que era uma prática proibida até algumas décadas atrás.
é válido sim lembrando que não é o melhor recurso. porque o pé é menos preciso que a mão. por um jogador de vôlei né. e além disso geralmente. o jogador usa o pé quando ele já está desequilibrado.
Ao executar o saque no vôlei, o jogador deve golpear a bola com uma mão ou qualquer parte do braço depois de soltá-la, ou lançá-la. Somente um lançamento ou soltura da bola é permitido, assim como quicá-la ou movê-la entre as mãos. An error occurred.
Além do toque e da manchete a defesa pode ser realizada com qualquer parte do corpo, inclusive os pés. No voleibol existe um jogador especialista em defesa, o líbero.
Aqui está a resposta: embora chutar a bola possa parecer uma brincadeira divertida, não é exatamente recomendado! A bola de vôlei é projetada para ser tocada e manuseada com as mãos. Dar um chute na bola pode danificá-la, tornando-a menos adequada para o jogo.
O que não é permitido no vôlei? São consideradas faltas dentro da modalidade: o mesmo jogador tocar duas vezes seguidas na bola, os atletas não ocuparem corretamente as respectivas posições, quem vai passar a bola ou atacar se apoiar em outro membro do time ou em algum objeto para fazer a jogada.
Este jogador não pode atacar e sacar, fazendo o rodízio somente na área de defesa e também não há limite de substituição para ele. Assim, com a introdução do líbero, haverá quase sempre 4 jogadores de ataque.
O jogador só pode dar um soco na bola quando é para realizar uma defesa ou fazer um saque manchete. Ou seja, sempre movimentos de baixo para cima. Ele não pode fazer um ataque, como uma cortada, com a mão fechada, pois será falta.
É um meio de ataque largamente utilizado para as “largadas” no vôlei de praia. Como vimos no vídeo anterior, a regra não permite que a bola seja “largada” com a ponta dos dedos, como ocorre no vôlei de quadra.
Saque por baixo: é o saque menos potente. O jogador deve segurar a bola com uma mão e bater- lhe com a outra, aberta ou fechada, fazendo um movimento de baixo para cima. Saque por cima: é o saque mais utilizado e em que a bola é lançada com força.
13.2.4 Não é permitido a nenhum jogador completar um golpe de ataque ao saque adversário, quando a bola estiver na zona de frente e completamente acima do bordo superior da rede.
De acordo com as regras oficiais da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), o saque com pé não é permitido no vôlei. O saque deve ser realizado com as mãos ou o antebraço.
No saque, momento característico do vôlei, a participação dos líberos também é proibida. No momento das substituições, o líbero só pode deixar a quadra pelo mesmo jogador que ele substituiu.
A defesa com o pé já é permitida há muitos anos pelas regras do Voleibol, porém, ela só deve ser usada em casos especiais, onde a utilização das mãos não trará nenhum vantagem técnica.
Lesões nos dedos são comuns em jogadores de voleibol. Entorses, luxações, fraturas e rupturas de tendões e ligamentos podem ocorrer a partir de uma variedade de atividades, desde o contato com a bola até o contato com outros jogadores.
O atacante de ponta (também chamado de ponteiro) é uma posição do voleibol. É considerado o papel mais difícil de todos em uma equipe porque exige que o jogador seja apto a recepcionar, defender (mesmo quando ele está na zona de ataque, posições 2, 3 e 4) e atacar. Por isso é necessário desempenho básico completo.
Quantos toques na bola cada jogador pode dar? Em uma partida de voleibol, o limite de toques por equipe é de apenas 3 para armar a estratégia e executar o ataque.