Quando a testemunha pode recusar a depor?
ARTIGO 7º, XIX, LEI 8.906/94. É direito do advogado “recusar-se a depor como testemunha em processo no qual funcionou ou deva funcionar, ou sobre fato relacionado com pessoa de quem seja ou foi advogado, mesmo quando autorizado ou solicitado pelo constituinte, bem como sobre fato que constitua sigilo profissional”.Pode obrigar alguém a ser testemunha?
Mesmo que você tenha provas ou tenha vivenciado determinada situação, o agente de segurança não pode te obrigar a prestar depoimento como testemunha; você só deve ser conduzido à Delegacia se você concordar. Se você for constrangido a depor e testemunhar sem querer, isso configura crime de abuso de autoridade.O que acontece se eu não for de testemunha?
Ministro Ribeiro Dantas, Quinta Turma, julgado em 19/10/2021, DJe 27/10/2021. A primeira obrigação é o comparecimento em audiência. Caso a testemunha seja intimada e falte na data marcada (sem justificativa) pode ser conduzida à força perante a autoridade judicial ou policial, sob pena de crime de desobediência.É possível desistir de ser testemunha?
Em regra, uma testemunha indicada não se pode recusar a depor, salvo nas situações indicadas por lei. A parte pode desistir a todo o tempo da inquirição de testemunhas que tenha oferecido, sem prejuízo da possibilidade de inquirição oficiosa.Fui INTIMADO/A a ser TESTEMUNHA, sou OBRIGADO/A a IR?
Como se recusar a ser testemunha?
Poderão, entretanto, recusar-se a fazê-lo o ascendente ou descendente, o afim em linha reta, o cônjuge, ainda que desquitado, o irmão e o pai, a mãe, ou o filho adotivo do acusado, salvo quando não for possível, por outro modo, obter-se ou integrar-se a prova do fato e de suas circunstâncias.O que fazer quando a testemunha não quer ir?
Se a testemunha sem motivo justificado não comparecer na audiência, para a qual foi intimada, será conduzida coercitivamente e responderá pelas despesas do adiamento do ato. A condução coercitiva é uma forma de levar a testemunha à presença do juiz independente de sua vontade e desde que haja prévia intimação.Como impedir uma testemunha?
Não seja tímido ou tenha receio de interromper o juiz no momento em que ele esteja qualificando a pretensa testemunha. O ideal é que, após o juiz perguntar o nome da pessoa que será ouvida, você, como advogado, peça a palavra ao magistrado e informe que pretende “contraditar” a testemunha.Qual o risco de ser testemunha?
Um depoimento comprovadamente falso poderá sujeitar a testemunha a multa e até mesmo processo criminal, por crime de falso testemunho. Além disso, aquilo que a testemunha disser ficará registrado no processo.Sou obrigado a ir em uma audiência como testemunha?
Caso se ausentem, serão intimadas e se, ainda assim, faltarem à audiência em prosseguimento, serão conduzidas coercitivamente, além de sofrerem sanção de multa. Assim, uma vez demonstrado pela parte que sua testemunha foi convidada a comparecer à audiência e não o fez, cabe ao juízo determinar sua intimação.Quem pode dispensar a testemunha?
Você é o dono da prova. Portanto, dentro do limite legal, quem decide sobre dispensar ou não a testemunha é você.Quem é impedido de ser testemunha?
447, § 2º, inciso I da lei processual, só são impedidos de depor o cônjuge, o companheiro, o ascendente ou descendente em qualquer grau, e o colateral até o terceiro grau. Confira o texto desse dispositivo legal: Art.Quais são as perguntas que o juiz faz para testemunhas?
Perguntas para Testemunha de Defesa do Réu - Roubo - art. 157 Código Penal
- A quanto tempo conhece o Réu?
- Qual o seu vínculo com o Réu? Vizinho ? Conhecido ?
- Sabe dizer como é a relação do Réu com os pais, esposa/companheira(0), filho(a), vizinhança?
O que acontece se a testemunha não comparecer?
E no caso das testemunhas, se elas não comparecerem ficam sujeitas à condução coercitiva pela Polícia, sob ordem do juízo que preside o ato.Quais são os direitos das testemunhas?
Direito à Liberdade de Expressão: As testemunhas têm o direito fundamental à liberdade de expressão, o que lhes permite relatar livremente os fatos relevantes ao caso judicial. Isso inclui o direito de testemunhar sem medo de retaliação ou represálias por parte do réu ou de outras partes envolvidas no processo.Sou testemunha, posso ficar em silêncio?
Testemunha que permanece em silêncio evitando fornecer indícios para a sua própria persecução penal não incorre em crime de falso testemunho.Tem como tirar testemunha?
A testemunha, se quiser, pode levar seu próprio advogado. O Estatuto da Advocacia aponta, dentre as atividades privativas do advogado, a consulta e a assessoria jurídicas e a Constituição, em seu art. 5º, garante que você pode fazer tudo o que a lei não te proibir de fazer (princípio da legalidade).Quem não pode ser admitido como testemunha?
A lei impede o testemunho dos incapazes, impedidos e suspeitos (art. 447, caput, CPC/2015). Sobre os incapazes, é imprescindível fazer uma comparação entre o disposto no Código Civil (com as modificações conferidas pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência – Lei nº 13.146/2015) e a lei processual.O que a testemunha faz na audiência?
A testemunha tem o dever de prestar depoimento, o qual decorre do dever genérico de colaborar com a justiça para descobrir a verdade. Caso não cumpra ao chamado judicial para depor, ela será conduzida, responderá pelas despesas decorrentes da condução e do adiamento.Quais são as pessoas que não podem ser testemunhas?
447. Podem depor como testemunhas todas as pessoas, exceto as incapazes, impedidas ou suspeitas.O que dizer para contraditar a testemunha?
QUAL É O MOMENTO PARA CONTRADITAR UMA TESTEMUNHAAssim, quando a testemunha for apregoada para prestar o seu depoimento, você como advogado deverá se manifestar: - PELA ORDEM EXCELÊNCIA; - GOSTARIA DE CONTRADITAR A TESTEMUNHA. E na sequencia apresentar os seus fundamentos da contradita.
O que fazer se a testemunha faltar?
👉 O que acontece se a testemunha falta à audiência sem justificativa? Se for audiência criminal, o juiz pode aplicar multa, condenar ao pagamento das custas da diligência e ela poderá também responder por processo de desobediência. No âmbito cível, a testemunha pode ser conduzida por um oficial de justiça até o fórum.Sou obrigada a comparecer como testemunha?
“Dra., sou apenas uma testemunha, sou obrigado(a) a comparecer na audiência?” Sim, é obrigado(a)! Sua ausência injustificada na audiência (desde que após a devida intimação) pode gerar uma condução coercitiva e/ou responsabilização pelo crime de desobediência.Quando a testemunha não é obrigada a depor?
A testemunha não poderá eximir-se da obrigação de depor.Inclusive, a testemunha pode ser “forçada” a comparecer à audiência, existindo multa para a testemunha faltosa e a possibilidade de responder pelo crime de desobediência (vide artigos 218 e 219, ambos do Código de Processo Penal).