A resposta é: sim, pode! O porcelanato piso sobre piso é uma solução rápida e viável para quem não quer fazer sujeira e quebra-quebra na hora de repaginar o ambiente. Porém, é importante considerar fatores como umidade, formato e peso das peças, por isso, alguns cuidados devem ser tomados.
No entanto, muitas vezes, a remoção do piso existente pode ser um processo demorado e caro. Felizmente, existe uma solução alternativa: colocar piso sobre piso. Essa técnica permite que você instale um novo revestimento diretamente sobre o piso existente, economizando tempo e dinheiro.
É possível colocar piso sobre piso em reformas de cozinhas, banheiros, salas e outros cômodos que visam diminuir o tempo de obra e minimizar demolições e sujeiras. É, também, uma alternativa perfeita para quem busca custos mais competitivos em comparação a uma execução que parte do “zero”.
Desnivelamento: se o piso antigo não estiver nivelado, o novo revestimento pode ficar irregular e comprometer a qualidade do material. Perda de altura: em alguns casos, é possível que a instalação não seja recomendada, pois a perda de altura pode ser um problema, especialmente em ambientes com portas, rodapés e móveis.
Muitas pessoas ainda ficam em dúvida se devem colocar o piso sobre piso, por medo de enfrentar problemas futuros com a obra. Mas esta opção é sim segura e garante vários benefícios para sua obra. Você gasta menos, tem menos trabalho e poupa tempo do pedreiro para agilizar outras atividades.
A resposta é: sim, pode! O porcelanato piso sobre piso é uma solução rápida e viável para quem não quer fazer sujeira e quebra-quebra na hora de repaginar o ambiente. Porém, é importante considerar fatores como umidade, formato e peso das peças, por isso, alguns cuidados devem ser tomados.
Qual o melhor piso sobre piso? Os pisos mais indicados para serem instalados sobre outros são o vinílico e o laminado. Já os pisos que recebem melhor outras peças sobre eles são os de cerâmica e o porcelanato.
Se você mora em apartamento, é importante saber se a laje vai suportar o peso do novo piso. Para isso, você precisa consultar, no manual do proprietário, o peso máximo que a laje suporta por m².
Qual a diferença entre argamassa AC3 e piso sobre piso?
argamassa piso sobre piso de porcelanato – recomendada para aplicação em porcelanato, material mais pesado, exigindo uma argamassa resistente; argamassa AC3 – especialmente indicada para assentar revestimentos com muita circulação de pessoas, como shoppings, aeroportos, escolas, entre outros.
Para substituição de piso e azulejo necessito de ART? Sim! Por mais simples que pareça a execução deste tipo de trabalho, tais intervenções sem as devidas precauções podem causar transtornos e danos às unidades próximas.
O primeiro passo para colocar piso sobre piso é verificar o nivelamento da superfície, incluindo declives corretos para ralos e pontos de saída. Em seguida, remova as peças antigas que apresentam algum problema, como trincas, fissuras e desplacamento (barulho oco embaixo da peça).
O uso de argamassa na sobreposição de pisos é uma opção rápida e com menos sujeira. Já imaginou trocar o piso cerâmico de forma prática, sem quebradeira ou caçambas e com pouca sujeira? A sobreposição de pisos pode ser o caminho mais adequado, pois renova o ambiente com segurança e rapidez.
Não é mais possível mexer em paredes, trocar pisos ou até mesmo instalar aparelhos de ar-condicionado em condomínios sem autorização prévia. Agora, é preciso apresentar um projeto técnico ao síndico para obter permissão para executar ações como a reforma de um apartamento, por exemplo.
Qual o tipo de argamassa para colocar piso sobre piso?
A argamassa porcelanato e piso sobre piso externo quartzolit é indicada para locais onde o tráfego é intenso e pode ser usada para piso porcelanato, cerâmicas e pedras naturais. Para sobreposição, o tamanho ideal dos revestimentos é de até 80x80 cm.
Seu uso é indicado, inclusive, para peças maiores que 60×60 cm. A argamassa AC3 serve também para uso em áreas de alto tráfego, sendo ideal para assentar materiais cerâmicos, lajotas, porcelanato, vidro, pedras naturais, pastilhas de cerâmica e até mesmo piso sobre piso, em alguns casos.
Qual o tempo de secagem da argamassa piso sobre piso?
3. Respeite o tempo de secagem. Após o assentamento, é necessária uma janela de tempo de no mínimo 72 horas para que se possa andar sobre o piso ou aplicar o rejunte. Caso esse tempo de secagem não seja respeitado, o trabalho pode ser estragado, fazendo com que as peças se soltem ou trinquem.
Quem mora em apartamento precisa descobrir quanto peso a laje agüenta por metro quadrado. "Por norma, esse valor é de, no mínimo, 150 kg/m2. As cargas precisam ser bem distribuídas", explica Lezental.
Consultar o engenheiro que fez o cálculo da construção inicial e checar a memória das fundações, pilares e vigas, para saber se a estrutura foi dimensionada com “folga de carga” para receber mais peso, como uma laje de piso, elevação dos pilares existentes, novas vigas, revestimentos cerâmicos e outros.
Investir em um piso na laje pode ser uma ótima opção para valorizar o imóvel. Além de tornar o espaço mais atraente, um piso bem escolhido e instalado pode aumentar o valor de revenda e evitar vazamentos indesejáveis.
Piso vinílico de madeira: o mais comum e queridinho de muita gente, combina com quase qualquer estilo e deixa o ambiente mais aconchegante e confortável, com a vantagem de ser resistente à água. Piso vinílico decorado: com estampas diferentes, são ótimos para decorar cozinhas ou compor o estilo rústico.
Uma boa opção, é barato são os pisos vinílicos, em manta ou réguas atendem bem a questão estética que imitam madeira, com muitas opções de cores, e são aprova de líquidos e tem uma ótima sensação térmica e sua instalação é rápida e limpa.
Em uma situação onde você queira aplicar piso sobre piso em uma cozinha ou banheiro e no restante da casa permanecer com o piso existente, é fundamental se atentar que a instalação do piso novo criará um desnível de pelo menos 1 cm entre esses pisos.