É possível estar com câncer de próstata com PSA normal?
Estima-se que 25% de pacientes com PSA normal são portadores de câncer de próstata. O baixo grau de diferenciação da glândula tumoral ou o pequeno volume tumoral são explicações para a não elevação dos níveis do PSA sanguíneo.
Os níveis do PSA podem ser úteis no diagnóstico do câncer de próstata, mas eles são apenas uma peça do quebra-cabeça. Assim como um valor alto não significa necessariamente que um homem tenha a doença, um valor baixo não significa não ter a doença.
Pacientes com valor de PSA entre 4-10 ng/dl, a possibilidade de detectar um câncer de próstata fica em torno de 25%, porém 75% dos casos serão confinados ao órgão e com alta possibilidade de cura.
Metástases ganglionares ocorre em cerca de 20% dos pacientes com PSA >20 ng/ml e em 75% dos pacientes com PSA >50 ng/ml. Quanto mais alto o valor do PSA, maior a chance de doença localmente avançada ou disseminada.
Quanto tempo demora para um câncer de próstata se espalhar?
Como foi dito anteriormente, essa doença não costuma causar sinais e sintomas na fase inicial. A grande maioria dos tumores malignos de próstata cresce muito lentamente, podendo demorar quinze anos para chegar a 1 centímetro.
No entanto, essa métrica não é universal e outros fatores, como o toque retal e o PSA livre, também são importantes para uma análise completa. O valor de 4 nanogramas por ml é geralmente considerado o limite normal do PSA. Valores acima de 10 são preocupantes, e acima de 20, muito preocupantes.
Qual é o valor normal do PSA livre e total? O valor de PSA total considerado normal está em até 4,0 ng/mL. Pacientes que apresentam nível maior que 10 ng/mL, possuem alta probabilidade de serem encaminhados para biópsia retal diagnóstica, uma vez que pode significar câncer de próstata.
A dor ou sensação de queimação ao urinar, conhecida como disúria, pode ser um sintoma de câncer de próstata. Este sintoma pode ser confundido com infecções urinárias ou outras condições benignas.
Qual é a relação entre PSA livre e total? A relação entre PSA livre e total faz toda a diferença no resultado do exame. Geralmente, pacientes com maior proporção de PSA livre, quando comparado ao PSA total, não têm câncer de próstata. Ainda que não haja um consenso, essa proporção costuma ser igual ou maior que 15%.
O que muda o valor do PSA? Apesar do PSA alterado estar relacionado com o câncer de próstata, há outras doenças que também podem elevar essa substância no sangue, como: hiperplasia prostática benigna: caracterizada pelo crescimento da próstata com o passar dos anos. É uma condição comum entre a terceira idade.
Como o PSA é produzido exclusivamente pela próstata, o resultado esperado é um valor muito baixo, próximo de zero. Mas, quando durante o acompanhamento, um exame mostra um PSA alto após retirada da próstata, a principal suspeita é a recidiva ou recorrência da doença.
O toque retal identifica outros problemas além do câncer de próstata e é mais sensível em homens com algum tipo de sintoma. O PSA tende a aumentar de acordo com o avanço da idade. Cerca de 75-80% dos homens com aumento de PSA não têm câncer de próstata.
Que sintomas podem indicar um câncer de próstata? Sintomas como dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra podem ser suspeitos. Caso haja suspeita, os exames indicados são toque retal e dosagem de uma proteína do sangue (PSA) através de exame de sangue.
O que o homem sente quando está com câncer de próstata?
Dor ao ejacular; Alteração nas fezes (pois o tumor pode pressionar o intestino). Próstata aumentada nem sempre é câncer. A partir dos 50 anos é bastante comum que os homens tenham uma condição chamada de hiperplasia prostática benigna —um aumento da próstata que também pode dificultar a saída da urina.
O câncer de próstata em estágio inicial, geralmente, não provoca sintomas. Embora não sejam frequentes, os sintomas do câncer de próstata precoce podem incluir: Micção frequente. Fluxo urinário fraco ou interrompido.
Estima-se que 25% de pacientes com PSA normal são portadores de câncer de próstata. 1,2 O baixo grau de diferenciação da glândula tumoral ou o pe- queno volume tumoral são explicações para a não elevação dos níveis do PSA sanguíneo.
Dependendo da concentração dessa substância no sangue, o médico pode suspeitar que existe alguma alteração na glândula, incluindo o câncer. Geralmente, o sinal de alerta para a doença se dá quando os níveis de PSA são maiores que 4 ng/ml.
O valor do PSA pode aumentar devido a outras condições, como: infecção urinária; retenção urinária; procedimentos médicos como cistoscopia, toque retal, biópsia, cirurgia ou ressecção transuretral da próstata.
Quantos anos vive um homem com câncer de próstata?
Homens com câncer de próstata localizado têm baixa probabilidade de morrer no período de 10 anos após o diagnóstico, independentemente de se optarem pela cirurgia, radioterapia ou por nenhuma intervenção, disseram pesquisadores na quarta-feira.
Quais são os sintomas de câncer de próstata avançado? Sintomas avançados podem incluir dor óssea, perda de peso, fraqueza nas pernas, e incontinência urinária ou fecal.