Pode ter mais de um CBO? A resposta é SIM. podemos ter o mesmo CBO/Cargo e as funções podem ser distintas. Para tanto deves observar o relatório de atividades, constante na CBO de cada cargo.
No documento, encontram-se as profissões reconhecidas pelo MTE, além de seus sinônimos existentes no mercado. No entanto, vale ressaltar que o CBO não tem competência para regulamentar uma profissão, mas sim um material que habilita e codifica todas as ocupações do país.
Atualmente, as ocupações totalizam mais de 2.600 atividades diferentes, sendo mais de 2.400 ocupações e cerca de 7.200 sinônimos. Todos os títulos contam com um número de codificação e um descritivo de atividade, bem como todos os setores são contemplados pela codificação da CBO.
A CBO é importante para o Departamento Pessoal porque deve ser devidamente registrada na carteira de trabalho do colaborador, especificando o seu cargo e suas obrigações. Caso não seja feito ou esteja incorreto, pode causar prejuízos ao funcionário e posterior responsabilização da empresa pela justiça do trabalho.
Como corrigir uma CBO errada? Basta enviar, pelo eSocial, a tabela (S-1030) com a atualização do cargo criado ou corrigido. Depois, encaminhar o evento de alteração contratual do empregado (S-2206) com o novo cargo.
Por meio desta publicação o Ministério do Trabalho e Emprego - MTE disponibiliza à sociedade a nova Classificação Brasileira de Ocupações - CBO, que vem substituir a anterior, publicada em 1994.
Como corrigir uma CBO errada? Basta enviar, pelo eSocial, a tabela (S-1030) com a atualização do cargo criado ou corrigido. Depois, encaminhar o evento de alteração contratual do empregado (S-2206) com o novo cargo.
Essas bases são utilizadas na formulação de políticas públicas de emprego. Você pode consultar seu número ou descrição do CBO online, no site do Ministério do Trabalho.
Na verdade, o objetivo da CBO é codificar todas as profissões existentes em nosso país. Além disso, é importante ressaltar que a CBO sempre está sendo atualizada pela Secretaria Especial da Previdência do Trabalho e todas as empresas devem fazer o preenchimento neste campo ao contratar os empregados.
Quer saber qual é o código do seu cargo, ou ainda conhecer todas as funções da sua profissão? Faça a consulta CBO! Para isso, basta digitar o título da sua ocupação profissional no campo PESQUISAR.
A CBO é organizada de forma hierárquica, reunindo as ocupações (profissões) do mercado em uma categoria principal, e posteriormente, categoriza os atributos daquela função nas atividades disponíveis em questão.
Recepcionista (CBO 4221-05) - Descrição do cargo: Recepcionar, prestar informações, identificar e encaminhar cidadãos e representantes de instituições públicas e privadas nas unidades dos órgãos e entidade.
Quais as consequências para o empresário de não seguir a CBO?
O CBO é fundamental para o departamento pessoal, visto que é por meio dele que há regularização de contratos trabalhistas. Quando não utilizado os códigos de emprego certos ao elaborar os documentos oficiais, por exemplo, a empresa poderá responder a problemas judiciais.
CBO - A Classificação Brasileira de Ocupações é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado brasileiro. O documento contém as ocupações organizadas e descritas por famílias.
Por que meu cargo está diferente na carteira de trabalho digital? Atenção! Se você abrir os registros de trabalho da carteira digital e verificar que o cargo está muito diferente da sua área de atuação, é importante solicitar a alteração diretamente com o setor de Recursos Humanos da empresa cujo cargo está divergente.
Se for habitual, o trabalhador pode ganhar o direito de ter uma atualização de cargo na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), bem como um ajuste salarial. Em situações pontuais, se o funcionário concorda, o registro na CTPS e a remuneração atual permanecem.
Em 2002, com base na Classificação Internacional Uniforme de Ocupações (CIUO), o MTE criou a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), que foi estabelecido com o intuito de relacionar e identificar todas as ocupações do mercado de trabalho brasileiro.
A CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) é um sistema desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Emprego que organiza e classifica as atividades profissionais existentes no país, facilitando a análise de dados estatísticos e o alinhamento entre os perfis ocupacionais demandados pelo mercado.
A nova versão da CBO toma como referência a última versão da International Statistical Classification of Occupations - ISCO-88 (Clasificación Internacional Uniforme de Ocupaciones - CIUO-88).