A onça não tem como ser domesticada, ela pode ser condicionada, mas uma hora ou outra, pode acontecer um acidente. É um animal individualista e territorialista, que não aceita ser controlado", diz Gianni.
A única forma de possuir um animal silvestre legalizado é adquirir o animal de um criadouro ou estabelecimento comercial autorizado pelo Ibama ou pelo órgão estadual/distrital.
Estudos sugerem que ao primeiro contato desses animais com o ser humano, o comportamento considerado normal é que a espécie procura afastar-se. Casos de ataque são raros em registros oficiais, mas existem. A prioridade deve ser sempre a vida e a saúde das pessoas, por isso a prevenção é fundamental.
Segundo o veterinário, em episódios como esse, o animal também tem medo do ser humano e só ataca se for necessário para a própria sobrevivência – se estiver de jejum prolongado ou para se defender, por exemplo. "Se ela se sentir acuada ou estiver mais de 10 ou 15 dias em jejum", diz.
Nos limites da fazenda, há produtos que atraem animais que são presas da onça, como o queixada e a anta, além do próprio bezerro. O predador sempre vai preferir áreas de mata fechada para capturar suas presas em vez de apostar em pastagens ou áreas abertas.
Entre os exóticos e silvestres autorizados pelo IBAMA, há cacatua, jabuti, calopsita, iguana, furão, sagui, tartaruga tigre d'água, tarântula e algumas espécies de serpentes. Dentre elas, a jiboia, a falsa coral e a cobra-do-milho.
Os jabutis são animais que precisam da autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para viver em cativeiro doméstico. Portanto, é fundamental que o animal seja adquirido em um local certificado, com emissão de nota fiscal e autorização do órgão ambiental responsável.
Os leões vivem em bando e podem ser mais sociáveis. Ser sociável não significa ser domesticado. Os especialistas explicam que, por mais que o animal esteja acostumado com o dono, ele pode, sim, atacar outras pessoas. "Esses animais são imprevisíveis.
Evite gritar ou fazer sons agudos que possam estimular o ataque”. A recomendação é fazer um recuo lentamente. “Dê passos lentos e seguros para trás. Não vire as costas para a onça e continue encarando a direção dela enquanto se afasta”.
As onças são encontradas em diferentes ambientes, que vão desde florestas até ambientes abertos. Nos países em que são encontradas, as onças-pintadas ficam em ambientes de florestas e em ambientes abertos. No Brasil, podemos observá-las, por exemplo, na Amazônia, na Mata Atlântica, no Pantanal e no Cerrado.
"Esse é o maior felino da América e depois de adulto é muito perigoso para as pessoas, por isso não deve ser criado como animal doméstico. Esse animal é fatal", esclarece.
A maritaca é um animal silvestre que pode ser criado como pet, mas somente se ela for legalizada pelo IBAMA. Existem criadouros e lojas legalizadas que são autorizados e fiscalizados pelo próprio IBAMA, órgãos ambientais estaduais e municipais.
A salmonelose destaca-se como a principal zoonose transmitida pelos répteis trazidos para o interior do domicílio humano para serem criados como pets, especialmente jabutis (TROIANO 1991; JOHNSON-DELANEY, 1996; MERMIN et al., 2004; DAVIES, 2007).
Ter animais silvestres de estimação é considerado ilegal, com possível prisão e multa (Lei de Crimes Ambientais 9.605/1998). No entanto, fique tranquilo: a calopsita não é silvestre. Caso você queira uma, nem precisa de registro para compra. Acompanhe para saber mais.
Como os jacarés de estimação são mantidos ilegalmente, os animais não recebem os cuidados veterinários de rotina. Consequentemente, problemas graves de saúde podem passar despercebidos durante anos.
De modo geral, existem algumas técnicas que podem afastar o felino. Quais são essas técnicas? O uso de buzina de carnaval; colocar colares com sino e que emitem luz vermelha intermitente no rebanho e cerca elétrica para contenção dos animais são algumas delas.
Este felino, embora seja um predador eficiente, tem dificuldades em se camuflar e se esconder de outros predadores maiores ou rivais territoriais, sua pelagem marcada pode ser uma desvantagem quando se trata de evitar confrontos ou ataques de outros animais.
As onças-pintadas, em geral, são animais com hábitos crepusculares e noturnos, são mais ativas ao anoitecer e amanhecer. Seu pico de atividade, normalmente, é no fim da tarde/ começo da noite, porém continuam ativas durante grande parte da madrugada, até o alvorecer.