Durante a gravidez, não devem ser aplicadas as vacinas do HPV, varicela (catapora) e a tríplice viral (que protege do sarampo, caxumba e rubéola). Todas podem ser aplicadas normalmente durante o período do puerpério e amamentação.
HPV (papiloma vírus humano) – a vacina não deve ser feita durante a gestação pois ainda não há estudos que comprovem sua segurança nessa situação. Caso a mulher tenha começado o esquema e engravide antes do término, as doses que faltam devem ser adiadas até o término da gestação.
As gestantes não devem tomar: tríplice viral, HPV, varicela e dengue. Por precaução, também não é indicada a vacinação contra a febre amarela, exceto em casos de surtos da doença.
Não. A vacina HPV é contraindicada para gestantes. Caso a mulher tenha iniciado o esquema de vacinação e engravidado, deve retomar o esquema apenas após o nascimento do bebê.
Grávida pode tomar vacina contra o HPV? | Dra. Maíra de La Rocque
O que o HPV pode causar na gravidez?
“No entanto, isto não é comum e mesmo que o bebê contraia HPV na hora do parto, na maioria das vezes, ele não chega a manifestar a doença, uma vez infectado, ele pode desenvolver verrugas na região oral, genital, ocular e laríngea, que devem ser devidamente tratadas”, ressalta.
– Pessoas com HIV positivo; – Pessoas transplantadas na faixa etária de 9 a 45 anos. Obs.: A vacina papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18 (recombinante) não deve ser aplicada se a pessoa for alérgica a qualquer um dos componentes da vacina ou se sofrer alguma reação alérgica após receber uma dose.
A razão está na composição da vacina. Algumas vacinas são fabricadas a partir de versões atenuadas de um vírus ou bactéria. Assim, uma vez que a capacidade de infecção da vacina é reduzida, o sistema imunológico acaba sendo o único a reagir e produzir anticorpos. Isto pode colocar a gestante ou o bebê em risco.
Qual é a vacina que toma com 20 semanas de gestação?
Uma dose de dTpa a partir da 20ª semana de gestação. Em gestantes com vacinação incompleta tendo recebido uma dose de vacina contendo o componente tetânico. Uma dose de dT e uma dose de dTpa, sendo que a dTpa deve ser aplicada a partir da 20ª semana de gestação. Respeitar intervalo mínimo de um mês entre elas.
Qual das vacinas abaixo é contraindicada no período de gestação?
Vacinas que a grávida não deve tomarAs mulheres gestantes não podem tomar vacinas de vírus e bactérias vivos, como é o caso da Tríplice Viral – que combate o Sarampo, a Caxumba e a Rubéola –, Varicela (Catapora), Febre Amarela e BCG (contra a Tuberculose).
De modo geral, não existe impedimento para que uma mulher com HPV possa engravidar. No entanto, é muito importante ter atenção à presença das lesões características da infecção pelo vírus, uma vez que elas podem aumentar graças ao processo de imunossupressão, combinado às alterações hormonais, que acompanha a gravidez.
Qual a primeira vacina que a gestante tem que tomar?
A vacina dTpa deve ser aplicada a partir da vigésima semana de gestação e a cada gestação. Para aquelas que perderam a oportunidade de serem vacinadas durante a gestação, é importante administrar uma dose de dTpa no puerpério, o mais precocemente possível.
§ 2º A vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV) fará parte, obrigatoriamente, do calendário de vacinações do Programa Nacional de Imunizações para meninas entre 9 e 13 anos de idade.” Esta Lei entra em vigor 180 dias após a data de sua publicação.
Não existe indicação de parto cesáreo como forma de prevenção da transmissão pelo HPV e o parto normal não é contra indicado, pois mesmo que exista a possibilidade de contaminação do RN, o desenvolvimento das lesões é muito raro.
A transmissão do vírus se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma é pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Assim sendo, o contágio com o HPV pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal.
Quais as vacinas que a gestante deve tomar durante a gravidez?
As vacinas que a mulher deve observar durante o período de gestação são: DTPa (tríplice acelular), Hepatite B e Gripe. A vacinação contra a gripe consta no calendário oficial e é aplicada gratuitamente às mães nos postos de saúde.
Quais vacinas devem ser tomadas antes de engravidar?
É recomendado estar em dia com as vacinas contra coqueluxe, rubéola, toxoplasmose, citomegalovírus, hepatite B e tétano. As duas últimas podem ser feitas na gravidez, se necessário, pois usam o vírus morto.
Durante a gravidez, não devem ser aplicadas as vacinas do HPV, varicela (catapora) e a tríplice viral (que protege do sarampo, caxumba e rubéola). Todas podem ser aplicadas normalmente durante o período do puerpério e amamentação.
Quanto tempo depois de tomar a vacina do HPV pode engravidar?
Somos da opinião de que uma mulher que queira engravidar em seguida à administração das doses de vacina contra HPV espere, pelo menos, um mês após a aplicação da terceira dose. Se houver gravidez entre os intervalos das doses, o médico deve ser avisado.
Qual a idade máxima para tomar a vacina contra HPV?
De acordo com o Programa Nacional de Imunizações, o esquema da vacina HPV compreende duas doses, com intervalo de 6 (seis) meses entre as doses, de 9 a 14 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias) para meninas e meninos.
Sem tratamento, este tipo de câncer é quase sempre fatal. O papilomavírus humano (HPV) é um grupo de vírus muito comum no mundo. Existem mais de 100 tipos de HPV, dos quais pelo menos 14 são cancerígenos (também conhecidos como tipos de alto risco). O HPV é transmitido principalmente por contato sexual.