O albendazol deve ser tomado por via oral, sendo que não existe um horário específico para que seja tomado, como manhã, tarde ou noite. No entanto, se tomado por mais de 1 dia de tratamento, é recomendado que as doses sejam tomadas sempre no mesmo horário.
O melhor horário para tomar albendazol em dose única normalmente é junto de uma refeição, especialmente se rica em gorduras, porque a presença da gordura nos alimentos tende a aumentar a absorção deste medicamento pelo trato digestivo.
Não existe uma fase específica da lua em que é melhor para se tomar o remédio de verme. Embora seja uma crença popular comum, as fases da lua não interferem no efeito do medicamento, que deve ser usado de acordo com a orientação médica.
ALBENDAZOL como tomar? Pra que serve? Informações importantes!
Qual a maneira correta de tomar albendazol?
Para Larva migrans cutânea adultos e crianças acima de 2 anos devem tomar 1 comprimido de albendazol 400mg sendo 1 dose por dia por 1 a 3 dias. Para Opistorquíase (Opisthorchis viverrini) adultos e crianças acima de 2 anos devem tomar 1 comprimido de albendazol 400mg sendo 2 doses por dia durante 3 dias.
O tempo que o albendazol leva para eliminar os vermes intestinais é variável, dependendo principalmente da forma como o intestino de cada pessoa se move. Além disso, alguns vermes são mais sensíveis à ação do medicamento, sendo mais facilmente eliminados.
A desparasitação deve ocorrer entre a Lua Nova e a Lua Cheia. Na Lua Nova os parasitas e vermes saem dos tecidos para se reproduzirem no intestino, e é nesse momento que eles ficam mais vulneráveis às substâncias antiparasitárias.
Qual a melhor fase da lua para tomar remédio para vermes?
Assim, muitos morado- res associam a eficácia deste medi- camento e o comportamento dos vermes, 'bichas', dependente das fases da lua. Desta forma, o melhor período para tomar esta medicação é na lua minguante, pois na 'lua minguante tudo diminui, as bichas diminuem.
“O início da ação ocorre logo após a ingestão”, esclarece a farmacêutica. Como o medicamento também é indicado para crianças com mais de 2 anos, há a opção de suspensão oral, ou seja, em forma de líquido. Aí basta agitar e beber.
O albendazol tem sua absorção aumentada com a ingestão concomitante de alimentos ricos em gordura, por exemplo, sorvete de creme. O que não pode comer quando está com verme? Evitar alimentos que sejam fermentados por leveduras (cerveja, vinho, pão, bolos…)e levedo de cerveja; SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES POR 30 DIAS.
Pode tomar o medicamento com alimentos? A interação do medicamento com alimentos é muito pequena, segundo os médicos entrevistados. No entanto, é recomendado consumi-lo à noite, depois do jantar, para diminuir o risco de desconforto gástrico.
Estudos mostram que o albendazol é eficaz no tratamento de infecções por Ascaris lumbricoides, Enterobius vermicularis, Necator americanus, Ancylostoma duodenale, Trichuris trichiura, Strongyloides stercoralis, Taenia spp.
2. No tratamento da ascaridíase, o albendazol apresenta taxa de cura acima de 95%. Já a Annita, possui taxa de cura de 90 a 100% nos casos de infecção leve, mas apenas de 50 a 80% nos pacientes com grande eliminação de ovos de ascaris pelas fezes (mais de 10.000 por cada grama de fezes).
Comece sempre a desparasitação na lua cheia, é nessa. fase que os ovinhos dos parasitas eclodem e aí você consegue ter uma melhor efetividade no tratamento.
Paciente com menos de 60 kg: 15 mg/kg/dia, divididos em duas doses (dose máxima diária de 800 mg) por 8 a 30 dias, de acordo com orientação médica. Paciente com 60 kg ou mais: 400 mg 2 vezes por dia por 8 a 30 dias, de acordo com orientação médica.
Dizem que o remédio de verme só deve ser tomado na lua minguante, é verdade? Sim existe este conceito, mas é puramente um mito ou crendice popular. Se este medicamento foi prescrito por um pediatra pode usá-lo em qualquer época do ano.
De modo geral, você pode continuar a tomar outros medicamentos durante o tratamento com albendazol, exceto se estiver fazendo uso de cimetidina, praziquantel e dexametasona, pois estes medicamentos podem provocar o aumento da concentração dos metabólitos do medicamento no sangue.
Pamoato de pirvínio 700mg (10mg/kg) Dose única Repetir após 14 dias. Mebendazol 100mg 12/12h por 3 dias Repetir após 14 dias; Albendazol 400mg (10mg/kg) Dose única Repetir após 14 dias.
“Em poucas horas, já começa a haver morte de parasitas, que podem até ser eliminados nas fezes a olho nu, dependendo do grau de infestação. Em alguns dias, já pode ser observada uma melhora dos sintomas”, afirma a infectologista Diana Ventura.