Cuidados comuns com o curativo e cicatrizes após a cirurgia: As fitas adesivas que cobrem as incisões podem ser molhadas durante o banho de chuveiro ou ducha após 24 hs da cirurgia. Secar com toalha e secador a região dos curativos.
Ou seja, não deixa a água passar! Além disso, os maiores rolos vêm com 5 metros de comprimento e 10 centímetros de altura! Esse esparadrapo branco não dá alergia e é fácil de cortar! A fita microporosa é bastante molinha e se adapta ao formato do seu corpo.
Posso molhar o curativo? Depende do tipo de curativo. Geralmente é aconselhável que o curativo seja protegido durante o banho, evitando a contaminação do ferimento. Em feridas agudas (de fácil resolução, como cortes e escoriações simples) geralmente não há problema em molhar o curativo.
P: O que eu posso usar para proteger minha ferida enquanto tomo um banho? R: A: Use Nexcare™ Tegaderm™ Curativos Transparentes à Prova d'Água. Esse curativo à prova de água veda contra água, sujeira e germes e permanece durante o banho.
A Fita Micropore Nexcare Bege é a escolha número um em fitas hospitalares. Ela foi projetada para ter o máximo de suavidade, não interferindo nas funções normais da pele e permitindo que ela transpire para melhor conforto. É perfeita para a fixação de curativos, gazes, cateteres, sondas e curativos de drenos.
Os esparadrapos são fitas que possuem uma parte adesiva, que se fixa firmemente na pele, sendo muito utilizados em curativos e primeiros socorros de forma geral. Por outro lado, o micropore é um tipo de fita adesiva mais fina e respirável, que não apresenta tanta fixação quanto os esparadrapos.
Posso deixar meu curativo molhado/ muito úmido? Não deve! Para propiciar aceleração no processo de cicatrização deve-se criar um ambiente no leito da ferida de preferência semiúmido (nem muito seco, nem muito molhado). A umidade pode funcionar como meio de cultura para as bactérias.
Pode Molhar a Ferida no Banho? Não umedecer o curativo nem a ferida durante o banho, então, durante o banho a ferida sempre deve estar ocluída pra não cair sujeira do corpo, e assim evitar contaminação e um processo de infecção.
Tome banho com sabonete antisséptico, usando uma esponja macia ou toalhinha sobre a ferida, limpando-a bem. A higienização deve ser feita sempre que tomar banho, mesmo que seja duas vezes ao dia.
Se o curativo estiver preso na pele, pode ser necessário mergulhar a área em água morna para soltar o adesivo antes de removê-lo. Além disso, é importante remover o curativo com cuidado e lentamente, puxando-o suavemente na direção oposta à ferida.
Pode tomar banho com o micropore? Pode tomar banco com o micropore fixado diretamente na pele, não há problemas em molhar o micropore. Porém, recomenda-se que evite esfregar a região com buchas de banho ou levar jato de água diretamente no curativo.
Sem deixar resíduos ou irritações na pele – por sua fácil remoção, ela é ótima para mudanças frequentes dos curativos ou gazes, sendo ideal para peles sensíveis. A Fita Micropore Nexcare® Branca não sai na água, pode ser aplicada diretamente no machucado e é hipoalergênica.
A forma de remover a cola de esparadrapo da pele dependerá se possui um ferimento no local ou não. No caso de não haver mais ferimento, mas somente a cola, você pode aplicar algumas gotas de óleo de amêndoas no local e massagear de forma suave, para que a cola vá se soltando aos poucos.
Para quem não quer mais sofrer com curativos que grudam na ferida e viram um sofrimento na hora de retirá-los, a recomendação é usar produtos especialmente desenvolvidos para peles sensíveis - como a linha de curativos da Leukoplast.
Se for a própria cola do esparadrapo, tente remover com álcool comum ou acetona de remover esmalte, mas atenção: vá com calma, sem força, com movimentos suaves sempre numa só direção, sem vai-vem. Além disso, esse movimento deve seguir sempre a linha da cicatriz.
O Esparadrapo Impermeável Nexcare® Branco é feito com fita de tecido 100% algodão e apresenta resistência à água. Além disso, ele corta de forma fácil, sem a necessidade do uso de tesouras. Não deve ser aplicado sobre peles sensíveis ou sensibilizadas.
Não é aconselhável, por exemplo, limpar a região lesionada com sabão comum ou água oxigenada. A técnica ideal de limpeza é a que dá suporte para o processo cicatricial, respeitando o tecido de granulação e minimizando o risco de traumas e infecções.