Alguns líquidos são mais eficazes contra a desidratação, crianças mais velhas e adultos podem beber bebidas esportivas e água de coco, caso consigam ingerir por via oral. O paciente com gastroenterite viral deve evitar beber suco ou refrigerante, que podem piorar a diarreia em alguns casos.
Ainda assim, esta razão “não tem muita lógica” e “não é a mais apropriada”. Porquê? Porque, geralmente, uma diarreia aguda surge acompanhada de “dores abdominais”. Logo, segundo o gastrenterologista, o facto de a Coca-Cola ser uma bebida gaseificada pode agravar o desconforto.
A principal recomendação é tomar muito líquido – como água, água de coco, sucos, chás, isotônicos e o soro de reposição oral (disponível nos postos de saúde) –, manter uma alimentação leve e esperar que a situação passe. Refrigerante não deve ser consumido nesse caso.
Azia e má digestão – A bebida, quando sem gás, ajuda a equilibrar o pH do estômago e com isso ajuda a aliviar por um tempo a azia e a má digestão, cólicas e mal estar. Picadas de insetos – Pernilongos, abelhas, borrachudos etc. Dá para aliviar a dor passando um pouco de Coca-Cola no local.
Coca-Cola É Bom Para Digestão? - Pergunte ao Doutor | Dr. Rafael Freitas
Porque a Coca-Cola ajuda no enjoo?
Medeiros esclarece alguns deles. :: Beber refrigerante alivia a sensação de náusea. Mito. Na realidade, as bebidas gasosas aumentam a sensação de estômago cheio e estufado, podendo até piorar a náusea.
“A pessoa doente deve repousar e ingerir bastante líquido (água, sucos naturais ou chá), evitando qualquer tipo de refrigerante ou suco artificial. Antitérmicos e analgésicos que contêm em sua fórmula ácido acetilsalicílico, como a aspirina, devem ser evitados”.
A Coca-Cola tem ingredientes químicos que fazem um trabalho semelhante ao ácido gástrico para ajudar a digestão da fibra, enquanto as bolhas ainda ajudam a acelerar o processo.
A água morna do limão pode ajudar a melhorar o funcionamento do intestino porque é capaz de irritar a mucosa gastrointestinal, favorecendo os movimentos peristálticos e, consequentemente, a eliminação das fezes.
“Para evitar esse quadro, é essencial a ingestão de líquidos como água, chás, água de coco e sucos naturais. Além disso, nessa lista, pode-se incluir também o soro caseiro. Ele atua na reidratação e contribui para o organismo se recompor.
A virose tem cura e o tratamento é baseado em repouso e fortalecimento do corpo, para que o sistema imunológico seja capaz de eliminar o vírus mais rapidamente. As principais recomendações são manter-se bem hidratado, manter uma alimentação equilibrada e evitar atividades desgastantes.
Quantos dias dura uma virose? Na maioria dos casos, as viroses costumam ter uma evolução benigna e se resolver de forma espontânea em cerca de sete dias, especialmente em crianças maiores e adultos jovens.
Ajoelhar em frente ao vaso. Ficar de joelhos em frente ao vaso é uma das posições mais confortáveis e seguras para vomitar, no entanto, deve-se evitar fazer muita pressão sobre a barriga, já que pode causar ainda mais desconforto.
Hortelã: A hortelã também tem propriedades calmantes para o estômago e pode ser consumida como chá ou mastigada diretamente; Acupressão: Alguns estudos sugerem que a aplicação de pressão em determinados pontos do corpo pode ajudar a aliviar a náusea.
Aumentar gradualmente a quantidade de líquidos que ingere. Evitar alimentos sólidos até que o episódio de vómitos tenha passado. Descansar. Interromper temporariamente a toma de fármacos orais, que podem irritar o estômago e agravar os vómitos.
Quando o assunto é hidratação, o mais recomendado é o consumo de sucos naturais, água e água de coco. Já bebidas como café, chá e refrigerantes devem ser evitadas, pois são consideradas diuréticas, ou seja, elas ajudam a perder líquido.
Esses líquidos não são ideais porque contêm baixa quantidade de sódio e elevada quantidade de açúcar, o que em alguns casos pode até piorar a diarreia e causar distúrbios hidreletrolíticos no sangue, principalmente se o quadro de derreia for moderada ou intensa, e a reposição com esses líquidos for elevada.
O nutrólogo Antonio Lancha explica que chá mate, chá verde, café, vinho e refrigerante de cola ajudam na digestão. Além disso, as bebidas ácidas também ajudam no processo digestivo.
Qual o pior refrigerante para a saúde? É o refrigerante comum. Isso porque além de todos os outros ingredientes processados, ele também tem açúcar em excesso.
Qual o benefício da ingestão? O uso da Coca-Cola promove, em primeira instância, um grande estoque de glicogênio muscular – que reduz a percepção de esforço, diminui o cansaço e repõe estoques.
"Quando o comprimido ou a cápsula é ingerido com leite, suco, refrigerante ou café pode ocorrer interação medicamentosa, alterando o tempo de absorção, a resposta e a ação do medicamento", explica ela. O recomendado, segundo a especialista, é tomar com água, na quantia de aproximadamente um copo.