Remédios, com raras exceções, são feitos para serem consumidos com água: sucos, refrigerantes, leite, bebidas alcoólicas e muitos outros líquidos podem alterar sua absorção e, com isto, reduzir ou aumentar seu efeito de modo imprevisível.
A sertralina não deve ser usada por pessoas que apresentem hipersensibilidade a quaisquer componentes de sua fórmula. Ou seja, não deve ser combinada com inibidores da monoaminoxidase (IMAO) ou com pimozida.
Verdade – Antidepressivos do tipo IMAO, como fluoxetina, sertralina e citalopram, não devem ser ingeridos com alimentos fermentados como vinho, queijos e embutidos, pois podem provocar pico de hipertensão.
Não existe impedimento de tomar café quando se toma sertralina. Mas, se tomar muito café, pode ter tremores ou mesmo sintomas de ansiedade e, se estiver se tratando de um quadro com ansiedade, isto pode ser desfavorável.
Chocolate: não deve ser consumido em excesso por pessoas que fazem uso de remédios classificados como antidepressivos. Além do doce, tais medicamentos não combinam com alimentos com grandes quantidades de cafeína. Outras drogas estimulantes também não devem ser ingeridas com itens ricos em cafeína.
Quando você voltou a tomar a sertralina regularmente após um período de uso irregular, seu corpo pode estar se ajustando novamente ao medicamento, o que pode causar sintomas como ansiedade aumentada, sudorese e dificuldades para dormir.
Quais os males que a sertralina pode causar a longo prazo?
Os estudos na literatura médica mostram que o uso por longos períodos da sertralina podem causar queda de cabelo e disfunções sexuais, como diminuição do desejo sexual ou ausência de ejaculação. Também, a longa data, podem causar algumas alterações metabólicas, como ganho de peso e as repercussões disso no corpo.
Olá, o leite não corta o efeito da sertralina, na verdade a ingestão de alimentos acelera a absoção desse remédio, nos casos em que pacientes apresentam nauseas ou enjoos com a medicação, há recomendações formais de que ela seja ingerida junto com as refeições para diminuir os efeitos colaterais do medicamento.
Sim, a mirtazapina pode potencializar a sertralina no tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). A mirtazapina é um antidepressivo que atua aumentando os níveis de serotonina e noradrenalina no cérebro, o que pode melhorar os sintomas do TOC.
Náusea, uma certa queimação no estômago, dor de cabeça e boca seca estão entre os principais efeitos colaterais que ocorrem no começo do tratamento. Pode haver uma piora da ansiedade, e isso deve ser comunicado ao médico.
Esse medicamento não possui indicação para tratar o emagrecimento. Mas ele pode ser útil nos casos de transtorno da compulsão alimentar periódica e também nos quadros de ansiedade relacionada ao maior consumo de alimentos.
O uso concomitante de Cloridrato de Sertralina em pacientes utilizando inibidores da monoaminoxidase (IMAO) é contraindicado. O uso concomitante de Cloridrato de Sertralina em pacientes utilizando pimozida é contraindicado.
"Quando o comprimido ou a cápsula é ingerido com leite, suco, refrigerante ou café pode ocorrer interação medicamentosa, alterando o tempo de absorção, a resposta e a ação do medicamento", explica ela. O recomendado, segundo a especialista, é tomar com água, na quantia de aproximadamente um copo.
A Sertralina, bem como outros antidepressivos, pode sim provocar a chamada Síndrome Amotivacional, com sintomas de redução do tônus e modulação afetiva, fazendo com que a pessoa fique menos responsiva aos estímulos de seu ambiente.
A Sertralina, como um medicamento antidepressivo, funciona para o estresse, mas tem que ser de uma maneira contínua, para um uso prolongado, pois o tempo terapêutico de uso é de 09 a 12 meses, não só para aliviar um sintoma, é para ela ter um efeito verdadeiramente terapêutico, é um uso prolongado.
Quanto tempo dura o tratamento com sertralina para ansiedade?
Se ocorrerem efeitos colaterais, por exemplo, o médico pode ajustar a dose ou a forma de administração. Pode levar algum tempo para encontrar a dosagem mais eficaz e tolerável para cada paciente. A duração do tratamento com sertralina varia, mas muitas vezes é recomendado continuar por vários meses.
Nenhum problema. Na verdade tomar a sertralina com alimentos diminui a chance de você ter efeitos colaterais gástricos. Apenas um adendo, café pode causar aumento de ansiedade em pessoas mais sensíveis a ele ou em doses mais altas.
O que acontece com o corpo quando paramos de tomar sertralina?
A abstinência pode surgir entre 24 e 72 horas após a interrupção do tratamento, apresentando efeitos como ansiedade, insônia, irritabilidade, explosões de choro, distúrbios de humor e sonhos vívidos, além de sintomas neurológicos e motores como tonturas, vertigens, cefaleia, falta de coordenação motora, alterações de ...
O que acontece se parar de tomar sertralina e voltar?
Se você parar de usar sertralina, corre riscos de recaída nos sintomas de depressão ou ansiedade. Quanto ao que vai sentir após retornar não é possível prever porém, após um mês sem uso, possivelmente suas reações serão semelhantes às que teve quando começou a usá-la.
Olá. A sertralina é um antidepressivo que tem poucas interações importantes com outros medicamentos. Normalmente não há restrição da associação com antibióticos, antitémicos, analgésicos ou anti inflamatórios. Até mesmo o uso de alcool em doses moderadas não costuma ser problema.