Nesses momentos, é comum fazer uso de bebidas como café e energéticos para manter o sono longe e continuar dirigindo por algum tempo. Todavia, por mais que tal prática funcione em alguns casos, o excesso desses produtos pode causar efeitos nocivos ao condutor, aumentando o risco de acidentes.
RISCOS NA DIREÇÃO ” Outro alerta muito importante para esta época de Carnaval é lembrar dos riscos que envolvem direção e o uso de álcool. Principalmente a combinação álcool e energético, que é extremamente perigosa, pois da à falsa sensação de que há aptidão para dirigir.
Pode beber energético e dirigir? O consumo do energético simultâneo ao consumo de bebida alcoólica é muito perigoso, pois o energético tende a suavizar a sensação de embriaguez na pessoa, fazendo-a se sentir capaz de dirigir, mesmo tendo suas habilidades motoras comprometidas.
Por que a bebida energética é usada como pré-treino? O energético pode ser usado como pré-treino por atletas e praticantes de atividades físicas, porque dá um up no desempenho.
Quanto tempo dura o efeito de uma lata de Red Bull?
Pico de ação entre 30 a 60 minutos e duração de três a seis horas. Estudos científicos demonstram que o consumo de cafeína melhora o desempenho esportivo em indivíduos treinados. reduz a percepção ao esforço e retarda a fadiga.
Uma lata de Red Bull possui 100mg de taurina, 600mg de glucuronolactona, 80mg de cafeína – que equivale a uma xícara de café – e vitaminas do complexo B. O Red Bull não é alcoólico e contém aspartame. Modo de usar: Produto pronto para consumo. É recomendado ingeri-lo 30 minutos antes de começar as atividades físicas.
Por ser uma bebida estimulante, o energético não é recomendado para pessoas menores de 18 anos. Além disso, como afeta diretamente o sistema nervoso central e o coração, indivíduos com problemas cardiovasculares, transtorno de ansiedade e síndrome do pânico também devem evitar esse produto.
Quando devo tomar Red Bull? Red Bull é recomendado para ser tomado antes, durante e depois das atividades físicas. Vale lembrar que ele não é um isotônico, portanto, você também deve beber água durante a prática esportiva.
O energético Monster tem 120mg de cafeína e o Red Bull tem 116mg. A mais alta concentração é a do Spiker Shooter, que contém 428mg de cafeína em cada 340 gramas, e o Wired X344, com 258mg. Steve ressalta que as bebidas energéticas mais conhecidas geralmente têm menos cafeína do que uma xícara de café.
Nesses momentos, é comum fazer uso de bebidas como café e energéticos para manter o sono longe e continuar dirigindo por algum tempo. Todavia, por mais que tal prática funcione em alguns casos, o excesso desses produtos pode causar efeitos nocivos ao condutor, aumentando o risco de acidentes.
- Não use bebidas energéticas antes/durante/após exercícios extenuantes Independentemente do nível de saúde e condicionamento físico —e até que haja dados adequados de segurança e eficácia—, as bebidas energéticas devem ser evitadas antes, durante ou após atividades extenuantes.
O Código de Trânsito Brasileiro ( CTB) não trata especificamente do termo sono, mas o condutor pode ser autuado caso o agente de trânsito identifique falta de atenção ao volante. Segundo o art. 169, é infração de natureza leve dirigir sem atenção ou cuidados indispensáveis à segurança.
Os energéticos são bebidas não-alcóolicas que estimulam o metabolismo humano fornecendo a energia a quem bebe através da ingestão de taurina. As bebidas energéticas têm em sua composição basicamente taurina e cafeína. Algumas contêm guaraná, e todas contém inositol e glucoronolactona.
O energético age no organismo de forma rápida. Em 10 minutos, ele aumenta a frequência cardíaca, e em 45, gera um pico de cafeína na circulação sanguínea. Só depois de 1 hora que tudo é absorvido pelo fígado, e a energia tem uma queda, se dissipando.
Sim, é possível ter um consumo saudável ou até mesmo substituir a bebida por itens naturais que oferecem o benefício do aumento de energia no organismo. Como já falamos anteriormente, cada lata de 250ml possui cerca de 88mg de cafeína. A quantidade recomendada para adultos é de até 400 mg por dia.
Nos 45 minutos iniciais, há um pico (da substância) na circulação, deixando o indivíduo mais alerta, atento, concentrado. Reduz-se o cansaço, a fadiga mental. Depois, o efeito da cafeína começa a cair e vem o efeito do açúcar", explica a pesquisadora.
A cafeína, um dos principais ingredientes nos energéticos, atua como um estimulante do sistema nervoso central, podendo causar um aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, o que pode ser percebido como palpitações ou batimentos cardíacos mais rápidos.
Uma outra medida caseira importante também é ingerir leite morno com açúcar, pois isso estimulará seu corpo a entrar levemente em um estado de alívio, o que pode acabar diminuindo parte da potencialização gerada pelo energético.
“Cada latinha de energético equivale a cerca de três xícaras de café, bebida que também é rica em cafeína. Por isso, o ideal é que a pessoa consuma de uma a duas latas por dia, no máximo.
De acordo com a nutricionista, o café é a opção mais saudável para quem precisa de uma energia extra. “O café com certeza é muito mais saudável, devido à menor porcentagem de cafeína, sendo mais natural e fisiológico e por não ter a presença de açúcares, edulcorantes, conservantes e corantes”, explica.