Mulher menstruada pode tomar sorvete, lavar a cabeça, olhar-se no espelho, andar descalça e outras histórias do gênero. Nada disso aumenta cólicas, nem faz o sangue "subir para a cabeça". Não existe associação entre menstruação e derrame.
Alimentos frios e cremosos, como sorvete, podem ajudar a aliviar sua dor. Se você está lutando para comer outros alimentos por causa do desconforto causado pela deglutição, algumas colheradas dessa sobremesa reconfortante poderá fornecer alívio (e calorias) muito necessário.
Já os chás de camomila, canela e gengibre possuem ação anti-inflamatória e podem ajudar a reduzir o fluxo menstrual. O calor da bebida causa o mesmo efeito das bolsas de água quente, dilatando os vasos sanguíneos, por isso é importante evitar bebidas e alimentos muito gelados nesse período.
Estudos sugerem que esse seja o caso das frituras e gorduras, além de produtos como sal, carne vermelha, cafeína e álcool. A situação pode ficar ainda mais delicada porque algumas mulheres ficam mais tentadas a comer esse tipo de alimento na fase menstrual. Então, lembre-se de que esse hábito pode piorar a cólica.
CÓLICAS NO BEBÊ, veja a lista de alimentos que podem interferir no leite materno | Boa Gravidez
Como aliviar cólica em 5 minutos?
Para aliviar a cólica em minutos, a melhor opção é fazer uma auto-massagem na região pélvica porque isso traz alívio e sensação de bem-estar em poucos minutos. A massagem pode ser realizada pela própria pessoa e dura cerca de 3 minutos.
Ficar deitada de barriga para cima, abraçando as pernas dobradas e mantendo os joelhos próximos do peito; Ajoelhar no chão, sentar sobre os calcanhares e inclinar o corpo para frente, mantendo os braços esticados para a frente em contato com o chão.
A aplicação de calor na região abdominal pode relaxar os músculos uterinos e aliviar a dor. Então, bolsas de água quente ou almofadas térmicas são eficazes para ajudar a aliviar os sintomas da cólica menstrual.
Regras, "aqueles dias", fluxo, mênstruo, menorreia, "chico"... São vários os nomes dados à menstruação, assim como também são muitas as crenças e ideias equivocadas a respeito desse assunto que, ainda hoje, é cercado de preconceito e desconhecimento.
Reduzir o consumo de sódio diminui a retenção de líquidos e o inchaço. O ideal é evitar os alimentos enlatados e processados, como carnes embutidas e produtos com queijo, molho de soja, etc., e qualquer alimento que contenha 200 mg ou mais de sódio por porção.
Beba chás e muitos sucos, como o de abacaxi, que tem propriedades anti-inflamatórias. O chá de canela também é recomendado, uma vez que ele é termogênico, e alivia as dores menstruais. O relaxamento e o repouso são essenciais para amenizar os desconfortos causados pelas cólicas menstruais.
Também chamada de dismenorréia, a cólica menstrual é caracterizada por dor no baixo ventre durante a menstruação, e pode vir acompanhada de náusea, diarréia, dor de cabeça e, em alguns casos, até desmaio. Tipos: Primária: é a mais comum, considerada normal e costuma aparecer pouco depois das primeiras menstruações.
Chás e infusões podem ajudar a aliviar os sintomas de cólicas. É o caso da camomila, erva-doce, hortelã, alecrim e gengibre. Esses itens possuem propriedades antiespasmódicas, o que ajuda a relaxar os músculos do útero e têm ação antiinflamatória e analgésica promovendo o alívio do desconforto.
Dormir de lado com os joelhos dobrados pode ajudar a aliviar o desconforto da cólica. Essa posição é boa porque alonga a parte de baixo da coluna – a lombar -, que tende a ficar mais tensionada quando temos cólica. De lado você tira a pressão do abdômen, aliviando a lombar.
Deitar de barriga para baixo, com o abdômen encostando na superfície da cama ou do sofá, pode ser bem relaxante para o útero. Se você colocar uma fonte de calor na região da cólica, o alívio pode ser ainda maior. No entanto, cuide para não ficar muito tempo nesta posição pois ela pode ser prejudicial às costas.