Embora não haja limite para quantos séruns pode adicionar ao seu ritual de beleza e bem estar, sugerimos que não utilize mais do que dois séruns numa só rotina. Empilhar mais do que dois séruns não só consome tempo, como também reduz as hipóteses de cada ingrediente ser devidamente absorvido pela sua pele.
“A principal razão para não utilizar os séruns juntos é segurança. Alguns ativos têm um potencial irritativo maior, como o caso de Retinol e Ácido Glicólico, e quando combinados com outros ativos podem gerar uma reação mais intensa na pele.
Posso usar dois séruns de uma vez? Para uma melhor absorção da pele, o recomendado é utilizar apenas um sérum por vez. Dessa forma, o devido efeito de cada produto acontece sem a interferência de um segundo.
Como Combinar ÁCIDOS na sua Rotina de Skincare de Maneira SEGURA 🆘🥵
Quantos sérum pode usar no rosto?
Apesar de trazer resultados instantâneos na aparência e no toque da pele, o sérum tem uma ação ainda melhor com o uso a longo prazo. Então ele não só pode, como deve ser utilizado todos os dias. Opte pelo uso diário de até duas aplicações, pela manhã e pela noite, ou apenas uma das opções.
A ordem correta de aplicação: sérum antes do hidratante
É hora de esclarecer a ordem correta de aplicação. A resposta é simples: o sérum deve ser aplicado antes do hidratante. Ao aplicá-lo primeiro, você permite que seus ingredientes ativos penetrem profundamente na pele, realizando seu trabalho de forma mais eficaz.
Você pode combinar com séruns com retinol, usando o Super Pró-Colágeno na rotina diurna e o retinol à noite. Ou então, usar na rotina diurna combinando com um sérum de vitamina C, como o Antioxidante Hidratante, ou com um tratamento para marcas na pele, como o Sérum Uniformizador.
PODE USAR ÁCIDO HIALURÔNICO E VITAMINA C JUNTOS? Sim! Se eles separados já são incríveis, usar ácido hialurônico e vitamina C juntos é ainda mais benéfico. A combinação desses ingredientes ajuda a hidratar profundamente a pele, reduzir rugas e sinais de idade, iluminar a pele e proteger contra danos ambientais.
A vitamina C é um excelente antioxidante que deve ser usada pela manhã para cumprir toda sua função, não combinando com produtos ácidos como ácido glicólico, retinol e ácido salicílico, que devem ser utilizados à noite.
O que não se pode misturar com niacinamida? Essa quem responde é Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve: "Eu só não indicaria combinar, por exemplo, um sérum puro de niacinamida com outro sérum puro de antioxidante, porque não faz sentido. São dois produtos com a mesma função.
Use a Niacinamida, inclusive na área dos olhos, diariamente pela manhã. A noite, aplique, inclusive na área dos olhos, o Ácido Mandélico seguido pela Niacinamida. Na primeira semana, use o Ácido Mandélico em noites alternadas.
Apesar da sua eficácia, o retinol pode causar irritação e deixar a pele ressecada. A niacinamida consegue lidar com ambas estas questões ao fortalecer a barreira cutânea, prevenindo o ressecamento e a irritabilidade. Além disso, a niacinamida pode ajudar o retinol a fazer mais efeito!
Resumindo: você pode usar a niacinamida e a vitamina C na mesma rotina, de preferência em diferentes momentos do dia, ou esperando aproximadamente 15 minutos entre cada aplicação.
Normalmente, seu uso deve ser isolado, mas é possível fazer par com a niacinamida e ácido hialurônico para manter a pele hidratada e macia. Não se deve usar com vitamina C, retinóides, AHAs e BHAs, para não sobrecarregar a derme.
Qual o melhor horário para usar vitamina C com ácido hialurônico?
Eles podem ser aplicados tanto durante o dia quanto à noite. Entretanto, vale lembrar que quando usado pela manhã, o uso de protetor solar é fundamental. Nesse caso, optar por um hidratante facial com vitamina C + ácido hialurônico + FPS pode ser um boa forma de otimizar a rotina de cuidados.
Usar mais do que um Sérum é possível? É possível que a sua pele tenha mais do que uma necessidade, e neste caso poderá optar por ter mais do que um Sérum e ir alternando as diferentes opções. Ou, consoante os ingredientes activos, até aplicar mais do que um Sérum, por camadas.
Posso combinar os produtos ou devo usar apenas um de cada vez? As fórmulas podem ser usadas separadamente ou podem compor rotinas de tratamento, para que você alcance resultados ainda melhores.
Ácidos como o ácido glicólico e o ácido lático também devem ser incluídos na rotina noturna. Diferentemente do sérum hialurônico, esses ativos não reagem bem com protetor solar e também deixam a pele exposta, devido a ação esfoliante, por isso utilizá-los a noite é a forma mais adequada.
Tomar sol usando Vitamina C mancha a pele? Mito. A vitamina C não é fotorreativa ou fototóxica, ou seja, não reage à luz solar. Pelo contrário: usar a vitamina C para o rosto pela manhã ajuda a proteger dos danos causados pela radiação solar, graças a sua ação antioxidante, além de também uniformizar o tom da pele.
Nesse caso, o ideal é que a vitamina C seja utilizada na pele antes do hidratante facial e do protetor solar. Seguir essa ordem é fundamental para que a pele possa absorver os benefícios da vitamina C, aumentando sua defesa contra os radicais livres que tendem a ser gerados com a exposição solar.