As aéreas afirmam que o uso da Banda C (faixa que utiliza o espectro entre 3.7 GHz a 6.425 GHz) no 5G poderia interferir em componentes eletrônicos da aeronave, especialmente os altímetros (medidores de altitude).
Porque é que os passageiros têm de ativar o modo avião nos voos? A Comissão Europeia decidiu que as companhias aéreas podem fornecer tecnologia 5G a bordo, além de permitirem dados móveis. Hoje (30 de junho) é o prazo para os Estados-membros fornecerem tecnologia 5G em aeronaves.
No Brasil, a primeira empresa a oferecer Wi-Fi nos voos domésticos foi a Gol em 2016, seguida pela Latam e por último, a Azul em 2021. Para obter o serviço de internet no seu smartphone, tablet ou notebook, você precisa conectar as redes de Wi-Fi da empresa com a qual está viajando.
Porque o celular tem que ficar no modo avião no avião?
Recurso desativa emissão e recepção de ondas eletromagnéticas do celular, deixando-o totalmente desconectado e preservando sua bateria. Os celulares modernos emitem diversos tipos de ondas eletromagnéticas como Wi-Fi, Bluetooth, dados móveis, NFC (para comunicações por proximidade, como carteiras digitais) e GPS.
Avião que caiu em Vinhedo: Homem grava desastre enquanto limpava churrasqueira; veja vídeo
O que acontece se não deixar o celular no modo avião no voo?
A principal fonte de interferência eletromagnética no avião é a transmissão intencional. Quando o telefone está no modo avião, esse risco é eliminado. Ou seja, a comunicação do piloto, com radares e navegação, acaba não sendo prejudicada.
Sim, é possível usar o WhatsApp e outros aplicativos de mensagens durante voos internacionais. No entanto, a conectividade pode variar de acordo com as políticas da companhia aérea. A maioria das companhias aéreas oferece serviços de wi-fi gratuitos ou pagos.
O benefício de Internet do avião contempla voos nacionais e internacionais? Sim. Voos nacionais e internacionais em aeronaves GOL e LATAM equipados com a tecnologia via satélite da Intelsat.
Laptops e outros periféricos podem ser usados durante o voo normal desde que esteja ativado o modo de voo. As transmissões via Bluetooth, como smartwatches, smartphones, fones de ouvido, teclados, controladores de jogos, etc. são permitidas a bordo de toda a aeronave durante todos as fases do voo.
No entanto, na maioria dos casos, a permissão para levar dois celulares na bagagem de mão em voos internacionais segue a mesma linha das diretrizes para voos nacionais. A maioria das companhias aéreas permite que os passageiros levem múltiplos celulares na bagagem de mão durante voos internacionais.
Você pode comprar um chip internacional pela internet ou no aeroporto em que irá embarcar para a viagem. O preço do chip varia de acordo com o país de destino e o tempo em que você precisará do serviço.
Quando você ativa o modo avião do smartphone Android pela primeira vez, o Wi-Fi e o Bluetooth são desativados. É possível mudar essa configuração para deixar as conexões sem fio ativadas e manter o smartphone conectado a dispositivos como seu smartwatch ou seus fones de ouvido Bluetooth.
Colocar o celular no modo avião durante um voo é uma medida de precaução para evitar interferências com os equipamentos eletrônicos da aeronave. O modo avião desativa as transmissões de rádio, Wi-Fi e Bluetooth do dispositivo, eliminando a possibilidade de interferir com os sistemas de navegação e comunicação do avião.
O que acontece se eu não colocar o celular no modo avião?
A principal fonte de interferência eletromagnética no avião é a transmissão intencional e, quando o telefone está no "modo avião", o risco é eliminado. Ou seja, a comunicação do piloto, com radares e navegação, não é prejudicada.
Para garantir que as baterias do seu celular e equipamentos eletrônicos estejam cheias ao chegar no destino, leve seus carregadores e cabos na mala de mão. A maioria dos aeroportos e mesmo aviões possuem tomadas ou entradas USB (do tipo A) disponíveis para uso.
Pode usar 4G no avião? No avião, não é possível utilizar o 4g em si, conforme estamos familiarizados. Novamente, o motivo se dá devido as possibilidade de interferências com a aeronava e a cabine que comanda.
Bom, a resposta para essa pergunta é não. Mas, como os celulares emitem ondas de rádio, eles podem sim interferir na comunicação do avião e seus equipamentos, como o sistema contra colisão ou os radares, por exemplo.
No Brasil, nem todas as companhias atuam da mesma maneira. A GOL foi uma das primeiras a liberar totalmente o uso de smartphones e tablets durante toda a duração do voo, mas ativar o Modo Avião (ou desligar manualmente o Wi-Fi e Bluetooth) ainda é necessário.
Algumas companhias aéreas já oferecem o serviço de wi-fi a bordo, mas o turista deve ficar atento, já que, na maioria das vezes, ele não é gratuito. Infelizmente, os passageiros que estão viajando pelo Brasil ou pela maioria dos países da América Latina ainda não contam com o serviço de wi-fi a bordo frequentemente.
São 5 opções que variam de R$ 25 a R$ 58, podendo durar durante uma hora ou por todo o voo. Assim como na GOL, também há um pacote gratuito para mensagens. Clientes com status LATAM Pass Platinum ou superior recebem por e-mail um voucher para utilizar o wi-fi em voos nacionais sem nenhum custo.
A resposta é : sim. O g1confirmou que três companhias nacionais já oferecem os serviços de troca de mensagens durante os voos: Gol, Latam e Azul. Latam e Azul oferecem o serviço de forma gratuita. Abaixo, veja como se conectar aos serviços durante os voos.