Ao fazer a limpeza do seu porcelanato, não utilize produtos que contenham em sua composição o ácido fluorídrico ou muriático, pois pode gerar uma reação química que causa manchas.
Antes de sair comprando produto para limpar casa e o piso porcelanato, é importante entender o que você não deve usar nesse tipo de superfície: produtos com ácido fluorídrico e muriático (geralmente encontrados em limpadores destinados a objetos de alumínio, por exemplo);
Ao escolher produtos de limpeza para o porcelanato polido, evite produtos químicos agressivos, como ácidos ou alvejantes, que podem danificar o acabamento e o brilho.
Diluir em água na proporção de acordo com a sujidade. Espalhe o produto sobre o piso e deixe agir por alguns minutos. Com auxílio de escova ou vassoura, esfregue até a completa remoção da sujidade e enxaguar com água corrente.
Utilizar a dica da água quente facilita a remoção de manchas e encardidos no porcelanato. Para manchas, o indicado é usar uma mistura de vinagre e água (ou um limpador comercial diluído até pela metade) e com limpador escolhido, esfregar novamente com água quente.
O que o Ácido Muriático tem de diferente do limpa pedra ?
Como recuperar porcelanato manchado com ácido?
O truque para remover mancha de produtos ácidos do porcelanato, como o limpa alumínio, por exemplo, é utilizar bicarbonato de sódio, que reage neutralizando o ácido. Sendo assim, faça uma mistura com uma colher de bicarbonato e uma colher de detergente neutro.
O melhor jeito de limpar o porcelanato sempre é a mistura de água e detergente neutro passada sobre a superfície com um pano limpo. Antes de mais nada, é importante tentar essa solução para ver se o aspecto “encardido” não é só uma sujeira acumulada. Vinagre: Aplique vinagre branco (de álcool) no rejunte.
O composto é empregado na fabricação de PVC, agrotóxicos, seda artificial, medicamentos e como reagente químico para laboratórios e diversos processos industriais. Pode ser utilizado como agente de limpeza doméstica, em solução diluída que recebe o nome de ácido muriático.
Qual o melhor produto para limpar piso muito encardido?
Água sanitária, vinagre branco e bicarbonato de sódio são muito úteis. Aqui vão algumas dicas. Dilua duas colheres de sopa de água sanitária ou de bicarbonato por litro de água, adicione uma colher de detergente neutro Ypê e aplique na superfície.
O porcelanato é um material resistente e durável, mas ainda assim pode ficar manchado devido a derramamentos de líquidos, sujeira, gordura ou produtos químicos.
Se você acaba de instalar o porcelanato polido em seu imóvel e agora notou que o piso está embaçado com aspecto engordurado, diferente da peça que você escolheu no mostruário da loja, saiba que seu porcelanato pode estar com cera protetora ou impregnado por excesso de impermeabilizante.
Misture uma quantidade adequada de detergente neutro em um balde de água morna e aplique a solução no piso com o auxílio de um pano ou esfregão. Certifique-se de não deixar a solução secar na superfície e enxágue bem o piso com água limpa após a limpeza.
Outros produtos que devem ser evitados são os que contêm hidróxidos, como a soda cáustica, água sanitária, sabão em pó e algumas ceras. Isso porque esses itens mancham o porcelanato.
Sim, o vinagre ajuda a remover a sujeira do porcelanato. Contudo, é muito importante ressaltar que o produto correto para limpar porcelanato é o vinagre branco. Portanto, não use outros tipos no revestimento, caso contrário poderá causar manchas.
Como limpar óleo ou gordura no porcelanato? Basta diluir uma colher de sopa de detergente neutro em 2 litros de água morna a quente. Passe um pano com essa misturinha e depois, um pano limpo úmido e pronto. Essa misturinha é suficiente para limpar o porcelanato sujo de óleo ou gordura.
Riscos para o homem e o meio ambiente: O ácido clorídrico concentrado (vapores de ácido clorídrico) forma névoas ácidas. Tanto os vapores como a solução têm um efeito corrosivo no tecido humano, com o potencial para danificar órgãos respiratórios, pele e intestinos.
Vendido sob o nome comercial de ácido muriático, o ácido clorídrico é utilizado para a limpeza de áreas pós-construção civil e para a limpeza doméstica. Pode ser usado, ainda, para realizar a limpeza de ferramentas e maquinário.
Estamos falando de itens como cera, água sanitária, amoníaco ou outros produtos com componentes abrasivos, coisas que devem ser evitadas quando você tem porcelanato na sua residência. Além disso, cuidado com acessórios de limpeza como esponjas de aço e escovas de mão com cerdas muito grossas.
Primeiro, passe a vassoura ou o aspirador de pó para retirar a poeira da superfície; Em seguida, passe pano com detergente neutro diluído em água; Por fim, você pode passar um pano seco com um pouco de álcool para secar o porcelanato e evitar o aparecimento de manchas que podem surgir quando a água secar naturalmente.
Para recuperar o porcelanato danificado, faça uma limpeza profunda no piso e, logo após, o polimento, a cristalização e a impermeabilização do porcelanato. Dependendo do dano, a melhor opção é contratar ajuda profissional.