Pode recusar dinheiro por falta de troco?
Sendo assim, se o consumidor possui recursos para pagar pelo serviço prestado, não pode o fornecedor se negar a prestação deste serviço por não possuir troco, já que, a falta deste não é culpa do consumidor e sim do fornecedor.É obrigação do estabelecimento ter troco?
A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, que analisou o projeto anteriormente, aprovou emenda que determinava o pagamento do troco em favor do consumidor independentemente do valor.O que o Código de Defesa do Consumidor diz sobre troco?
Art. 2° Na falta de cédulas ou moedas para elaboração do troco exato, o fornecedor do produto ou serviço deverá arredondar o valor sempre em benefício do consumidor. Art. 3° Fica proibida a substituição do troco em dinheiro por outros produtos, não consentidos previamente pelo consumidor.Sou obrigado a vender se não tiver troco?
“Ofertar qualquer produto no lugar do troco é prática ilegal. Caso o comércio ou fornecedor de serviços não tenha o valor em espécie, deve arredondar o preço do produto para menos, evitando causar prejuízo ao consumidor”, afirma diretor-presidente do Procon-AM.Direito de arrependimento com a devolução do valor pago.
Pode se recusar a atender cliente?
Empresas não podem se negar a prestar serviços solicitados pelo consumidor. Este é o entendimento da 3ª Turma Recursal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, com base no Código de Defesa do Consumidor, artigo 39.Quando uma empresa pode se negar a vender para um cliente?
Nenhuma empresa pode discriminar um consumidor, uma prática abusiva segundo o Código de Defesa do Consumidor, além de ser passível de multa e outras punições. Portanto, não se pode recusar atendimento ao consumidor sem motivos.Pode negar troco?
Legislação e normas vigentes referentes ao trocoA obrigatoriedade do fornecimento de troco está prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Mais especificamente no artigo 39, inciso V, onde é estabelecido que a prática de recusar o atendimento a clientes que desejam pagar à vista é proibida.
Quando cliente tem direito à troca?
Caso o produto comprado apresente algum defeito ou problema, o fornecedor tem até 30 dias para solucionar. Se o reparo não for realizado neste prazo, o consumidor pode optar pela troca do produto, devolução do dinheiro ou abatimento proporcional do preço.Qual valor máximo para troco?
- Lei do Troco: o cliente não fica obrigado ao pagamento da passagem quando não lhe for fornecido o troco devido, desde que o valor dado em pagamento não exceda a 20 vezes o preço da tarifa (Lei nº 6.075/88).O que fazer quando o cliente pede 1 centavo de troco?
Nesses casos, o consumidor pode procurar o Procon de sua cidade ou registrar uma reclamação no Consumidor.gov. Caso o problema não seja resolvido na esfera extrajudicial, é possível recorrer à Defensoria Pública ou consultar um Advogado e exigir o cumprimento dos seus Direitos na via judicial!Como saber pedir troco ao cliente?
A primeira dica é garantir que a sua política seja favorável ao cliente, ou seja, que ele nunca saia no prejuízo. Na prática, o colaborador deve arredondar o valor para cima quando não tiver o troco de dinheiro exato, ou oferecer algum benefício em troca. Um desconto na próxima compra ou um brinde são bons exemplos.Como funciona o troco no supermercado?
Assim, por exemplo, se o valor da compra deu R$ 9,98 e o cliente pagou com uma nota de R$ 10,00 mas o supermercado não tem 2 centavos para dar troco, o caixa deve arredondar para 9,95 e, se ainda não tiver como devolver o troco, o valor deve ser arredondado para R$ 9,00 e assim até que o caixa tenha como lhe dar o ...É crime recusar pagamento em dinheiro?
A recusa em receber pagamento em dinheiro na moeda corrente do país pode gerar multa para o estabelecimento ou prestador de serviço, de acordo com o artigo 43 da Lei das Contravenções Penais.É crime recusar dinheiro danificado?
A Turma Recursal entendeu que “os estabelecimentos comerciais têm todo o direito de se recusar a receber notas falsas, porém, quando se tratar de nota verdadeira, devem responder pelos constrangimentos causados ao consumidor.Pode dar 100 reais no ônibus?
“Trata-se de uma norma abusiva. O Código de Defesa do Consumidor é bem claro. Se o consumidor tem o dinheiro para pagar o serviço ou a mercadoria, é problema da empresa arrumar o troco para resolver. Dar bala, chocolate, mandar o passageiro descer, é prática abusiva.Como funciona a política de troca?
A política de troca e devolução consiste em um conjunto de regras que uma empresa desenvolve para administrar a forma como a clientela devolve ou troca os itens comprados. São definidas quais são as mercadorias que podem ser trocadas e devolvidas, quais são os motivos aceitos e os prazos para esses procedimentos.Quais são os direitos de um cliente?
Independentemente das suas capacidades, o Cliente tem o direito de expressar as suas sugestões, propostas, críticas, reclamações, opiniões, pedidos, desejos, necessidades, aspirações e crenças, que não colidam com os direitos de terceiros.Quando não se aplica o direito de arrependimento?
O direito de arrependimento não é aplicável a todas as situações para beneficiar o consumidor, a exceção do direito de arrependimento é quando a compra é realizada no estabelecimento comercial do vendedor ou prestador de serviço, onde o comprador somente terá direito a devolução do valor pago em caso de vício ou ...O que diz o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor?
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 39, inciso IX, considera como prática abusiva e proíbe expressamente a conduta do fornecedor que se recusa a vender bens ou prestar serviços ao consumidor que se disponha a adquiri-lo mediante pronto pagamento.O que um vendedor nunca pode fazer?
Dentre eles, destacamos:
- Falar mais do que ouvir.
- Tentar acelerar uma venda.
- Vender apenas pela comissão.
- Demonstrar ansiedade para fechar uma venda.
- Desistir da venda antes da hora.
- Insistir na venda após o “não”
- Continuar vendendo mesmo após o cliente já ter dito “sim”
- Não conhecer o produto, o mercado e o cliente.
Sou obrigada a vender para um cliente?
Sim, uma empresa pode se negar a vender para um cliente quando perceber que ele não está alinhado à cultura do negócio e que, portanto, não irá agregar. Ou seja, ter o valor suficiente para pagar o seu serviço não é o único motivo a ser levado em consideração.O que um vendedor não pode ser?
Falar demaisEntre erros comuns de vendedores é falar demais e acabarem sendo taxados como chatos e, muitas vezes, invasivos. Além de saber ouvir, é preciso conseguir identificar o momento certo para falar e dar continuidade à negociação. Saber se relacionar com seus clientes é a chave para obter mais vendas!