Posso usar Memórias RAM DDR3 e DDR4 juntas no mesmo computador? Não, as Memórias RAM DDR3 e DDR4 não são compatíveis entre si e não podem ser utilizadas juntas no mesmo computador. Além disso, as placas-mãe geralmente suportam apenas um dos dois tipos.
Não é possível combinar e corresponder a memória de acesso aleatório dinâmica síncrona, a DDR, DDR2, DDR3, DDR4 ou DDR5 na mesma placa-mãe pois elas não vão funcionar. Elas não podem ser nem mesmo encaixadas nos mesmos soquetes.
Outro ponto importante é que o conjunto de memórias RAM precisa ter especificações idênticas — de preferência da mesma marca e modelo. Ou seja: nada de misturar pentes diferentes de memória RAM para evitar problemas de desempenho, incompatibilidade e afins.
Uma placa de vídeo DDR4 funciona em uma placa mãe DDR3? - Quora. Com certeza, elas são compatíveis por causa que as memórias das placa de vídeo são independentes da memoria principal. A GeForce RTX 3090 tem 24GB de VRAM. Quem precisa de uma placa de video com 24GB de VRAM?
Portanto, um módulo de memória DDR3 não caberá em um slot DDR4 e um bastão DDR4 é incompatível com um slot DDR3. Além das diferenças físicas, DDR3 e DDR4 diferem em voltagens. DDR3 usa uma tensão de 1,5V (ou 1,35V para a variante DDR3L). Enquanto a DDR4 usa 1,2V.
Memórias RAM diferentes trabalhando juntas dá ruim?
Como saber se meu PC é compatível com DDR4?
Para descobrir se a placa-mãe de seu computador é compatível com a memória que pretende comprar, visite o site oficial da fabricante da placa, procurando pelo modelo que está instalado. As empresas disponibilizam uma lista com todos os tipos, tamanhos e frequências suportadas.
Faça uma breve pesquisa e escolha qual a melhor se adeque a sua máquina e, em apenas, alguns dias você receberá a sua memória RAM DDR3 no conforto da sua casa! São opções de 4Gb, 8Gb e até 16Gb.
Enquanto a primeira versão tem 240 pinos, a segunda conta com 288 pontos de contato. Mas, logicamente, isso não se limita ao visual das duas. A performance é o maior destaque. A DDR4 tem uma taxa de transferência superior, embora isso acabe refletindo na latência.
Pode colocar uma memória RAM de 4GB e outra de 16gb?
Então, sim, duas memórias de marcas diferentes podem ser usadas na mesma máquina da mesma forma que o processador, a placa mãe e a memória de um mesmo computador podem ser de fabricantes diferentes.
16+8 vai funcionar em flex mode, ou seja, os 16 primeiros gbs (8 do pente + metade do outro pente) irão funcionar com velocidade de dual channel, e caso vc ultrapasse 16gb de uso o restante irá operar em velocidades single channel, acho que é o melhor CxB pra vc.
O padrão DDR3 permite capacidade de chips DRAM de até 8 gigabits (Gbit) e até quatro classificações de 64 bits cada para um máximo total de 16 gigabytes (GB) por DIMM DDR3.
Soluções DDR3 foram disponibilizadas em versões que partem de 512 MB e atingem 8 GB por módulo, possibilitando um limite de 32 GB em sistemas com quatro módulos. Com o DDR4, cada módulo possuía de 4 GB a 32 GB, entregando um limite de até 128 GB.
O que acontece se colocar memória RAM de frequência maior que o processador?
Não é possível trabalhar com uma frequência maior do que a suportada pela placa mãe e pelo outro pente de memória. Em ambos os casos de memória RAM com frequência diferente, a máquina vai nivelar pela menor frequência, o que leva a uma redução do desempenho.
O valor destacado em negrito (3200MHz) é a velocidade de operação (clock) da memória, indicando a quantidade de dados que elas conseguem trafegar por segundo. Atualmente, há opções de módulos DDR4 que vão dos 2400 até 3200MHz, pela tabela padrão da JEDEC (órgão responsável pela padronização de semicondutores).
Os processadores Intel® Core™ da 6ª e da 7ª Geração suportam memória DDR3 e DDR4. Os processadores Intel® Core™ da 8ª e da 9ª geração para desktop suportam apenas a memória DDR4.
Se você está usando um sistema que requer muita memória, como um servidor ou uma estação de trabalho de alto desempenho, então a DDR5 pode ser uma boa escolha. No entanto, para a maioria dos usuários de PC, a DDR4 ainda é mais do que suficiente.
O primeiro destaque é, naturalmente, o aumento da frequência de operação. Enquanto o DDR3 trabalha com frequências entre 800 MHz e 2400 MHz, o DDR4 parte dos 2133 MHz, chegando a 4266 MHz. Lembrando que essas são as frequências originalmente projetadas, já que futuramente elas podem ser ainda maiores.
Logo, a principal diferença entre a ddr3 1333 e a 1600 fica por conta da frequência do clock e a intensidade do aquecimento, que contribuem para o desempenho do PC. Embora possa parecer, não é uma escolha tão simples, visto que a escolha da memória RAM deve ser baseada na compatibilidade do processador.