A importância de substituir o óleo 5w30 pelo 5w40 e vice-versa só é possível quando é permitido pelo fabricante do veículo. Caso contrário, o motor pode avariar-se prematuramente.
Em muitos casos, é possível alternar entre óleo 5w30 e 5w40, mas é importante verificar o manual do proprietário do seu veículo para determinar as especificações recomendadas. Não misture óleos de diferentes viscosidades sem consultar um profissional.
Óleos mais finos, como o 5w30, garantem uma lubrificação rápida em baixas temperaturas, enquanto óleos mais espessos, como o 5w40, mantêm uma película protetora mais robusta em altas temperaturas, reduzindo o desgaste do motor.
Misturar os tipos de óleos mineral e sintético, ou mesmo com viscosidades diferentes, podem comprometer peças e o motor como um todo. Em caso de emergência, você pode até fazer a mistura, mas deve substituir todo o óleo assim que possível.
O 5w40 é melhor para dar partida no motor em baixas temperaturas, pois flui mais facilmente nessas temperaturas. Quando o motor está funcionando e quente, 5w40 e 10w40 têm altas viscosidades e são igualmente eficazes na proteção contra o desgaste do motor.
Qual é o correto 5W30 ou 5W40 no Fluence?Dicas de compra correta e qual óleo recomendo
Quantos km posso andar com o óleo 5w40?
o óleo semissintético 10W40 deve ser trocado a cada 10.000 km; o óleo sintético 5W40 deve ser trocado a cada 15.000 km; o óleo sintético Longlife deve ser trocado entre os 20.000 e os 40.000 km.
Fiat: Mobi 1.0 (2016 a 2023), Argo 1.0/1.3/1.8 (2017 a 2023), Toro 1.8/2.4 (2016 a 2021), Strada 1.4 (2013 a 2023); Jeep: Renegade 1.8 (2015 a 2021), Compass 2.0 (2015 a 2021); Nissan: Kicks 1.6 (2016 a 2022), Sentra 2.0 (2010 a 2020), Versa 1.6 (2012 a 2020), March 1.0/1.6 (2012 a 2020).
O que acontece se colocar um óleo mais grosso no motor?
Tem tudo a ver, pois o óleo lubrificante é oferecido em diferentes viscosidades, ou seja, se ele é mais fluido ou mais denso. Quanto mais grosso o óleo do motor for, maior o esforço das peças móveis. O pistão no cilindro, com o lubrificante mais viscoso, terá mais dificuldade para subir e descer.
Há uma relação direta do tipo de óleo com o consumo de combustível, segundo o especialista. “Substituir um lubrificante com viscosidade 15W40 por um 5W30 pode melhorar a eficiência do veículo em até 2%. É claro que o 5W30 é mais caro, mas a economia de combustível pode compensar no longo prazo”, diz o engenheiro.
Informações do produto: LUBRAX VALORA 5W-30 atende às especificações FORD WSS-M2C946-A e Chrysler MS6395. Podendo ser também utilizado em veículos que requeiram lubrificantes 10W30 como HONDA, TOYOTA e demais fabricantes.
Os números à esquerda do W (5, 10 e 15) representam a viscosidade do óleo de motor quando este se encontra à temperatura ambiente. Os números à direita do W (30, 40) representam a viscosidade do óleo à temperatura ideal do motor em funcionamento, ou seja, quando o veículo está em movimento.
O óleo 5w30 é tecnicamente mais fino que o 5w40. Isso significa que ele tem uma menor resistência ao fluxo, especialmente em temperaturas mais baixas, o que pode ser benéfico em ambientes frios ou durante a partida inicial do motor.
SAE 25W-50: Este óleo tem uma viscosidade mais elevada, ideal para motores que têm maior desgaste interno devido à alta quilometragem. SAE 20W-60: Este tipo de óleo oferece uma proteção robusta para motores antigos ou muito rodados, assegurando uma melhor lubrificação mesmo sob condições severas.
Quantos km posso rodar com óleo 5w30? A quilometragem que você pode rodar com óleo 5W30 varia, mas de acordo com o fabricante, a troca do óleo deve ser feita a cada 10 mil quilômetros ou a cada 6 meses, dependendo do que ocorrer primeiro.
Os dois óleos são feitos para representarem a viscosidade em altas e baixas temperaturas. Portanto, o óleo 20w50 é mais espesso quando está em altas temperaturas, quando comparado ao 15w40.
O óleo 10w40 é muito mais espesso do que o óleo 5w30. A viscosidade do óleo 5w30 a baixas temperaturas é de 5, enquanto a viscosidade do óleo 10w40 a baixas temperaturas é de 10.
Não há problema, desde que eles sejam de mesma especificação, mas não vale misturar mineral com sintético. Polati explica que os lubrificantes de mesma especificação de desempenho e viscosidade devem obrigatoriamente ser compatíveis.
INDICAÇÃO. Indicado para veículos que solicitem o grau de viscosidade SAE 5W-40, como os fabricados pela Volkswagen, Audi, BMW, Mercedes Benz, Citroen, Kia, Renault, Subaru, Suzuki e Ssangyoung.
Não! Os lubrificantes contam com aditivos químicos que sofrem influências distintas do calor e atrito. Resumindo, não pode misturar óleos de marcas diferentes, viscosidades diferentes (20W50 e 5W30, por exemplo) e composição (semissintético e mineral).
Por exemplo, o lubrificante 5w40 cria uma película de óleo mais grossa e mais forte, sela excelentemente os intervalos, destina-se a cargas significativas, é por isso que muitas vezes é usado em automóveis desportivos com potência de alto desempenho.
Qual o preço médio de oleo 5w40? O preço médio de oleo 5w40 depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar oleo 5w40 por valores entre R$ 37,50 e R$ 339,90.
Qual o preço médio de oleo sintetico 5w30? O preço médio de oleo sintetico 5w30 depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar oleo sintetico 5w30 por valores entre R$ 31,95 e R$ 59,90.