O que fazer quando o produto não tem preço?
O que fazer quando a mercadoria não tem preço? Se no lugar onde for fazer suas compras muitos produtos não tiverem seus preços, ou se não tiver o leitor de código de barras, ou se o leitor não funcionar, chame o gerente e relate o ocorrido, ou tire fotos dos produtos sem preço e faça uma denúncia ao PROCON.É crime não colocar preço?
No art. 66 tem-se que aquele que fizer "afirmação falsa ou enganosa, ou omitir informação relevante sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos ou serviços" incorrerá em detenção de três meses a um ano e multa.Pode anunciar sem preço?
Sim! Não informar o preço é crime e pode inclusive culminar em uma detenção de três meses a um ano. No artigo 66 do Código de Direito do Consumidor está previsto que: Art.É Lei ter preço nos produtos?
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, todos os produtos ou serviços devem informar o preço, de forma clara, precisa, objetiva e em língua portuguesa. Logo, a colocação de preço é obrigatória.PRODUTO SEM PREÇO OU DOIS PREÇOS! QUAL VALOR DEVO PAGAR? ENTENDA O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
Quando não tem o valor do produto na prateleira?
Obs: Se você não encontrar o preço no produto, na prateleira, na gondola ou na vitrine, vale o preço que estiver mais próximo, pois caso contrário, vai caracterizar crime contra o Código de Defesa do Consumidor, que determina no seu artigo 66, não havendo preço, existe omissão de informação relevante e a pena é de ...O que diz o artigo 35 do Código Defesa consumidor?
O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. Art. 35.Sou obrigada a vender pelo preço sugerido?
Não! O estabelecimento é livre para cobrar o valor que for justo para sua operação ser rentável, não precisa seguir o valor sugerido pelo fabricante. O ideal é colocar a etiqueta com o novo preço por cima do preço sugerido. Artigo 36 da Lei 12.529/2011 e Artigo 6º, inciso III do Código de Defesa do Consumidor.O que o CDC fala sobre preço?
De acordo com o artigo 35 do CDC, se ao passar pelo caixa o valor cobrado for maior do que o que estava disponível na gôndola do supermercado, o consumidor deve “exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade”, ou seja, exigir que lhe seja cobrado o valor da prateleira.Qual é a lei da precificação?
LEI Nº 10.962, DE 11 DE OUTUBRO DE 2004.Quanto é considerado preço abusivo?
Ter uma boa margem de lucro é fundamental para o crescimento do negócio, mas o PROCON reconhece que uma margem é abusiva quando o valor cobrado ao consumidor final é 20% acima do valor que os pontos de vendas pagaram pelo mesmo produto ao distribuidor.Pode divulgar preço no Instagram?
Por que não colocar preço no Instagram? De acordo com a lei, nenhuma empresa pode dificultar ou ocultar o acesso do cliente ao preço de um item. Apresentar esses valores apenas por meio de mensagem privada é uma prática criminosa e vai contra a Lei 13.543/2017.É proibido vender abaixo do preço de custo?
A venda de um produto por preço abaixo do custo pode resultar em punição à empresa, se comprovada que a prática traz domínio de mercado e eliminação da concorrência. Um dos itens do artigo 21 da Lei Antitruste (lei 8.884/94) trata de preço predatório.É crime mercadoria sem preço?
Loja não colocar o preço do produto, dentro das lojas ou da vitrine pode? Não! Inclusive isso é considerado crime, segundo o Código de Defesa do Consumidor! Artigos 35, 52 e 66 do Código de Defesa do Consumidor CONFIRA OS OUTROS EPISÓDIOS!Como denunciar loja que não coloca preço?
O Consumidor.gov.br é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. O consumidor registra sua reclamação, a empresa trata e responde, a Senacon e os Procons monitoram, e por fim, o consumidor avalia o atendimento da empresa.O que fazer quando o cliente pede o preço?
Quando o cliente perguntar o preço, valide com ele quais critérios além do preço serão considerados e construa seus argumentos a partir daí. Se você acredita que o seu preço vai parecer baixo para o cliente, apresente o produto e pergunte o que ele acha em comparação aos valores dos seus concorrentes.É obrigatório ter preço nos produtos?
A forma correta é aquela que o consumidor consiga ver e entender qual preço está sendo praticado para aquele produto”. Essa exigência está relacionada ao direito básico que o consumidor tem à informação, e a falta dela pode acarretar advertência e multa para a empresa.É crime se negar a vender?
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 39, inciso IX, considera como prática abusiva e proíbe expressamente a conduta do fornecedor que se recusa a vender bens ou prestar serviços ao consumidor que se disponha a adquiri-lo mediante pronto pagamento.O que é abuso ao consumidor?
Abusos contra o Consumidor1) Obrigar o consumidor, na compra de um produto, levar outro que não queira para que tenha direito ao primeiro. É a chamada venda casada. A regra é válida também na contratação de serviços. 2) Recusar atender consumidores quando há estoque de mercadorias.
Quando uma empresa pode se negar a vender para um cliente?
Quando uma empresa pode se negar a vender para um cliente? Nenhuma empresa pode discriminar um consumidor, uma prática abusiva segundo o Código de Defesa do Consumidor, além de ser passível de multa e outras punições. Portanto, não se pode recusar atendimento ao consumidor sem motivos.Quem fiscaliza preços?
O Procon fiscaliza o cumprimento das normas de defesa do consumidor. Este trabalho é realizado por meio de seus agentes fiscais devidamente credenciados.Quem estabelece o preço de venda?
Confira alguns fatores sobre preço de venda de um produto ou serviço que devem ser levados em conta:
- Custos de produção;
- Salários de colaboradores;
- Despesas fixas e variáveis;
- Lucro que se espera alcançar;
- Valores que a concorrência pratica.
Quais os 7 direitos de um consumidor?
Direitos Fundamentais do Consumidor
- Direito à segurança. Garantia contra produtos ou serviços que possam ser nocivos à vida ou à saúde.
- Direito à escolha. ...
- Direito à informação. ...
- Direito à ser ouvido. ...
- Direito à indenização. ...
- Direito à educação para o consumo. ...
- Direito a um meio ambiente saudável.