Uma dúvida frequente entre os passageiros é se a CNH é um documento válido para viajar de avião. A resposta é sim! A CNH é um documento válido para viagens de avião em se tratando de voos domésticos, ou seja, aqueles realizados dentro do território nacional.
Qual documento pode substituir o RG para viajar de avião?
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto é outro documento amplamente aceito para embarque nacional. Se você se questiona se precisa de passaporte para voo nacional, saiba que, para viagens dentro do Brasil, a CNH é válida e pode substituir o RG.
Pode viajar de avião somente com a Carteira de Trabalho?
Procedimentos para embarque sem o RG. Se você perdeu seu RG e está preocupado se pode viajar de avião, fique tranquilo, pois há procedimentos estabelecidos para situações como essa. É possível embarcar utilizando outros documentos reconhecidos como válidos, incluindo a Carteira de Trabalho.
Para isso, será necessário apresentar sua identidade (em destinos do Mercosul) ou o passaporte válido. Agora, se deseja utilizar a CNH para dirigir no exterior, aí a resposta é sim. É possível em países que tenham acordo com o Brasil. Continue sua leitura!
Carteira de Identidade (RG) original ou cópia autenticada; Carteira de Trabalho (válido para viagens domésticas para passageiros a partir de 16 anos completos); DNI (Documento Nacional de Identidade);
Quais DOCUMENTOS posso usar para VIAJAR de AVIÃO? E se eu perder os documentos?
Pode viajar de avião com CNH Digital?
A resposta é sim! A CNH é um documento válido para viagens de avião em se tratando de voos domésticos, ou seja, aqueles realizados dentro do território nacional. São válidas para embarcar tanto a Carteira Nacional de Habilitação física com foto, tanto quanto a CNH eletrônica do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
Os órgãos competentes confirmaram que o documentos oficiais apresentados de forma virtual não ferem as Condições Gerais do Transporte Aéreo (CGTA). De acordo com a norma: “o passageiro deverá apresentar para embarque documento de identificação civil, com fé pública e validade em todo o território brasileiro".
São considerados válidos para brasileiros adultos, em voos domésticos, documentos de identificação civil, com fé pública e validade em todo o território brasileiro, como RG, CNH e Carteira de Trabalho; cópia autenticada do documento de identificação civil, com exceção da CNH; e boletim de ocorrência, em casos de furto, ...
O RG pode ser substituído pela Carteira Nacional de Habilitação; Passaporte, Carteira de Identidade Militar; Carteira de Identidade de Órgãos de Fiscalização Profissional (exceto Coren) ou Carteira de Trabalho. Importante: Não são aceitos protocolos de documentos.
Quais os documentos necessários para uma viagem internacional?
Para esses destinos, o Registro Geral (RG) é aceito para viajantes brasileiros. O documento deve estar em bom estado de conservação e o passageiro deve estar reconhecível na foto do documento. Se preferir, o passaporte também poderá ser utilizado desde que esteja dentro da validade.
Em se tratando de viagem em território nacional, os documentos podem ser aceitos no original ou cópia autenticada em cartório, independentemente da respectiva validade, desde que seja possível a identificação do passageiro.
A CNH pode ser utilizada como documento de identificação dentro do Brasil, mas não é reconhecida pelas autoridades argentinas para fins de imigração. Portanto, ao planejar sua viagem para a Argentina, certifique-se de levar um RG em bom estado e emitido há menos de 10 anos ou um passaporte válido.
Se você perdeu seu documento ou sofreu um furto ou roubo, ainda assim poderá seguir viagem dentro do Brasil. Nesse caso, você precisa apresentar o boletim de ocorrência emitido há menos de 30 dias antes de seguir viagem. Esse artigo foi útil?
A boa notícia é que, dentro do território brasileiro, a validade do RG não é um obstáculo. Mesmo com o documento vencido, você pode embarcar em voos domésticos, desde que o RG esteja em bom estado de conservação e sua foto permita sua identificação com clareza.
Para que possam ser aceitos, além de fé pública e validade em todo o território brasileiro, esses documentos (DNI, CNH-e, e-Título etc.) deverão conter foto que permita a identificação do passageiro.
Não, a Permissão Internacional para Dirigir já é uma tradução das informações presentes na sua Carteira Nacional de Habilitação. O documento contém as informações traduzidas em diversas línguas para que você consiga dirigir tranquilamente em outros países.
Segundo o Itamaraty, o documento é válido em todos os países que fazem parte da Convenção de Viena sobre Trânsito Viário. O orgão ainda recomenda que a Permissão Internacional para Dirigir (PID) seja apresentada junto com a CNH.
Quais são os documentos necessários para viajar de avião?
Brasileiros que viajam dentro do Brasil precisam apresentar um documento de identidade com foto ao fazer o check-in e para embarcar. Os documentos aceitos são aqueles que valem em todo o território nacional, como o Registro Geral (RG), a Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho e o novo Título de Eleitor.
Precisa de passaporte para viajar de avião dentro do Brasil?
Conforme dissemos anteriormente, o passaporte não é obrigatório para viagens nacionais ou para países estrangeiros que tenham acordos de livre circulação com o Brasil. Porém, em outros casos, você terá que possuir um passaporte para poder receber autorização para ingressar no seu país de destino.
Nos vôos nacionais (dentro de Brasil) , são aceitos os seguintes documentos originais: Carteira de Identidade emitida pela Polícia Civil (SSP), carteira de motorista válida e com foto, passaporte válido, carteira de trabalho, carteiras profissionais com foto como OAB, CRA, CRM, militares e RNE, no caso de estrangeiros.
Apesar de alguns relatos esporádicos de aceitação, o RG digital não é amplamente reconhecido como um documento oficial para entrada no país. Para garantir uma viagem tranquila, considere solicitar um passaporte ou emitir uma nova Carteira de Identidade física antes de viajar.
Documento de identificação válido para viajar de ônibus. Ao viajar de ônibus, é imprescindível apresentar um documento de identificação válido. Isso geralmente significa um documento oficial com foto, como carteira de identidade (RG), carteira de motorista ou passaporte.