Espere o bolo ficar na temperatura ideal Outro erro comum é tentar desenformar o bolo com ele muito quente. Acontece que o resultado é sempre bolo despedaçado. Por isso, segure a ansiedade e espere o bolo ficar morno. Só então desenforme.
Passe uma faca sem ponta, ou espátula em toda a lateral. O bolo deve estar morno, pois se ainda estiver quente, a massa pode quebrar ou esfarelar e se já estiver completamente frio, é mais difícil de soltar.
Espere a temperatura ideal. Nada de desenformar o bolo assim que ele sai do forno ou de esperar o bolo esfriar: ele deve estar morno na hora de sair da forma. Com a ajuda de uma faca ou espátula, desgrude as beiradas do bolo da forma.
Primeiramente espere o bolo esfriar um pouco, ele deve estar morno, se ainda estiver quente ele pode quebrar ou esfarelar, e se estiver frio será mais difícil para conseguir soltar.
Dica de Confeitaria: Posso desenformar o bolo quente?
Pode abafar bolo quente?
Embrulhar e guardar bolos e preparações quentes
Existem muitos confeiteiros por aí que andam ensinando a abafar bolos ainda quente dizendo que isso preserva a umidade do bolo. Não é verdade – essa umidade vai sair de qualquer maneira, e ela DEVE sair.
Isso se deve ao processo de aeração da gordura – ou seja, de colocar ar na mistura desses ingredientes. Esse processo garante maciez e deixa o bolo mais úmido. Mas para fazer esse processo, os ingredientes precisam estar em temperatura ambiente.
Lembre-se que o bolo deve ser desenformado morno e nunca quente. Mas também não é para deixar o bolo esfriar totalmente dentro da forma, pois fica ainda mais difícil tirá-lo de lá. O ideal é desenformar o bolo quando a forma estiver um pouco quente, mas não a ponto de queimar.
Depois cê leva o seu bolo pra assar no forno. e quando sair, ó, já vai sair assim, bem soltinha as laterais. E aí você espera uns 20 minutinhos e desenforma!
Quando termina de assar o bolo tem que tirar do forno?
Espere o bolo ficar na temperatura ideal
Outro erro comum é tentar desenformar o bolo com ele muito quente. Acontece que o resultado é sempre bolo despedaçado. Por isso, segure a ansiedade e espere o bolo ficar morno. Só então desenforme.
"É melhor para manusear", diz Nathalia, que aconselha o usar espátula no lugar das mãos para tirar da forma bolos maiores. A exceção em relação à temperatura é para bolos que levam calda caramelada, como o de banana. Para evitar que o açúcar grude, a técnica é oposta: desenformar quente.
A gente sabe que quando o bolo está perfeito o cheiro enche a cozinha e dá aquela vontade de comer logo, mas é essencial que você espere ele esfriar antes de tentar desenformar e, claro, de rechear.
Quando o seu bolo estiver pronto, ele vai ter uma textura firme porém macia. Com a ponta dos dedos toque levemente o centro do bolo, ele deve parecer um travesseiro. Você deve sentir que a massa já tem uma estrutura formada e que apesar de estar firme ainda mantém as bolhas de ar.
O bolo deve estar totalmente frio. Use palitos de dente, em toda a lateral, para marcar o meio do bolo. Use uma faca longa e de serra, fazendo movimentos de vai-e-vem até completar a volta toda.
Se ao desenformar o bolo, o mesmo estiver grudado, coloque a fôrma alguns segundo sobre o fogo baixo. O bolo se soltará do fundo da fôrma. Sapatos e bolsas mofadas devem ser limpas com uma mistura de 1 xícara de água e 1 xícara de álcool.
Tem que esperar o pudim esfriar para desenformar? Sim. Isso é imprescindível para desenformar o pudim. "Deixe o pudim em temperatura ambiente antes de levar para gelar.
Não deixe o seu bolo esfriar dentro do forno. Isso é um MITO. Isso fará com que seu bolo passe do ponto e fique seco e talvez até duro. Siga as dicas que estou dando nesse vídeo, evite o choque térmico na forma do bolo porém sem deixar o bolo esfriar dentro do forno.
Pode colocar o bolo quente na geladeira para esfriar?
Bactéria, explica que essa é uma crença popular e que você pode, sim, guardar alimentos quentes na geladeira. Saiba mais abaixo! “Pode colocar alimento quente na geladeira, sim, sem problemas, mas não pode tirar do fogo e colocar na geladeira”, explica Dr.
Leve ao forno preaquecido e deixe assar por cerca de 30 minutos. Para saber se o bolo está assado: espete um palito na massa, se sair limpo é sinal que o bolo está pronto; caso contrário, deixe por mais alguns minutos até que asse completamente.
Nunca desenforme quente, pois ele ainda não adquiriu a textura de corte e não estará firme. Para desenformar o pudim, é necessário deixá-lo esfriar pelo menos umas 3 h na geladeira. "O ideal é desenformar o pudim quando estiver frio. Também vale aquecer o fundo da forma rapidamente na chama do fogão ou em banho-maria.
O que faz um alimento estragar é justamente esta água livre – a água que não está misturada a nada. Ela TEM que evaporar o máximo possível no caso de uma massa de bolo.
Primeiramente deixe a forma esfriar até você conseguir segurá-la com as mãos sem se machucar. Deve demorar de 8 a 10 minutos. Utilize uma grade para desenformar o bolo.
Provavelmente ele vai azedar. Agora imagina se isso acontece dentro do seu bolo. Não precisamos arriscar de estragar o nosso nome com o cliente, utilize caldas que tem mais durabilidade, como a calda base de açúcar, guaraná, água e pasta saborizante.