Em geral, produtos que operam apenas em 220, se comparados com os de 110, são mais caros por conta dos componentes elétricos necessários pra suportar a maior variação de tensão. Isso não é uma regra e depende também do tipo de equipamento.
E falando em dinheiro, uma rede elétrica de 110v é mais cara, pois precisa de fios mais grossos e recebe uma corrente elétrica maior. Caso os fios não sejam espessos o suficiente, é muito mais fácil colocar fogo em uma casa com a rede de 110v.
O consumo de energia não depende da tensão elétrica, mas, sim, da potência e do tempo de uso do equipamento. O produto da tensão pela corrente elétrica define a potência elétrica de um equipamento, e não o consumo.
Comparando-se com exemplos reais, 220V exige a passagem de menos elétrons e, portanto, menor gasto energético nos fios que conduzem eletricidade até a tomada.
Geladeiras de 110V tendem a ser mais eficientes energeticamente em regiões onde a voltagem da rede elétrica é 110V. Isso ocorre porque a voltagem está mais próxima daquela para a qual a geladeira foi projetada. Geladeiras de 220V, da mesma forma, são mais eficientes em regiões com rede elétrica de 220V.
MITO! Para muitos consumidores existe um mito que a tensão de 220V consome menos energia elétrica do que a tensão de 110V e que isto reflete em uma economia na conta de luz. A resposta é não, o consumo é o mesmo, e vamos explicar o porquê.
Resposta Esperada: A 110 volts é menos perigosa. Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.
Em geral, produtos que operam apenas em 220, se comparados com os de 110, são mais caros por conta dos componentes elétricos necessários pra suportar a maior variação de tensão. Isso não é uma regra e depende também do tipo de equipamento.
Qual ar-condicionado gasta mais energia, 110 ou 220V?
De uma forma geral, os aparelhos mais antigos consomem mais energia por terem peças de tecnologia ultrapassada. Um modo simples de observar a economia dos aparelhos modernos é verificar o selo PROCEL de eficiência energética. Todo mundo, um dia, escutou que ar-condicionado em 220v é mais econômico que em 110v.
Por outro lado, os utilizados na tensão de 220v tem a vantagem de ser mais eficiente e segura para itens de aquecimento ou aparelhos que demandem maior corrente elétrica. Além disso, por poder usar fios menos espessos, isso representa uma economia no momento de fazer a rede elétrica.
A escolha entre um forno elétrico 110V ou 220V não afeta diretamente o consumo de energia em kWh, mas pode influenciar a eficiência e a durabilidade do aparelho. Fornos de 220V tendem a ser mais eficientes, pois a corrente elétrica é menor, reduzindo perdas por aquecimento dos fios.
Em linhas gerais, um chuveiro 220 V consegue esquentar um pouco mais a água do que um de 110 V – em torno de 1 a 2 graus, o que pode fazer diferença no frio. No caso de um aparelho de 110 V, a fiação deverá ser mais grossa, já que a quantidade de corrente elétrica que passará pelos fios será maior.
Porque não há um padrão nacional para a tensão (ou voltagem) que chega às tomadas das nossas casas. Quando o Brasil começou a montar sua rede elétrica, no início do século 20, diferentes companhias se estabeleceram em cada região do país.
Os serviços de um profissional especializado podem variar de acordo com a região, mas é razoável estimar que esse custo inicial fica entre R$ 300,00 e R$ 600,00.
Na verdade os aparelhos de 220V consomem um pouco menos porque podem trabalhar com uma fiação mais fina devido a menor corrente (“amperagem”) que utilizam. Mas essa diferença de consumo é tão pequena que demoraria algumas dezenas de anos, para um consumidor obter retorno trocando um ar-condicionado 110V por outro 220V.
Por que é difícil achar ar-condicionado 110V? Os aparelhos de ar-condicionado 110V, bivolt e autovolt existem, mas são mais difíceis de serem encontrados. Isso acontece pois, fabricar e comercializar esse modelo de equipamento tem um custo muito alto.
Por que o ar-condicionado 110 é mais caro do que o 220?
Um dos motivos se deve ao custo que os fornecedores teriam para fabricarem os modelos 110V , e isso seria repassado ao consumidor, tanto na hora da aquisição quanto na hora da instalação, por isso o aumento da produção dos modelos 220V, faz com que o ar-condicionado 110V seja mais raro no mercado.
Dessa forma, o que muda de fato é a especificação do cabo. A partir da fórmula: Potência (W) = Tensão (V) x Corrente (A), é possível perceber que quanto maior a tensão, mais corrente elétrica consegue passar pelo fio. O cabo para aparelhos de tensão 110V tem uma espessura maior.
As norte-americanas usavam a voltagem 110 e as europeias, 220″, lembra o engenheiro. As cidades com alto índice de empresas europeias adotaram o 220v, como é o caso de Santa Catarina, que concentra um grande número de descendentes de alemães, italianos e portugueses.
A rede de 220V dá um choque muito mais forte, podendo, até mesmo, matar uma pessoa. Um choque de 127V, por sua vez, pode ser mais perigoso em decorrência do risco de se ficar grudado ao fio, o que não ocorre no choque de 220V.
No entanto, estudos de longa data indicam que voltagens superiores a 50 volts em pessoas não molhadas e superiores a 12 volts em pessoas imersas na água (piscinas ou mar, por exemplo), podem ser muito perigosas e até fatais.
Tanto a tensão de 220 quanto a de 110 volts são formadas por fases de 110 volts, 2 fases no 220 e uma fase mais neutro no 110, portanto, o choque ocorre entre uma das fases e o terra (ou neutro), por exemplo, quando a pessoa toca com a mão uma fase e a corrente elétrica passa pelo corpo até os pés (terra).