Por que 4 em cada 10 pessoas na Guiana têm origem indiana?
Registros indicam que, entre 1838 e 1917, 238.909 indianos foram trazidos para a Guiana Britânica em cerca de 500 navios como trabalhadores contratados. A Guiana Britânica foi entre, as colônias de língua inglesas, a que mais trouxe trabalhadores contratados da Índia.
A Guiana tem quase 800 mil habitantes, de acordo com o The World Factbook da CIA. Cerca de 40% da população é descendente da Índia, enquanto 29% são descendentes de africanos, 19,9% são mestiços, 10,5% são ameríndios e 0,5% outros.
A pessoa que nasce na Guiana Francesa é chamada franco-guianense. Além disso, o indivíduo que nasce no território ultramarino é considerado cidadão francês e, por consequência, cidadão europeu.
O atual estado brasileiro do Amapá foi chamado de Guiana Portuguesa entre 1809 e 1817 e era, até meados do século XX, conhecido também como Guiana Brasileira. Da mesma forma, a região administrativa da Guayana atualmente é conhecida como Guiana Venezuelana e, anteriormente, era chamada de Guiana Espanhola.
HISTÓRIA DA GUIANA | Um país com o Território em Disputa | Globalizando Conhecimento
Quais são as 3 Guianas?
As Guianas são uma subdivisão da América do Sul, composta pelos seguintes países e territórios: Guiana, Guiana Francesa e Suriname. Os territórios das Guianas foram colonizados no século XVI por Inglaterra, Holanda, França, Portugal e Espanha.
Como o Brasil perdeu o território da Guiana Francesa?
Disputa entre Portugal, Holanda e Reino Unido
À época, os holandeses ocupavam a área da atual Guiana. Mas, após as invasões de Napoleão pela Europa no século 18, a área foi destinada aos ingleses, que ajudaram o país a se livrar da invasão do imperador francês. Que História! Fim do Que História!
Essequibo (também grafado Esequibo), é o nome dado originalmente à região leste da então Guiana Inglesa, vendida ao Reino Unido pela Holanda, junto aos territórios de Berbice e Demerara. Por Essequibo pode estar à procura de: Território Essequibo - região da Guiana, disputada pela Venezuela. Rio Essequibo.
A Guyana foi colonizada por holandeses, depois ingleses, inserindo-se como país independente no mercado mundial em 1966; em 1970, declarou-se como uma República Cooperativa.
O nome Guiana foi dado ao país pelos povos originários que habitavam a região antes da chegada dos europeus, como conta a Encyclopedia Britannica. O significado da palavra, segundo a plataforma, é “terra da água”, em virtude da abundância de recursos naturais encontrados por lá.
A chegada dos imigrantes indianos coincidiu com a abolição da escravidão na Guiana. A demanda por mão de obra fez com que trabalhadores fossem trazidos da Índia.
Idioma: O inglês é falado na área reivindicada, sendo este um dos poucos territórios da América do Sul com esse idioma oficial, além das Malvinas-Falklands. Enquanto isso, o espanhol é falado na Venezuela, como em grande parte da região.
A língua oficial da Guiana é o inglês, o que faz dela o único país da região a ter o inglês como língua oficial. Mesmo assim, o país reconhece dez línguas faladas regionalmente, como Akawaio, Macushi, Patamona e Wapishana.
No período da colonização, os holandeses formaram três colônias na região: Essequibo, Demerara e Berbice. A região de Essequibo era reivindicada pela Espanha, tornando-se posteriormente uma reivindicação da Venezuela. A Guiana conquistou sua independência em relação aos britânicos em 1966.
Por que a Guiana Francesa não é considerada um país?
A partir de abril de 2015, a Guiana Francesa deixou de ser um departamento ultramarino da França para se transformar numa coletividade territorial única. O país continua sendo território francês, mas ganhou maior autonomia administrativa.
A região da Guiana foi explorada primeiro por espanhóis, no século 15, mas colonizada apenas no século 17 por holandeses. Após a Holanda ceder o território aos ingleses, a Guiana passou a ser considerada uma colônia britânica. Na América do Sul, foi o único território colonizado por ingleses.
Qual cidade brasileira faz divisa com a Guiana Francesa?
Possui uma população de 24.263 habitantes e uma área de 22.725,70 km². É a única cidade do Amapá que tem fronteira internacional – faz limite com a Guiana Francesa, Departamento Ultramarino da França na América do Sul. Por isso, é a única cidade do Amapá além de Macapá, que possui uma unidade do Exército Brasileiro.
A Guiana é um dos países mais pobres da América Latina. Seu Ingresso Nacional Bruto (INB) per capita é de US$ 3,750 e a expectativa de vida gira em torno dos 66 anos (Dados Banco Mundial, 2013).
Os pratos típicos do país são o pepperpot, um guisado de carne com pimenta, e o chowmein, um tipo de macarrão de origem chinesa. O curry, tempero indiano, é muito utilizado na culinária guianense – o frango e a carne bovina ao curry são outros pratos principais do país.
Dom João VI, em retaliação às invasões napoleônicas, ocupou a Guiana Francesa. Posteriormente, através de um acordo, o Brasil devolveu essa região aos franceses.
O Sul, Paraná e Santa Catarina foram cortados a oeste, criando o território de Iguaçu. Ponta Porã e Iguaçu foram extintos, e os Estados do Maranhão e do Piauí passaram a integrar a região Nordeste.
Contudo, muita gente também desconhece os encantos da Guiana Brasileira — sim, o Brasil tem uma guiana para chamar de sua! Estamos falando do estado do Amapá, no extremo norte do Brasil. Essa região é considerada a guiana brasileira, mas não por ser vizinha da Guiana Francesa.