As palavras proparoxítonas são as que possuem a antepenúltima (terceira de trás para frente) sílaba tônica, ou seja, pronunciada com mais força. Elas possuem um acento agudo ou circunflexo que indicam a sílaba tônica. Veja alguns exemplos: Abóbora.
Portanto, a sílaba forte da palavra ABÓBORA é o primeiro “-bo-”, que leva um acento gráfico. Sabe por quê? Porque, de acordo com as regras de acentuação da língua portuguesa, TODAS as palavras proparoxítonas, sem exceção, levam acento gráfico na sílaba forte.
✅ Sílaba Tônica: Oxítona, Paroxítona e Proparoxítona - Rápido e fácil - Profª Aline
Porque a palavra abóbora é proparoxítona?
As palavras proparoxítonas são as que possuem a antepenúltima (terceira de trás para frente) sílaba tônica, ou seja, pronunciada com mais força. Elas possuem um acento agudo ou circunflexo que indicam a sílaba tônica. Veja alguns exemplos: Abóbora.
Parece sina das nossas frutas de nome indígena oxítonas em a, como jatobá, jaracatiá, ingá, guaraná, jerivá, butiá, inajá e até araçá, a de serem desconhecidas ou difíceis de comer. Casca dura, mais semente que polpa, fiapenta, sem doçura, grudenta, farinácea, ácida e cáustica são algumas das coisas que se diz delas.
1) As palavras cuja acentuação tônica recaem na última sílaba, chamam-se oxítonas. 2) As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são as de maior número em língua portuguesa. 3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se proparoxítonas.
A palavra "Picolés" é acentuada porque ela é uma palavra oxítona terminada em “e”. Pela regra de acentuação, as palavras oxítonas terminadas em "e", seguidas ou não de "s", são acentuadas.
Vulgarmente classificada como hortícola, a abóbora é considerada um fruto em termos botânicos e cresce a partir de uma planta rasteira da família das cucurbitáceas, a mesma da melancia, do melão, do chuchu e do pepino. A forma da abóbora é variável, mas geralmente é ovoide ou oblonga.
Mesmo a última sílaba sendo aquela pronunciada com mais intensidade, de acordo com as regras de acentuação, nunca acentuamos oxítonas terminadas em “u”. Por isso é que “caju”, “urubu” e “Pacaembu” não recebem acento gráfico.
Mas nosso sistema ortográfico vigente determina que oxítonas terminadas na letra "I" antecedida de consoante NÃO recebem acento agudo: assim são abacaxi, aqui, juriti, Parati e as formas verbais comi, parti, vivi, bebi, sorri etc. GARI, portanto, NÃO tem acento.
- Palavras oxítonas terminadas em u e i serão acentuadas somente quando essas vogais vierem precedidas de outra vogal, como baú, açaí). Observação: O acento agudo é utilizado em vogais abertas e o circunflexo nas fechadas.
b) Há palavras terminadas em m, tanto oxítonas como paroxítonas, que não são acentuadas, nem umas. nem outras: OXÍTONAS: bombom, flautim, semitom, capim, ba- tom, amendoim.
Por exemplo: quando falamos a palavra banana, o primeiro “na” tem maior intensidade que o outro “na”, e também maior que “ba”. O primeiro “na”, que é a segunda sílaba da palavra, é a sílaba tônica. .
A separação da palavra queijo - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Gostaria de saber, ao separar a palavra queijo, como a classifico quanto aos encontros vocálicos. Ao separar a palavra queijo, obtém-se quei-jo.