O mar aparece azul porque a água absorve as cores vermelho, laranja e amarelo (comprimentos de onda longos) deixando visíveis os azuis (comprimentos de onda curtos). Mesmo assim, a maioria dos mares e oceanos são negros.
O mar é azul porque ele funciona com um filtro da luz solar. A energia luminosa de algumas cores é absorvida pelo oceano mais perto da superfície do que a energia de outras cores.
O tom azulado da água surge em razão de sua capacidade de absorver a porção da luz correspondente aos maiores comprimentos de onda do espectro visível: as cores “quentes”, como o vermelho, amarelo e laranja. Chamamos de espectro visível todas as cores que podemos enxergar.
Qualquer grande quantidade de água limpa é azul, porque as moléculas de H2O funcionam como um filtro de luz solar: elas pegam a luz branca emitida pela estrela, que contêm todas as cores, absorvem algumas delas (como vermelho, laranja e amarelo) e refletem outras – principalmente o azul.
O tom azulado da água origina-se da absorção da luz que incide sobre ela. A água tende a absorver melhor os comprimentos de onda mais longos da luz, como os dos tons laranja e vermelho.
Oceano Pacífico é o maior oceano da hidrosfera, cobrindo um terço da superfície terrestre. Possui grande importância econômica, e sofre atualmente com a poluição. Localização do oceano Pacífico, em azul-escuro.
A cor do oceano é derivada dos materiais encontrados em suas camadas superiores. Por exemplo, um mar azul profundo terá muito pouca vida, enquanto uma cor verde significa que existem ecossistemas ali baseados em fitoplâncton, micróbios semelhantes a plantas que contêm clorofila.
O mar aparece azul porque a água absorve as cores vermelho, laranja e amarelo (comprimentos de onda longos) deixando visíveis os azuis (comprimentos de onda curtos). Mesmo assim, a maioria dos mares e oceanos são negros.
“Isso acontece por causa dos pigmentos amarelos presentes na matéria orgânica de algas e vegetais. Ao misturar azul com amarelo, surge o verde”, disse o oceanógrafo Luís R. Tommasi, da USP, à Superinteressante. A areia amarelada também pode influir.
A resposta está na composição química da água do mar.
A água do mar contém uma variedade de minerais dissolvidos, sendo o mais abundante o cloreto de sódio, conhecido como sal comum. À medida que a água flui dos rios para o oceano, ela carrega consigo minerais dissolvidos e sedimentos.
A luz solar é composta por diferentes comprimentos de ondas eletromagnéticas, que se manifestam como diferentes cores no espectro visível. No fundo do oceano, as partículas em suspensão, como argila e sedimentos finos, podem dispersar a luz, influenciando a aparência da água.
Um oceano pode ter até cerca de 11 quilômetros de profundidade — cerca de 2 mil metros a mais do que o Monte Everest tem de altura! As águas dos oceanos escondem enormes formações submarinas, cujas dimensões podem até superar as de pontos mais altos da superfície.
A cor normal do mar é azul porque essa é a tonalidade que as partículas de areia e os microorganismos mais comuns na sua superfície refletem quando atingidos pela luz solar (composta de comprimentos de onda vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta).
O céu é azul porque a luz solar, ao atravessar a atmosfera terrestre, é refratada e atinge os átomos dos gases oxigênio e nitrogênio, que a dispersa em todas as suas cores, com seus respectivos comprimentos de onda, refletidos por essas partículas. A cor que se dispersa e é mais bem refletida é a azul.
Normalmente, a cor predominante é azul devido ao fato de essa ser a tonalidade que as partículas de areia e os microorganismos mais comuns na sua superfície refletem quando atingidos pela luz solar.
A explicação por trás do fenômeno vem da forma como a luz se espalha pelas moléculas na atmosfera. É a luz azul — que tem o comprimento mais curto — que se espalha mais intensamente por essas pequenas partículas, o que leva à coloração azulada que observamos.
As ondas do mar podem se originar por diversos motivos. A maior parte delas acontece por causa do vento que agita a superfície. Dá para ver esse efeito assoprando a superfície da água em uma bacia. Outro motivo pode ser o deslocamento de terra como um terremoto, por exemplo.
Portanto, o Sol é branco. Os tons de amarelo e vermelho que enxergamos ao olhar para o Sol surgem por causa da dispersão dos raios solares ao adentrarem a atmosfera.
economizar muito fazendo na sua casa. Você só vai precisar de tinta branca, corante marrom, corante verde e corante ocre. Vem comigo! A cor fundo no mar são quatro gotinhas de corante verde, 6 gotinhas de corante ocre, 6 gotinhas de marrom.
Porque Oceano Pacífico e Atlântico não se mistura?
A principal razão pela qual esses dois oceanos não se misturam é o istmo do Panamá, uma estreita faixa de terra que conecta a América do Norte à América do Sul. Antes do surgimento do istmo do Panamá, cerca de 3 milhões de anos atrás, as duas massas de água eram conectadas, permitindo uma mistura mais livre.
Mais ao norte do Japão, de Tohoku a Hokkaido, as pessoas observam que a cor das águas das praias é mais escura. Isso se deve basicamente à cor dos sedimentos, da areia.
Outro ponto que favorece a formação de águas cristalinas no local são as correntes marítimas. Por conta do formato da Ilha, elas são longas e não trazem tanta turbidez para a água, diferente dos costões, onde o mar acaba batendo mais forte. Essa mesma questão também influencia na temperatura do mar.