A resposta é mais simples do que se imagina: porque a arte está diretamente ligada a momentos de entretenimento. Mas o que é entretenimento para o consumidor, é dedicação e, muitas vezes, exaustão para o artista.
A desvalorização artística no Brasil é um tema bastante evidente na atualidade, cuja arte é muitas vezes negligenciada através do ensino, o que causa o desinteresse para com a arte. Diante desse fato trabalhou-se a desvalorização da arte visando uma forma de reconhecimento artístico.
arte muitas vezes não é valorizada porque na escola não é valorizada a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) não tem uma regulamentação específica para as aulas de arte.
O valor de uma obra de arte depende primeiramente de sua função na sociedade, ou seja, do homem que a apreende, do apreciador, do consumidor. Por função entendo aqui ser eficaz, de uma determinada forma, dentro de um dado contexto.
Precisamos começar a valorizar a arte desde que somos pequenos, incentivando as crianças nas escolas e dentro de casa a reconhecer a nossa cultura. Entretanto os adultos também podem fazer a sua parte, ajudem os artistas que vocês conhecem comprando seus produtos ou os divulgando!
1° A valorização da arte sempre vai depender primeiramente do artista. O artista tem que ter uma história interessante, um percurso artístico. 2° A linguagem visual da obra do artista tem que ser inconfundível. 3° Ser representado por uma boa Galeria pode ajudar bastante.
A arte visa proporcionar o processo de criação no indivíduo, levando-o a desenvolver sua criatividade e raciocínio, melhorar o seu potencial de pensamento e realização de atividades, de exposição e solução de problemas em situações sociais e cotidianas.
A arte como uma forma de ensino da cultural e arte popular é importante para a humanidade, uma sensibilidade, criatividade e sentimentos de emoções e desejos, e hoje em dia comentando e criticando fatos da sociedade.
O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que surgiu na Itália, no século XV e se expandiu para outras regiões da Europa, trazendo renovação nas áreas de filosofia, política, economia, cultura, artes, ciência, dentre outras.
Com as artes plásticas e visuais, os estudantes são estimulados a praticar as habilidades de observação, senso crítico, criatividade, imaginação e de entendimento do mundo à sua volta. Essas capacidades aumentadas também favorecem o desenvolvimento cognitivo como um todo.
Segundo o dicionário Houaiss, arte é a "produção consciente de obras, formas ou objetos, voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana". Na verdade, a arte transforma a forma de imaginar e de entender o mundo.
O estudo artístico auxilia o aluno a desenvolver e a trabalhar várias características, como o foco e a concentração, a disciplina, a imaginação, o senso crítico, a criatividade, a resiliência, além de aumentar o repertório cultural e histórico do estudante.
Com a desvalorização constante da ocupação artística e ataques do governo aos incentivos culturais, organizações da área, artistas independentes e outras instituições, que têm a arte como principal objetivo, são impactados pela instabilidade e pelo preconceito.
A obra de arte brasileira mais cara do mundo é modernista | InvestNews. A Semana de Arte Moderna de 1922 completa 100 anos este ano. Você sabia que um quadro modernista é a obra de arte brasileira mais cara vendida em leilão? “A Caipirinha”, de Tarsila do Amaral, foi arrematado por R$ 57,5 milhões em 2020.
Qual a importância da valorização da arte em uma sociedade?
A arte abre novos caminhos e novas oportunidades, transformando o indivíduo de dentro para fora e mostra que, independente de quem seja, estamos repletos de dons e talentos que só estão esperando aquela oportunidade para se mostrarem para o mundo.
"A importância da arte na vida das pessoas é algo nítido, afinal ela está em todo lugar, faz parte da nossa cultura e da nossa história. Auxilia-nos na nossa comunicação, no nosso convívio, no nosso crescimento humano e social."
A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
O que faz uma peça de arte ser cara é sua autenticidade e exclusividade – em qualquer nível –, pois a escassez gera valor, sobretudo quando o seu autor, como fonte última e direta de escassez, está morto.
Como a arte pode ser mais valorizada nos dias de hoje?
Apoiar arte e cultura vai além de você gostar ou não de uma expressão artística. Com a volta parcial das atividades presenciais, demonstrar seu apoio às artes é uma forma de fazer com que esse setor volte a crescer, tendo em vista os cortes sofridos nos últimos anos.
Beleza, equilíbrio, harmonia, revolta são valores estéticos da criação humana que resumem as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura, o que também define a arte.
Ela estabelece uma troca de energia, de expressões, de sentimentos e sensações. É por meio dessa troca que conseguimos compreender o valor do outro e o que realmente consideramos importante em nossas vidas.
É por meio da arte que o ser humano consegue dividir suas experiências e compartilhar sentimentos com todos aqueles que estiverem disponíveis, dispostos e sintonizados. Dessa forma, a arte é livre e não pode ser imposta. É preciso estar aberto para receber e sentir o seu significado, que também será pessoal e íntimo.