Quando uma barata está virada para cima, isto significa que ela está morta? Não. Muitas vezes a barata se finge de morta para evitar que a matem. Ela quer enganar seus caçadores com esta atitude.
"Quando uma barata está morrendo, seu alto centro de gravidade puxa suas costas para o chão. Seus músculos arredondados e enfraquecidos impedem que ela corrija a posição, especialmente em superfícies lisas, o que resulta em sua inversão", complementa.
Também não se afogam com facilidade - seu fôlego dura 40 minutos. O cérebro da barata não fica só na cabeça, mas ao longo de seu corpo. Assim, se a barata tiver sua cabeça cortada, ela sobrevive por uma semana e, então, morre de sede.
Com a contração das patas, que fazem um efeito de “mola”, elas se projetam para trás. O corpo da barata, ao cair sem forças, seja por um ataque com uma sandália, por exemplo, ou mesmo com o veneno, tende a ser projetado para o lado mais pesado. Sem a coordenação motora, não consegue virar-se.
Mito. Essa teoria de que baratas são imortais pode ter surgido na década de 1960 com relatos de que os insetos teriam sobrevivido aos ataques nucleares de Hiroshima e Nagasaki. Claro que esse fato nunca foi confirmado. Na verdade, as baratas são resistentes se comparadas com alguns seres.
O cheiro do louro vai espantar baratas e você pode trocar as folhas de duas em duas semanas. Essência de Alecrim: Pingue duas gotinhas de essência de alecrim em chumaços de algodão e espalhe-os pela casa, o cheiro também espantar baratas.
Elas não possuem olhos privilegiados, são quase cegas. A antena é seu grande diferencial: é por ela que as baratas sentem gostos, cheiros, detectam vibrações, mudanças de temperatura e umidade.
À primeira vista, pode parecer uma tarefa difícil, mas basta atingir seu ponto fraco: a falta de limpeza e a oferta de comida. Esses insetos dificilmente habitam locais limpos, sem migalhas de alimentos ou de difícil acesso.
Existem muitos inimigos naturais (predadores e parasitas) que atacam as baratas, como por exemplo, osgas (lagartixas), bactérias, formigas, vermes, fungos, protozoários, artrópodes (ácaros, aranhas, besouros, escorpiões, hemípteros e himenópteros) e vertebrados.
Baratas mordem pessoas? Sim, inclusive, a força da mordida delas equivale a 50 vezes seu peso corporal. Portanto, é bastante dolorosa, podendo o machucado evoluir até para infecção e demandar o uso de antibióticos.
O infectologista André Pirajá disse que pisar em uma barata pode contaminar o local com fungos, vírus e outros micro-organismos responsáveis por doenças graves.
Elas podem passear pela sua boca enquanto você dorme.
As baratas têm o hábito de roer os lábios das pessoas enquanto elas dormem para colher restos de alimentos. O hábito em si já causa embrulho no estômago, acrescente ainda o fato de que as baratas podem transmitir várias doenças.
As baratas são insetos muito diversos e abundantes e, por serem onívoras, ou seja, por comerem de tudo, têm papel vital como decompositoras de restos orgânicos. Além disso, elas fazem parte da dieta de muitos outros animais, como aves, aranhas, lacraias e escorpiões.
As baratas respiram através de estruturas chamadas espiráculos. Poros localizados na lateral de seu abdômen. Em contato com inseticidas, esses poros se fecham e a barata na tentativa desesperada de respirar vira de barriga para cima na tentativa de puxar o ar, e se possível se recuperar da ação do veneno.
O papel das baratas na decomposição da matéria orgânica é vital para manter a limpeza dos ambientes naturais. Ao consumir detritos, elas não apenas removem a matéria em decomposição, mas também aceleram o processo de reciclagem de nutrientes.
Porque as baratas amanhecem mortas? Isso acontece porque para o controle de baratas, são utilizados produtos que oferecem uma ação residual prolongada.
Por mais que muitas pessoas simplesmente adorem o cheiro da folha de louro, as baratas odeiam este aroma e tendem a fugir dele. A dica é espalhar folhas de louro em locais que os insetos surjam com frequência e que também possam ser considerados um esconderijo, como, por exemplo, em armários e debaixo do fogão.
Essas bactérias liberadas quando se mata uma barata podem, ocasionalmente, provocar doenças intestinais, que vão desde uma diarreia comum até febre tifoide e cólera.
Baratas não gostam de luz e só costumam sair à noite, quando procuram comida e parceiros sexuais. Você só verá uma barata durante o dia, se houver uma superpopulação ou falta de alimento e água.
Brincadeiras à parte nas curiosidades sobre baratas, sim, a barata tem um pequeno coração em seu abdômen. Ele parece um tubo e é responsável por transportar o sangue para todo seu corpo.
As baratas não dormem, mas sabem que é hora de se recolher quando percebem a claridade e só saem quando escurece. Dentro das casas, a hora de ficar quieta no seu canto é enquanto o homem está ativo, oferecendo mais riscos a ela. Então, se você tiver um infeliz encontro diurno com o bicho, fique atento.
Um estudo recente concluiu que uma única barata pode ter mais de 250 milhões de bactérias, então imagine só o quanto elas podem transmitir doenças com um único contato! Pior ainda se elas estão sempre nos quartos e podem andar pelos lençóis, travesseiros e contaminar as pessoas sem nem precisar tocar nelas.
Ou seja, uma barata não vê você com a nitidez que você a vê. Mas as antenas do animal são poderosas: detectam vibrações, mudanças de temperatura e umidade. São a principal ferramenta que esses insetos têm para perceber o mundo à sua volta. As baratas gostam de lugares quentes e úmidos.