O que são resíduos classe I, II a II, B?
A classificação dos resíduos sólidos é realizada de acordo com sua natureza física, composição química, riscos potenciais ao meio ambiente e origem. A norma divide os resíduos na Classe I (resíduos perigosos), Classe IIA (resíduos não inertes) e IIB (resíduos inertes).O que é classe I?
A denominação “Classe I” faz referência à classificação estabelecida pela NBR 10004 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Esta categoria agrupa resíduos que apresentam características de periculosidade, tais como inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade.Quais são os resíduos classe A?
Classe A - São os resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados, tais como: de construção, demolição, reformas e reparos de pavimentação e de outras obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem, de edificações, componentes cerâmicos como (tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento ...Como descartar resíduos classe 1?
Os resíduos classe I podem ser tratados de diversas formas, como incineração, autoclavagem, tratamento termoquímico e outros. Após o tratamento, os resíduos devem ser enviados para a destinação final, que é conhecido como aterro classe 1, um lugar especialmente apropriado para o descarte desse respectivo resíduo.RESÍDUOS SÓLIDOS
Quais são os resíduos perigosos classe 1?
A norma da ABNT considera os resíduos de Classe 1 aqueles que apresentam diferentes características de periculosidade. Essas características são as seguintes: Inflamabilidade – catalisadores gastos; solventes como acetona, acetato de etila, éter etílico, n-butanol e metanol; resíduos de solventes e outros.Como armazenar resíduos classe 1?
Basicamente, os resíduos classificados como perigosos ou pertencentes à Classe I, não devem ser armazenados juntamente com os demais resíduos classificados como não perigosos conforme determina a ABNT NBR 10.004. É necessário implantar uma área de contenção, fazer um inventário e um plano de amostragem.Quais são os resíduos classe C?
Classe C. São os resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis que permitam a sua reciclagem ou recuperação – como, por exemplo, gesso ou isopor.Quais são os resíduos classe B?
Os resíduos inertes, Classe II B, são os que mantêm suas características durante o processo de decomposição. Alguns exemplos de resíduos classificados nessa categoria: entulhos de demolição, pedras, areia, sucatas de ferro. Também são inertes: madeiras, isopor, borrachas, latas de alumínio e vidros.Quais são os 4 tipos de resíduos?
Resíduos orgânicos, materiais recicláveis, resíduos especiais e rejeitos: esses são os quatro tipos de resíduos domésticos, aqueles que geramos em casa.O que significa classe C?
Quem pertence à classe C? A classe C engloba famílias que possuem um rendimento mensal entre quatro e dez salários mínimos, ou seja, rendimentos entre R$ 4.180,00 a R$ 10.450,00. A classe C costuma ser território de quem presta serviço à classe alta, ou seja, à classe A ou B.O que são resíduos de classe 3?
Resíduo Classe III: São as substâncias inertes, como rocha, tijolos, vidros e certos plásticos e borrachas que não são decompostos prontamente.Qual a classe do lixo comum?
Resíduos não Perigosos não Inertes – Classe II A:Exemplos: restos de alimentos, lixo comum, resíduos de varrição e de banheiro.
O que é transporte de resíduos classe II A?
O Transporte de Resíduos Classe II é composto por matérias como; papéis, vidros e metais que podem ser dispostos em aterros sanitários ou reaproveitados após uma avaliação do potencial de reciclagem de cada item, os efluentes também podem ser classificados nessa normatização, efluente classe II, entre muitos destinos, ...Qual a classe do papelão?
Classe B. São os resíduos recicláveis para outras destinações, tais como plásticos, papel, papelão, metais, vidros, madeiras e outros.Qual a classe do óleo de cozinha?
O óleo de cozinha, e de forma mais abrangente, os OGRs são considerados resíduos Classe II B pela NBR 10.004/04, sendo seu código nessa norma o A099 (ABNT, 2004).O que são resíduos classe A?
Classe A - são os resíduos que podem sem reciclados e reutilizados, tais como: de construção, demolição, reformas e reparos de pavimentação e de outras obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem, componentes cerâmicos (tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento etc.), argamassa e ...O que são resíduos tipo D?
Grupo D: resíduos que não apresentem risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares. Grupo E: materiais perfurocortantes ou escarificantes, tais como agulhas e lâminas de vidro, contaminados ou não.O que são resíduos do grupo A?
Grupo A – Resíduos Infectantes– Bolsas transfusionais contendo sangue ou hemocomponentes rejeitadas por contaminação ou por má conservação, ou com prazo de validade vencido, e aquelas oriundas de coleta incompleta.
Qual a classe do isopor?
Dentro dessa classificação, o isopor é, também, enquadrado como resíduo classe II B, uma vez que, em presença de água destilada, à temperatura ambiente, mantém sua integridade e não solubiliza seus constituintes.Quais são os 5 tipos de resíduos de acordo com a classificação comum?
Classificação dos resíduos
- Grupo A – Infectantes. ...
- Grupo B - Químicos. ...
- Grupo C - Radioativo. ...
- Grupo D - Resíduos comuns. ...
- Grupo E - Perfuro cortantes.
Qual a classe do resíduo de madeira?
Resíduos Classe II – Não perigososJá os resíduos inertes, da classe II B, não apresentam alterações físicas, químicas e biológicas. Alguns exemplos resíduos inertes são entulhos de construção, madeiras e borrachas.
O que são resíduos de classe 1 e 2?
Dessa forma, o documento enquadra os resíduos sólidos de acordo com o risco que eles representam para a saúde pública e o meio ambiente: Classe I – Resíduos Perigosos. Classe II – Resíduos Não Perigosos.O que são resíduos perigosos classe 1?
1) Resíduos Classe I – PerigososBasicamente, são materiais que exigem maior atenção devido ao seu alto grau de poluição, já que suas propriedades físico-químicas e infectocontagiosas, apresentam risco à saúde pública e à natureza.