Por que a campanha publicitária escolheu a cor rosa para representar o combate ao câncer de mama?
Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA). A cor rosa representa um alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia a fim de se prevenir a doença.
Por que a campanha publicitária escolheu a cor rosa?
Para representar a AIDS, usaram um laço vermelho, porque vermelho é a cor da paixão. Assim, em 1991, quando a fundação Susan G. Komen resolveu presentear os participantes Corrida pela Cura do Câncer de Mama, em Nova Iorque, com um laço, escolheu a cor rosa para representar a luta contra a doença.
Por que escolheram a cor rosa para representar o câncer de mama?
A ideia de Nancy, de usar rosa, se explica, pois esta já era uma cor associada à mulher e também por trazer a positividade que as flores rosas têm. A rosa é bonita, impetuosa e sempre firme, assim como é a mulher que luta contra o câncer de mama.
Sabe por quê? A cor faz parte de um movimento chamado Outubro Rosa, que visa conscientizar mulheres e homens sobre a prevenção do câncer de mama através do diagnóstico precoce. O nome remete a cor do laço rosa que é o símbolo da campanha.
Por que a cor rosa foi escolhida para o Outubro Rosa?
Como surgiu – O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Campanha Outubro Rosa - Prevenção ao Câncer de Mama
O que é o símbolo do Outubro Rosa?
Após uma discussão com Lauder, Hayley e os seus advogados foi então acordada uma nova cor. O cor-de-rosa fora então escolhido para a cor do laço, tornando-se assim um símbolo internacional para a luta contra o câncer de mama. O The New York Times declarou o ano de 1992 como o ano do Laço Cor-de-Rosa".
Por que a conscientização sobre o câncer de mama é importante?
A SBM quer reforçar que há muita vida após o câncer de mama e que o cuidado com a saúde feminina deve ser olhado com atenção, principalmente neste momento em que o rastreamento e o tratamento foram prejudicados e ainda estão sendo retomados por conta da pandemia de Covid-19.
Ele está associado ao feminino, ao romantismo, à pureza e à delicadeza, características que são frequentemente encontradas também na natureza. Por isso, é uma cor comumente usada por meninas. Afinal, representa a fantasia e o encantamento das crianças.
Seguindo nosso estudo da cor de cada signo, chegou a hora de Câncer: o rosa-claro, que expressa a sensibilidade e o autocuidado. Junto dele, tons pastéis de rosa, azul e amarelo criam ambientes que convidam a desaguar e conectar com a parte interna.
Para essas ações e materiais voltados para as empresas, o mote da campanha foi “Dê asas para este movimento”, uma alusão à borboleta, símbolo do Instituto Peito Aberto. A doação de mechas de cabelos é fundamental para que possamos realizar o nosso trabalho de confecção de perucas com fios naturais.
Em que país surgiu a campanha de conscientização do câncer de mama?
O Outubro Rosa só começou na década de 90, nos Estados Unidos, com apenas alguns estados americanos fazendo campanhas isoladas sobre o tema. Só depois que a campanha foi aprovada pelo Congresso Americano que o mês de outubro foi reconhecido nacionalmente como o mês da prevenção contra o câncer de mama.
As campanhas sociais e educativas, geralmente, são realizadas por instituições ou pelo governo afim de orientar e engajar as pessoas em causas ambientais, sociais ou de saúde pública, como a preservação do meio ambiente, o combate a fome ou a conscientização sobre epidemias.
Qual é o principal objetivo da campanha Outubro Rosa?
Outubro Rosa: prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O mês de Outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90.
Como conscientizar as pessoas sobre o Outubro Rosa?
Convide médicos ou especialistas para ministrar palestras que expliquem sobre o câncer de mama, seus tipos e diferentes características, sintomas, formas de diagnóstico e principais fatores de risco, como histórico familiar da doença, sobrepeso, sedentarismo, consumo exagerado de bebida alcoólica e aspectos genéticos.
Unimos Outubro Rosa e Novembro Azul, duas campanhas importantes que visam conscientizar as pessoas sobre a prevenção e o diagnóstico precoce de cânceres que afetam as mulheres e os homens, para lembrar que a jornada da saúde não tem cor nem gênero. E nosso Centro de Oncologia acredita na importância da saúde integral.
A rosa é uma das flores mais cultivadas no mundo. Tradicional e símbolo do amor, é usada na decoração de jardins, para compor lindos arranjos, enfeitar festas de casamento e até ser um belo presente para seu amor. É a flor mais versátil que existe!
Símbolo da pureza a rosa possui suas propriedades não só simbolicamente, mas é aproveitada na medicina, para perfumes, culinária, entre outros atributos. A Rosa tornou-se simbolismo do amor e, por isso, muitas pessoas têm o hábito de presentear quem ama com a flor do amor.
Em 1991, fitas cor-de-rosa foram distribuídas durante a "Komen New York City Race For The Cure", corrida de rua anual promovida, em outubro, pela Susan G. Komen for the Cure, uma organização de combate ao câncer de mama nos Estados Unidos. Porém, os souvernirs eram um detalhe naquele evento, que acontece até hoje.
O Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama foi instituído pela Lei nº 12.116/2009 com o objetivo de conscientizar a população sobre a doença, o tratamento e, principalmente, sobre a prevenção.
Palestras com médicos/as especialistas e conteúdo divulgados por e-mail ajudam a reforçar a mensagem sobre a importância da prevenção. Para facilitar a vida de suas colaboradoras, a 3M disponibiliza durante três dias um veículo adaptado para realização de mamografia.
Quem teve a iniciativa de celebrar o Outubro Rosa?
A iniciativa partiu de Nancy Brinker, fundadora da Susan G. Komen Breast Cancer Foundation, nome em homenagem à sua irmã, vítima da doença. Desde então, a campanha é realizada mundialmente no mês de outubro no sentido de mobilizar governos, empresas, entidades e todos os setores da sociedade civil a aderir à causa.
Apesar de raro, o câncer de mama também pode acometer homens. Os casos representam 1% do total, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Em 2020, foram registrados 207 óbitos de homens por câncer de mama no Brasil.