A contagem correta do 5º dia útil é de segunda a sábado. Apenas não é computado nessa contagem o domingo e feriados, se houver. Então, o sábado é sim considerado como dia útil e deve entrar na contagem para o pagamento do salário do empregado.
Os dias úteis para pagamento do salário são contados a partir do primeiro dia útil do mês. Feriados nacionais e finais de semana não são considerados dias úteis nesse cálculo.
O prazo deve ser calculado em dias úteis descontando o dia em que o pedido foi realizado, ou seja, se um pedido foi feito na sexta-feira e o prazo de entrega para essa determinada cidade é de três dias, o pedido será entregue na quarta-feira da próxima semana.
Para calcular os dias úteis, é necessário considerar apenas os dias da semana, excluindo feriados e fins de semana. No Brasil, temos em média 22 dias úteis em um mês, mas isso pode variar dependendo do número de feriados e do calendário de cada ano.
Como Contar Dias Úteis no Excel e Finais de Semana
Como se conta dez dias úteis?
O prazo começa a contar a partir do primeiro dia útil seguinte ao término do contrato de trabalho. Por exemplo, se você foi demitido na sexta-feira e o sábado e o domingo são considerados dias úteis pela empresa, o prazo começará a contar a partir da segunda-feira.
A contagem correta do 5º dia útil é de segunda a sábado. Apenas não é computado nessa contagem o domingo e feriados, se houver. Então, o sábado é sim considerado como dia útil e deve entrar na contagem para o pagamento do salário do empregado.
Como funcionam os dias úteis para pagamento de salário?
Para efeito de pagamento de salário, conta-se de segunda a sábado os dias úteis. Ou seja, caso você trabalhe ou não no sábado, este é computado para efeito de contagem de dias úteis. Quem recebe salário mensal deve contar o sábado no cálculo e receber todo 5⁰ dia útil.
Na maioria dos países, os dias úteis que compõem a semana de trabalho são segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira. Eles não incluem finais de semana (sábado ou domingo) ou feriados.
Portanto, apesar da CLT basear o cálculo do salário em 30 dias — independentemente de fevereiro ter 28 ou 29 dias ou de meses com 31 dias — assegurando esse direito ao trabalhador, ela também resguarda o empregador, que não precisa pagar o salário integral para um profissional que não tenha trabalhado durante todo o ...
216 e 219 do Código de Processo Civil de 2015, a contagem do prazo processual somente considerará os dias úteis, excluindo-se, assim, os feriados, os sábados, os domingos e os dias em que não haja expediente forense.
Quando falamos em dia útil, estamos nos referindo aos dias de segunda-feira a sexta-feira, excluindo os feriados nacionais e regionais. É o período em que as pessoas geralmente trabalham e as transações financeiras, envios de documentos e atividades operacionais ocorrem normalmente.
A Constituição Federal e a CLT deixam implícito que sábado é dia útil. No entanto, as empresas têm a opção de adotar um regime de compensação de horas. Isso assegura que os funcionários cumpram sua jornada semanal de segunda a sexta-feira e sejam dispensados aos sábados.
Se você está lendo esta matéria durante o horário de trabalho no dia 31, saiba que não está recebendo por este dia de expediente. Pelo menos, não diretamente. Isso porque, para os trabalhadores mensalistas — que recebem o salário uma vez por mês — o cálculo de pagamento do salário considera 30 dias, e não 31.
Após a exclusão dos domingos e feriados, vamos à contagem. O primeiro dia útil de novembro de 2023 foi segunda-feira, dia 1º. Em seguida, foram os dias úteis 3, 4 e 6. O quinto dia útil, portanto, foi terça-feira, dia 7 de novembro.
Se o aviso prévio for indenizado, a contagem dos dez dias corridos se iniciará no dia seguinte ao do momento em que o empregado assinou a rescisão do contrato. Porém, se o aviso prévio for cumprido, a contagem do prazo para pagamento da rescisão começa no dia seguinte ao do último dia de trabalho.
Previsto no artigo 477 da CLT, o pagamento da rescisão trabalhista deve ser realizado em até 10 dias corridos após a assinatura do termo/contrato de desligamento.
No que diz respeito ao pagamento de salários, Jéssica Lino esclarece que a CLT determina que os salários devem ser pagos até o 5º dia útil. Assim, se esse dia cair em um sábado, os empregadores são legalmente obrigados a efetuar o pagamento nesse dia, visto que os sábados são considerados dias úteis para fins legais.