Ora, serpentes são animais tidos como prudentes e astutos. Não ficam por aí se exibindo aos inúmeros predadores, dos quais seriam presas fáceis. Ou seja, comportam-se com cautela, evitando expor-se a perigos desnecessários.
A palavra prudente aponta para “inteligência, esperteza, sabedoria, cautela”. Assim como a serpente tem todas essas características que trazem a ela mais segurança para escapar de seus predadores, os liderados também deveriam buscar essa característica.
O que significa ser prudente como a serpente simples como a pomba versículo?
Como Jesus mesmo disse, não basta ao cristão ser um 'cordeiro' ou uma 'pomba', mas ele tem que ter a prudência de uma serpente. Isso significa que não basta ao cristão ser um sinal de contradição, mas precisa com inteligência ajudar aos outros a não se sentirem errados a viver assim, como cristãos.
Mateus 10:16-18 Nova Versão Internacional - Português (NVI)
Portanto, sejam prudentes como as serpentes e inocentes como as pombas. ― Tenham cuidado, pois os homens os entregarão aos tribunais e os açoitarão nas sinagogas deles.
Em Gênesis, a serpente é retratada como uma criatura enganadora ou trapaceira, que promove como bom aquilo que Deus proibiu, e demonstra perspicácia ao fazê-lo (cf. Gênesis 3:4–5, 22).
O Que Significa Ser "Prudentes Como as Serpentes e Símplices Como as Pombas" (Mt. 10.16)?
O que significa prudente como as serpentes?
Vamos começar compreendendo o ensinamento do Mestre. Ora, serpentes são animais tidos como prudentes e astutos. Não ficam por aí se exibindo aos inúmeros predadores, dos quais seriam presas fáceis. Ou seja, comportam-se com cautela, evitando expor-se a perigos desnecessários.
Então o SENHOR Deus disse à cobra: — Por causa do que você fez você será castigada. Entre todos os animais só você receberá esta maldição: de hoje em diante você vai andar se arrastando pelo chão e vai comer o pó da terra.
Ullmann explicou de diferentes maneiras, essa comparação "captura a ideia principal de Números 21:4-9 e a aplica a Jesus Cristo" de maneira direta: "O Senhor proveria apenas um meio de salvação (da picada da serpente): a serpente de bronze. Caso alguém se recusasse a olhar para a serpente levantada, não seria curado.
Constitui-se homem prudente aquele que dá ouvidos ao que lhe é ensinado, porque tem oportunidade de se preparar para os momentos mais dificeis que possam porventura vir à sua vida. Não fazer caso ou não dar ouvidos aos conselhos sábios da Palavra de Deus, é ser descuidado.
Trata-se da capacidade de julgar entre ações maliciosas e virtuosas, não só num sentido geral, mas com referência a ações apropriadas num dado tempo e lugar. Ela ajuda a razão a discernir em todas as circunstâncias o verdadeiro bem e a escolher os justos meios para o atingir.
É com eles que toda a humanidade pode aprender a se reconectar com suas serpentes duplas da vida, elaborando uma cosmovisão de amor e de compaixão, respeitando todas as formas de vida.
A serpente (Lúcifer) engana Eva — Eva e depois Adão comem do fruto proibido — A Semente da mulher (Cristo) ferirá a cabeça da serpente — Explica-se o papel da mulher e o do homem — Adão e Eva são expulsos do Jardim do Éden — Adão preside — Eva torna-se a mãe de todos os viventes.
O que significa ser prudente como as serpentes e simples como as pombas?
Ser simples é estar com o coração aberto para as pessoas; ser prudente é interpretar sinais claros de falsidade e maldade em alguém, e, então, se proteger.
12 Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e acho o conhecimento dos conselhos. 13 O temor do Senhor é odiar o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa odeio. 14 Meu é o conselho e verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento, minha é a fortaleza.
Por tal característica, a serpente deve ser compreendida a nível simbólico como um animal ambíguo, podendo representar vida ou morte, proteção ou ameaça, cura ou doença, sorte ou azar, benção ou maldição, sabedoria ou ignorância, verdade ou mentira, astúcia ou malícia, prosperidade ou penúria, céu ou terra, fogo ou ...
Prudência é ver e perceber aquilo que realmente é importante; é perceber as coisas a partir da luz de Deus e dar a resposta certa no momento certo. Prudência não é medo; é discernimento. Ela não só nos manda ficar, mas também nos manda ir. A sabedoria é fruto da prudência, as duas são iguais.
A prudência é uma virtude prática, que permite a ponderação adequada, o discernimento do bem e a identificação dos meios adequados para agir. É com ela que somos capazes de mobilizar todo o nosso ser e viver a vida proposta por Deus.
A Prudência é considerada a virtude par excellence porque somente através de seu exercício é que o seres humanos podem refletir e escolher. Eis que a virtude da Prudência é a de um Saber da práxis, da ação com a qual os homens se acostumam e incorporam, se habitual e constituem sua moral.
Eles viviam nus, com a proibição de não comerem do fruto da árvore do bem e do mal, até que um dia, a serpente engana a mulher, que engana o homem, e ambos comem do fruto proibido. O medo se apodera deles. Todos os três recebem um castigo do Criador e são expulsos do paraíso.
Serpente: símbolo. Embora seja usada como símbolo de regeneração e Imortalidade, a serpente, quando formando um anel com a cauda em sua boca, é também um claro símbolo da unidade em tudo e todos, a totalidade da existência.
No capítulo 3 do livro do Gênesis temos, nos versículos 14 e 15, a maldição da serpente. Deus diz, então, que a cobra será o mais amaldiçoado dos animais silvestres e que, assim, passará a andar arrastando-se sobre o ventre. Antes dessa maldição cobra tinha pernas?