A cruz ortodoxa tem uma forma distintiva, com três braços horizontais e inclinados, simbolizando a inscrição na cruz de Jesus Cristo, que era "Jesus, o Nazareno, Rei dos Judeus" em hebraico, grego e latim. A cruz ortodoxa também incorpora uma linha inclinada para representar o suporte no qual Cristo foi crucificado.
Qual a diferença entre a Igreja Ortodoxa e Católica?
Assim como os católicos, os cristãos ortodoxos se baseiam na Bíblia e nos ensinamentos de Jesus Cristo, mas diferem da Igreja Católica quanto a ritos e doutrinas. Os ortodoxos não reconhecem a autoridade do papa (seguem os patriarcas), e sua liturgia é mais longa e mais rebuscada.
Os fiéis fazem o sinal da cruz da testa até o ventre representando o Pai, após levam a mão para o lado direito representando o Filho, porque Ele está sentado à direita de do Pai; e após ao lado esquerdo representando o Espírito Santo.
Segundo a tradição, foi o apóstolo André que fundou a Igreja de Bizâncio, cidade que recebeu posteriormente o nome de Constantinopla e, por fim, seu atual nome, Istambul. Já o irmão de André, São Pedro, é para os católicos romanos o fundador da Igreja de Roma. Paulo é considerado o fundador da Igreja Ortodoxa Grega.
A DIFERENÇA Entre a Igreja Católica Apostólica Romana e Católica Ortodoxa!
O que a Bíblia fala sobre o sinal da cruz?
Nossa fé se dirige ao Crucificado cuja Cruz é sinal de salvação e “árvore da Vida” (Ap 22, 14). O cristão, ao fazer o sinal da Cruz sobre si mesmo, está dizendo: No poder de Deus Pai, Filho e Espírito Santo abraço a Cruz da minha salvação.
Como outras doutrinas cristológicas, a ortodoxa acredita que Jesus Cristo era o Messias esperado pelos judeus, Deus de Israel, eterno e consubstancial ao Pai, encarnado, que veio a redimir a humanidade.
A Igreja Ortodoxa é uma comunidade de cristãos que seguem a fé, liturgia e tradições que remontam aos primeiros séculos do cristianismo. Ela se considera a guardiã da verdadeira fé apostólica, mantendo uma continuidade histórica e doutrinária com a Igreja Primitiva.
Por que a Igreja Ortodoxa separou da Igreja Católica?
Isso porque Roma e Constantinopla, as sedes do Império Romano e, consequentemente, da igreja cristã, caminhavam juntas até 1054. Foi então que, na chamada Grande Cisma ou Cisma do Oriente, a Igreja Ortodoxa se separou da Católica e passou a não mais reconhecer o papa como autoridade e a renegar a infalibilidade papal.
A travessa superior menor representa a inscrição I.N.R.I (acrónimo da frase em latim: Iēsus Nazarēnus, Rēx Iūdaeōrum cuja tradução é "Jesus Nazareno, ou de Nazaré, Rei dos Judeus") sobre a cabeça de Jesus, e a barra inferior (geralmente inclinada), representa o seu apoio para os pés (em latim: Suppedaneum).
Quanto ao Antigo Testamento, a Igreja Ortodoxa utiliza a Septuaginta (LXX). É o mesmo texto que foi utilizado pelos Apóstolos e todos os Padres da Igreja do Oriente (e do Ocidente antes de São Jerônimo).
Os ortodoxos têm uma grande devoção à Virgem Maria, consagrada como Theotokos (Mãe de Deus). Existe na Igreja Ortodoxa um culto paralelo ao do próprio Cristo. Ao se ouvir o nome de Maria os fiéis fazem uma inclinação na cabeça em direção ao ícone da Mãe de Deus, dirigindo-lhe uma saudação.
A igreja ensina que, por meio da consagração invocada por um sacerdote, o pão e o vinho do sacrifício tornam-se o corpo e o sangue de Cristo. A Virgem Maria é venerada na Igreja Ortodoxa como a portadora de Deus, honrada nas devoções.
Como se chama o líder religioso da Igreja Ortodoxa?
Originalmente chamado Vladimir Mikhailovich Gundyayev, ele nasceu em novembro de 1946, em Leningrado, atual São Petersburgo, e desde 1° de fevereiro de 2009 se chama Cirilo I.
A doutrina da Igreja ortodoxa é trinitária, Cristológica e "pneumatológica." 1. A Imagem da Santa Trindade. Assim como cada homem é feito de acordo com a imagem do Deus Trinitário, também a Igreja como um todo é Seu ícone, reproduzindo na terra o mistério da unidade em diversidade.
Deus é a fonte da fé na Igreja Ortodoxa. A Ortodoxia acredita que Deus revelou-Se a nós, mais especialmente através de Jesus Cristo, Que conhecemos como Filho de Deus. Esta Revelação de Deus, Seu amor, Seu propósito, faz-se constantemente manifesta e contemporânea na vida da Igreja pelo poder do Espírito Santo.
A Igreja Ortodoxa Russa canônica no Brasil é administrada pela Eparquia da Argentina e América do Sul, com sede em Buenos Aires. Atualmente a diocese é administrada pelo Metropolita Inácio, que tem jurisdição sobre quatro paróquias no Brasil, sendo nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.
As Igrejas Orientais traçam o sinal da seguinte maneira: tocam-se, com os três dedos unidos (polegar, indicador e dedo médio) — representando a Santíssima Trindade, os outros dois dedos (anelar e mínimo) ficam encostados na palma da mão — representando as duas naturezas de Jesus, isto é, a humana e a divina; em ...
O culto aos santos é categoricamente rejeitado pela Igreja Protestante, por não condizer com os escritos bíblicos. Segundo a fé luterana, todo ser humano pode e deve recorrer a Deus diretamente, em oração, apenas em nome de Jesus.