A escola é uma instituição social com finalidade de perpetuar conhecimento para contribuições sociais, promovendo a aprendizagem e desenvolvendo o cognitivo; ou seja; é nela que aprendemos a ler, escrever, conhecer e respeitar pessoas.
A educação é um fato social que, a princípio, tem por função socializar, integrar gerações imaturas na sociedade e desenvolver a sociedade em geral e os indivíduos em particular. Tem, pois, as funções de ajustamento e desenvolvimento social.
A escola é uma instituição social disciplinar. A escola prepara o corpo do indivíduo para o trabalho via imposição de horários, de comandos e de normas, algo que era comum no trabalho fabril das sociedades industriais comuns no século XIX e na primeira metade do século XX.
A escola, depois da família, é o primeiro grupo social a que pertencemos. A escola, depois da família, é o primeiro grupo social a que pertencemos. E grupos sociais são importantes para que aprendamos a interagir com pessoas, a conhecer novos comportamentos e a respeitar uns aos outros.
A escola é um espaço social por excelência, é nela que as crianças e jovens tem contato com as regras de convívio social de maneira mais intensa e dinâmica. Entretanto estes espaços são pouco aproveitados por este continuar na maior parte do tempo ser desenvolvido por aulas expositivas ( Rosa,2010).
É assim que a educação é entendida como um fato social, visto que é exterior, coercitiva e geral. Deste modo, a escola é um elemento fundamental constituinte da sociedade, pois visa adequar o ser humano ao meio em que vive, de forma a manter um equilíbrio entre o que se espera da criança e a sociedade.
A função social da escola é fornecer educação e instrução formal para os alunos, permitindo que eles desenvolvam habilidades e conhecimentos que serão úteis para suas vidas pessoais e profissionais.
Os grupos sociais correspondem às relações estabelecidas entre duas ou mais pessoas. Segundo a sociologia, é uma forma de interação que visa alcançar objetivos e interesses em comum. Também caracteriza-se pela sensação de identidade, na qual é criada por meio da convivência.
Socializar o saber sistematizado; Fazer com que o saber seja criticamente apropriado pelos alunos; Aliar o saber científico ao saber prévio dos alunos (saber popular);
Assim, a escola tem como função social sistematizar e disse- minar os conhecimentos historicamente elaborados e compartilha- dos por uma determinada sociedade. Por isso, os processos educati- vos em geral, e, principalmente, aqueles que ocorrem em seu interi- or, constituem-se em dinâmicas de socialização da cultura.
Na educação social, seriam sistematizadas as práticas pedagógicas que acontecem em diferentes espaços e ambientes e que não seguem a didática escolar, no sentido de apenas transmitir conteúdo.
A escola tem o papel social de formar cidadãos conectando o conhecimento às vivências de cada aluno. Na própria sala de aula, os estudantes tem a oportunidade de socializar com indivíduos de outras etnias, classes sociais, idades, etc. Isso ajuda a fazer com que eles aprendam a reconhecer e respeitar a diversidade.
[A] escola é uma instituição social, his- toricamente considerada, inserida numa certa realidade na qual sofre e exerce influência. Não é uma instituição neutra perante a realidade social. Deve organizar o ensino, de forma a considerar o papel de cada indivíduo e de cada grupo orga- nizado dentro da sociedade.
O que define a escola como uma instituição social?
Uma instituição social escolar é um estabelecimento que tem como objetivo oferecer educação formal e sistemática, com a finalidade de promover o desenvolvimento intelectual, social e cultural dos estudantes.
A função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimento, habilidades e valores necessários à socialização do individuo sendo necessário que a escola propicie o domínio dos conteúdos culturais básicos da leitura, da escrita, da ciência das artes e das letras, sem estas aprendizagens dificilmente o aluno ...
A escola é uma importante instituição que auxilia no desenvolvimento social, aprimorando habilidades e competências dos indivíduos. Além disso, desempenha um papel fundamental na formação do conhecimento, dos valores e comportamentos.
A escola é uma instituição social com finalidade de perpetuar conhecimento para contribuições sociais, promovendo a aprendizagem e desenvolvendo o cognitivo; ou seja; é nela que aprendemos a ler, escrever, conhecer e respeitar pessoas.
A educação é um fato social. A educação, em si, é um fato social no sentido em que atua como processo da preparação cultural dos indivíduos para a vida em sociedade e no sentido de que está presente, de maneira hegemônica, no interior de uma sociedade e em todas as sociedades.
“A escola tem a importante função de socializar as crianças e jovens e, por isso, não pode ser substituída pelo ensino individualizado, longe do convívio com outras crianças, jovens e adultos”, analisa.
A família é um dos grupos sociais mais importantes. Nela aprendemos nossa língua, nossos costumes, nossa religião, obtemos comida, roupa, água, cuidados de higiene e saúde.
Qual a importância de fazer parte de um grupo social?
O grupo é importante na inserção no convívio social, auxiliando na superação de problemas desta ordem. É importante que aqueles que convivem nos grupos, o façam de modo a buscar alternativas saudáveis para viverem e conviverem.
A escola tem como papel social a tarefa de, principalmente, encaminhar ações por meios de processos educativos que venham despertar o compromisso social dos indivíduos, das entidades sociais, objetivando fazer uma só aliança, capaz de promover mudanças e transformações no cumprimento do dever educacional.
Ajudar a desenvolver o pensamento crítico do aluno, ensinando-o a se posicionar socialmente e politicamente. Ajudar o aluno a desenvolver habilidades socioemocionais. Ensinar o aluno a desenvolver suas percepções de mundo. Ensinar ao aluno seus direitos e deveres com a sociedade.