Por que a fotografia é considerada uma forma de arte?
A fotografia é uma arte que busca reinterpretar a realidade e transformá-la em imagens. Como um pintor sobre tela, o fotógrafo é capaz de se expressar de forma criativa por meio da câmera e criar suas obras por meio da luz e da imaginação.
A partir da segunda metade do século XIX entra em cena o movimento pictorialista, congregando os fotógrafos que ambicionavam produzir aquilo que consideravam como fotografia artística, a partir desse momento a fotografia começou a ganhar reconhecimento artístico.
Como a fotografia passou a ser considerada objeto de arte?
A fotografia foi reconhecida pela primeira vez em revistas e periódicos como uma forma criativa de expressão nos Estados Unidos durante o final do século XIX. Sendo assim, esse meio, que era novo e muito moderno na época, foi explorado por fotógrafos e desenvolvido como uma nova forma de arte.
Como a fotografia lutou para ser considerada uma arte?
A fotografia foi abraçada muito mais rapidamente pelos jornalistas por sua capacidade de capturar a verdade de uma cena de forma rápida. Isto significava que os jornalistas podiam mostrar às pessoas cenas que nunca tinham visto antes: de terras estrangeiras, de novas culturas e da guerra.
O resto é história e, atualmente, algumas classificações a tem como a oitava arte, a arte da imagem. Também envolve o tempo, a percepção aguçada do olhar experiente do fotógrafo em definir o instante exato para o registro perfeito, a consideração de enquadramento, a luz adequada, os reflexos.
A fotografia é uma arte que busca reinterpretar a realidade e transformá-la em imagens. Como um pintor sobre tela, o fotógrafo é capaz de se expressar de forma criativa por meio da câmera e criar suas obras por meio da luz e da imaginação.
A forma diz respeito a organização ou disposição geral de uma obra de arte. É ela que dá ordem e significado aos elementos da arte, como linha, textura, figura, cor…
A fotografia foi responsável por uma grande revolução na pintura, já que possibilitava uma representação “perfeita” do objeto fotografado. Representação desejada pelos pintores desde o início do renascimento, quando se iniciou uma intensa pesquisa de técnicas para melhor (de maneira mais fiel) reproduzir a realidade.
A popularização da fotografia, que estreitou a relação entre artistas plásticos e fotógrafos nos finais do século XIX na Europa, e também as novas descobertas sobre a percepção humana de formas e cores estiveram nas origens da arte moderna, ou mais especificamente da arte abstrata.
Por definição, fotografia é, essencialmente, a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando esta em uma superfície sensível. A primeira fotografia reconhecida remonta ao ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce.
A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível chamado Betume da Judeia. A imagem foi produzida com uma câmera, sendo exigidas cerca de oito horas de exposição à luz solar.
O surgimento da fotografia legitimou o conhecimento de um novo mundo visual e gerou possibilidades inovadoras nas ciências e nas artes. A captura de uma imagem tornou-se algo indispensável na vida das pessoas, servindo como lembrança, informação e registro propriamente dito.
Podemos dizer que a fotografia se caracteriza, pela a captura da imagem-luz através de um aparelho provido de material fotossensível em seu interior, sendo necessário a revelação através de substâncias químicas, para transformar o material latente em imagem visível no suporte.
Quais são as características da arte da fotografia?
A fotografia artística, por outro lado, é uma forma de expressão artística que utiliza a captura de imagens como ferramenta. Seu objetivo é refletir a ideia de quem fotografa, que pode ser abstrata, experimental ou uma combinação de diferentes técnicas.
Por que a fotografia foi inicialmente conceituada como não arte?
Resposta: Não se considerava a subjetividade do olhar artístico de quem o apertava, ou o conhecimento técnico necessário para obter os efeitos desejados. ... Assim, embora as fotos raramente fossem tiradas pelos artistas ou performers em si, o objeto fotográfico passou a integrar exposições e o circuito artístico.
A fotografia é uma das mais importantes invenções da humanidade, pois é um meio que nos permite recordar acontecimentos. Ela foi a responsável pelo surgimento do cinema e da televisão, outros meios de comunicação de grande relevância para a sociedade.
Quem é considerado o pioneiro da fotografia como forma de arte?
A história da fotografia começa na Antiguidade, mas somente em 1826 o primeiro registro foi feito. A façanha foi realizada pelo francês Joseph Niépce, e na mesma época, Hercule Florence, assim como seu conterrâneo, desenvolvia um método fotográfico aqui no Brasil.
A fotografia contribui positivamente em muitas coisas, vários âmbitos profissionais a agregaram como meio de amplificar as possibilidades e produzir estudos detalhados e precisos. A fotografia é utilizada na medicina, no jornalismo – fotojornalismo – e na ciência, para o desenvolvimento de vários estudos.
Como a fotografia passou a ser reconhecida como arte?
A retomada ocorreu na década de 1980, quando do processo de redemocratização, que serviu como um redirecionamento contemporâneo na arte de forma geral. A partir dos anos 90, as ideias do pós-modernismo florescem no país e a cena artística começa a atestar a fotografia como expressão, incluindo-a no processo criativo.
A fotografia artística é um tipo de fotografia artística, assim como a fotografia conceitual, que surge da necessidade do fotógrafo de se expressar, transmitir uma mensagem ou ideia e capturar suas emoções por meio da imagem fotográfica.
A fotografia é a linguagem natural das artes visuais, pois sua versatilidade permite descrever com precisão a percepção do ambiente e transmitir emoções ao mesmo tempo.
A arte pode ser representada através de várias formas, expressões, movimentos, sons e linguagens. Denominadas “artes clássicas”, a pintura, a escultura, a música, a literatura, a dança e a arquitetura, se destacam pelo apelo emocional e valor estético que provocam a quem as observa.
A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.