Ingestão de alimentos contaminados por germes, como bactérias*, vírus, ou por suas toxinas são causa frequente de inflamação aguda do estômago, como parte de uma infecção, genericamente conhecida como gastroenterite aguda; Gastrite auto-imune, quando o sistema imune produz anticorpos que agridem o próprio organismo.
A gastrite aguda normalmente tem um agente específico, como uma bactéria, vírus ou uso de medicações que irritam o estômago, como anti-inflamatórios. A gastrite crônica é a mais comum e é associada ao estilo de vida, como alimentação, estresse e sedentarismo.
Alguns remédios caseiros para gastrite são chás, como o de espinheira-santa, de erva-doce ou de camomila, e sucos, como suco de batata, de aloe vera ou de couve com mamão e melão, porque têm ação antioxidante, anti-inflamatória e protetora gástrica, ajudando a reduzir sintomas como má digestão, queimação e dor.
Os sintomas em geral vêm rapidamente e duram alguns dias. O tratamento pode incluir antiácidos ou outros medicamentos para reduzir a produção de ácido no estômago. A gastrite aguda em geral se cura rapidamente quando a causa é reconhecida e tratada.
A gastrite aguda acontece de forma repentina e geralmente está associada ao uso de medicamentos anti-inflamatórios, antibióticos e corticoides ou infecções. Ela se manifesta com dores estomacais, azia e queimação. A gastrite crônica é um caso prolongado de gastrite causado pela H.
Inflamação no estômago, como desinflamar | Dr Juliano Teles
Quais são os sintomas de uma gastrite forte?
Normalmente, os primeiros sinais de gastrite são: empachamento, náuseas, vômitos, azia e dor epigástrica. Às vezes, em um quadro de gastrite aguda por medicamentos, pode acontecer uma hemorragia digestiva alta, eliminando o sangue através de vômitos e pelas fezes.
Experimente beber um pouco de água, fria a gelada. A temperatura mais baixa ajuda a frear os processos inflamatórios, por isso, você poderá sentir uma melhora do sintoma da gastrite. Também é válido ingerir algum outro líquido, como água de coco ou suco de frutas natural.
Alguns remédios caseiros que são ótimos para aliviar a dor no estômago são suco de batata, suco de pera ou suco de babosa, porque têm ação anti-inflamatória e ajudam a neutralizar os ácidos gástricos, aliviando a dor.
A alimentação é fundamental para curar a gastrite devendo-se incluir alimentos de fácil digestão e que evitem a produção excessiva de ácido no estômago, dando preferência aos alimentos cozidos em água e sal ou grelhados com sal, alho e azeite.
Qual o melhor antiinflamatório para quem tem gastrite?
medicamentos anti-inflamatórios, tais como aspirina, diclofenaco, ibuprofeno, naproxeno e cetoprofeno, no tratamento da dor e inflamação em outras áreas do corpo.
Qual o melhor remédio para gastrite muito inflamada?
Os remédios para gastrite, como omeprazol ou famotidina, ajudam a reduzir a produção de ácido ou neutralizar a acidez no estômago, permitindo sua cicatrização e aliviando os sintomas como dor, azia, sensação de queimação ou arrotos frequentes, por exemplo.
Inclua alimentos ricos em nutrientes, que atuam na reparação da mucosa do estômago, como vitaminas A, B12, C e E, ácido fólico e zinco. Consuma mamão papaia como sobremesa no almoço e/ou jantar. Ele é rico em papaína, que favorece a digestão. Realize suas refeições com calma, mastigando bem os alimentos.
Açúcar e doces, como bolos, biscoitos recheados, sorvete e balas. O açúcar tem uma rápida digestão, podendo aumentar a fermentação intestinal e causar o desconforto gástrico. As balas têm função semelhante a das gomas de mascar e os sorvetes, por serem à base de leite e ricos em gorduras, agravam ainda mais a gastrite.
O chá de espinheira-santa é frequentemente recomendado como remédio caseiro para aliviar os sintomas da gastrite, como dor, náusea e azia. A melissa, também conhecida como erva-cidreira, é uma planta medicinal comumente utilizada para fins terapêuticos, incluindo para aliviar os sintomas da gastrite.
Tratamento. Gastrite crônica é geralmente tratada com medicação do tipo inibidores da bomba de prótons e antiácidos. Estes tratamentos visam neutralizar os ácidos do estômago, e ajudam o revestimento do estômago a se regenerar.
Gengibre. O gengibre tem propriedades anti-inflamatórias naturais e é um tratamento natural para azia e outros problemas gastrointestinais. Chá de gengibre pode ajudar a aliviar os sintomas. Você também pode utilizá-lo ralado ou fatiado em diversas outras receitas.
Os peixes, especialmente os de água fria, são uma ótima pedida, já que possuem ômega-3, que reduz a inflamação do estômago e, de acordo com alguns estudos, também impede o crescimento da bactéria H. pilory.
Uma boa dica no tratamento de gastrite é a adoção de uma dieta rica em vegetais, frutas, proteínas e gorduras saudáveis. Esse tipo de alimento pode ajudar a controlar a inflamação, previne deficiências de vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais para o bom funcionamento do organismo.
Atividade física e atividades de relaxamento como ioga e meditação, associadas a uma boa rotina de sono ajudam no combate ao estresse. Se necessário, o uso de medicamentos e a psicoterapia podem ser aliados e para tal, o acompanhamento medico se faz imprescindível.