Segundo as recentes pesquisas geracionais, o contato com o smartphone é o principal fator motivador do fenômeno. O excessivo acesso às redes sociais on-line deflagrou um analfabetismo emocional, sem precedentes, entre os mais jovens, que não sabem estabelecer relações concretas presenciais.
Eles adotam uma abordagem bastante pragmática sobre amor e sexo e, por isso, não priorizam compromissos românticos da mesma forma que as gerações anteriores. Mas isso não quer dizer que eles não tenham interesse em romance e relacionamentos íntimos.
Uma pesquisa recente revela que cerca de 27% dos membros da Geração Z percebem a tecnologia e as redes sociais como fatores que afetam negativamente sua saúde mental. O uso constante de smartphones e a exposição frequente às redes sociais podem estar contribuindo para este cenário.
Entre os principais motivos, os profissionais relatam sentirem que existe uma falta de habilidades de comunicação, de motivação e de esforço desses jovens.
Os indivíduos da geração Z nasceram num período em que a conexão com a tecnologia no cotidiano já era muito forte. Seu processo de socialização foi hiperconectado e isso exerceu influência direta sobre seu modo de se relacionar com outras pessoas, agir e conduzir sua vida profissional e pessoal.
O pragmatismo da geração Z sobre amor e sexo | Ouça 13 minutos
Quais são os principais problemas da geração Z?
Estão preocupados com questões sociais e políticas, como mudanças climáticas, desigualdade social, injustiça racial e problemas de justiça social. O sentimento de impotência diante desses problemas pode afetar seu bem-estar emocional.
No entanto, embora seja uma geração conectada e com fácil e rápido acesso às informações, alguns pontos negativos também estão presentes na geração Z, como a dificuldade para estabelecer relações sociais fora das redes, a baixa tolerância à frustração e dependência excessiva da tecnologia.
A Geração Z enfrenta críticas por comportamentos no ambiente de trabalho, como dress code inadequado, dificuldade em cumprir horários e falta de habilidades de comunicação. Treinamentos e orientações são essenciais para ajudar essa geração a se adaptar às normas corporativas.
A Geração Z compreende as pessoas nascidas entre 1995 e 2010, em um ecossistema naturalmente digital, o que faz com que tenham características particulares como velocidade na tomada de decisões, a busca constante por desafios e o equilíbrio entre qualidade de vida, saúde mental e trabalho.
Uma característica muito presente na geração Z é a valorização de seu trabalho. Por isso, procure oferecer apoio aos jovens, com auxílio ao desenvolvimento de suas carreiras, os fazendo se sentir parte do time.
Geração Z é a mais ansiosa, estressada e deprimida em comparação as anteriores. De acordo com o levantamento, os índices de ansiedade e estresse aumentam gradativamente de um grupo para o outro, sendo que as gerações mais antigas sofrem menos com estas questões.
Isso se deve ao fato de que, em suas curtas vidas, essas duas gerações suportaram convulsões políticas, ondas de violência – hoje em dia, qualquer um pode ser vítima de um tiroteio – e se sentem menos esperançosas quanto ao futuro – tanto do ponto de vista financeiro quanto no que diz respeito ao aquecimento global.
O estudo da Intelligent também afirma que os jovens da geração Z têm sido alvo de reclamações pelo comportamento no ambiente de trabalho: a lista inclui o uso de roupas inadequadas para a situação, dificuldades em cumprir horários e de lidar com a rotina estabelecida, falta de habilidades de comunicação - tanto na ...
Entenda o seu público: faça pesquisas para entender os valores, interesses e comportamentos da Geração Z. Seja relevante: crie conteúdos que sejam relevantes para a vida dos consumidores. Use diferentes canais: explore diversas plataformas digitais para alcançar a Geração Z, como TikTok, Instagram, YouTube e Twitch.
Atualmente, os namoros são muito diferentes do que eram há alguns anos. Os casais dormem juntos, viajam, compartilham muito tempo em atividades conjuntas.
Também chamados de nativos digitais, quem nasceu na geração Z tem uma íntima relação com o mundo digital, com a internet e com a informática. São pessoas que cresceram jogando videogames, que acompanharam de perto as inovações tecnológicas e que gostam de consumir essas inovações quando possível.
Resumindo, a geração Z valoriza o consumo sustentável e sua identidade. Isso faz com que eles sejam consumidores mais exigentes. Eles não querem apenas um produto, mas uma experiência e querem sentir que o valor pago é justo e valeu a pena.
Estão sempre muito focados na sua identidade e em ser autênticos. Por isso, muitas vezes, ficam suscetíveis a não tolerar a frustração diante de tudo o que lhes é apresentado. Além disso, há uma exposição constante a imagens idealizadas, como o ideal do sucesso, do amor, da paixão, do sexo, da beleza, entre outros.
Ao contrário dos Millennials, a Geração Z está focada em encontrar o emprego dos sonhos em vez de buscar apenas a estabilidade financeira, de modo que você não pode conquistá-los apenas com salário.
Enquanto os profissionais da geração Z são criticados por colegas e chefes por serem “rebeldes”, se recusarem a seguir as exigências corporativas e apresentarem problemas de comportamento, esses jovens argumentam que possuem perspectivas e habilidades únicas que podem ser vistas como mais saudáveis, criativas e ...
A Geração Z está relatando taxas mais altas de ansiedade, depressão e angústia do que qualquer outra faixa etária, de acordo com um estudo da McKinsey de 2022.
A moda da geração Z é muito marcada por um mix de cores, peças confortáveis e modelagens unissex — tudo isso com muita personalidade, já que o jovem dessa geração não gosta de usar a mesma roupa que todo mundo, e nem mesmo ter peças que não representem o seu estilo.
Esse grupo valoriza o ensino superior. Uma pesquisa recente da Gallup observou que 83% da Geração Z acredita que a faculdade é “bastante importante” ou “muito importante”. Ao ingressar no mundo profissional, o salário não é o único fator que determina onde a Geração Z escolhe trabalhar.
A Geração Z, em particular, valoriza empresas comprometidas com questões sociais e ambientais. Assim, para atrair esse público, deve-se demonstrar um compromisso com a responsabilidade social.
A geração Z quer se sentir única e especial. Eles querem comprar produtos e serviços que sejam personalizados para atender às suas necessidades e interesses. Isso significa que as marcas que oferecem opções de personalização terão mais sucesso com essa geração.