Desde 19 de março de 1946, a região figura como um departamento ultramarino francês. Isso significa que o mesmo é um território subordinado à França, por isso, integra a União Européia, mesmo estando na América do Sul.
Porque a Guiana Francesa não pode ser considerada um país?
A partir de abril de 2015, a Guiana Francesa deixou de ser um departamento ultramarino da França para se transformar numa coletividade territorial única. O país continua sendo território francês, mas ganhou maior autonomia administrativa.
Por que a Guiana Francesa não é um país independente?
A Guiana Francesa abandonou o status oficial de colônia em 1946, após permanecer fiel ao governo francês frente a dominação nazista. Ao se constituir formalmente em departamento ultramarino da França, a Guiana se tornou o único território europeu em terras sul-americanas, além das ilhas Malvinas.
Dom João VI, em retaliação às invasões napoleônicas, ocupou a Guiana Francesa. Posteriormente, através de um acordo, o Brasil devolveu essa região aos franceses.
Como parte integrante da França, seu chefe de Estado é o presidente da França e seu chefe de governo é o primeiro-ministro da França. O governo francês e suas agências são responsáveis por uma ampla gama de questões reservadas ao poder executivo nacional, como a defesa e as relações externas.
A Guiana Francesa sera do Brasil, a frança não pode fazer nada
Como o Brasil perdeu o território da Guiana Francesa?
Disputa entre Portugal, Holanda e Reino Unido
À época, os holandeses ocupavam a área da atual Guiana. Mas, após as invasões de Napoleão pela Europa no século 18, a área foi destinada aos ingleses, que ajudaram o país a se livrar da invasão do imperador francês. Que História! Fim do Que História!
Desde 19 de março de 1946, a região figura como um departamento ultramarino francês. Isso significa que o mesmo é um território subordinado à França, por isso, integra a União Européia, mesmo estando na América do Sul.
O país estrangeiro com maior número de brasileiros é os Estados Unidos com 1,9 milhão, seguido de Portugal, com 360 mil. A Guiana Francesa aparece em 10º no ranking, atrás do Canadá, que conta com 133,2 mil brasileiros.
O atual estado brasileiro do Amapá foi chamado de Guiana Portuguesa entre 1809 e 1817 e era, até meados do século XX, conhecido também como Guiana Brasileira. Da mesma forma, a região administrativa da Guayana atualmente é conhecida como Guiana Venezuelana e, anteriormente, era chamada de Guiana Espanhola.
As ameaças para a natureza na Guiana Francesa são, sobretudo, o desmatamento industrial, a mineração de ouro, projetos de infraestrutura como a construção de rodovias (por exemplo, entre Cayenne e Saul e entre Saint-Laurent e Maripasoula) e a construção de usinas hidroelétricas, em cujas represas enormes áreas ...
O francês é a língua oficial, e é o idioma predominante do departamento, mas outras línguas também são faladas. A principal língua falada pela sociedade franco-guianense é o Crioulo da Guiana Francesa, que é baseado no francês, inglês, português, espanhol e outros dialetos africanos e ameríndios.
A oeste da Guiana Francesa está o Suriname, que já foi chamado de Guiana Holandesa antes da independência, em 1975. E a oeste deste está a Guiana Inglesa, que desde a independência, em 1966, é conhecida como Guiana.
Quem nasce na Guiana Francesa tem cidadania francesa?
A Guiana Francesa, por sua vez, nunca se separou da França. Oficialmente, o território faz parte da União Europeia, sua moeda oficial é o euro e sua população tem cidadania francesa.
Portanto, o salário mínimo na Guiana Francesa é o mesmo que o salário mínimo nacional da França, conhecido como SMIC (Salaire Minimum Interprofessionnel de Croissance). A partir de 1º de janeiro de 2023, o valor do SMIC bruto por hora é de aproximadamente €11,27.
O Sul, Paraná e Santa Catarina foram cortados a oeste, criando o território de Iguaçu. Ponta Porã e Iguaçu foram extintos, e os Estados do Maranhão e do Piauí passaram a integrar a região Nordeste.
Atualmente, os guianenses são governados pela Assembleia da Guiana Francesa, presidida por Rodolphe Alexandre. A moeda local é o euro e, ainda que a língua oficial seja o francês, boa parte da população fala um dialeto de base francesa.
Essequibo (também grafado Esequibo), é o nome dado originalmente à região leste da então Guiana Inglesa, vendida ao Reino Unido pela Holanda, junto aos territórios de Berbice e Demerara. Por Essequibo pode estar à procura de: Território Essequibo - região da Guiana, disputada pela Venezuela. Rio Essequibo.
A Guiana Francesa é um lugar sem economia. Não existe praticamente nenhuma atividade produtiva que faça sentido no meio da floresta amazônica, pagando em euro o salário mínimo e os impostos da França.
Diferente da República da Guiana, que se tornou independente da Grã Bretanha, a Guiana Francesa é um país que faz parte da extensão do território francês, integrando também à União Europeia, sendo considerado o único país europeu presente na América do Sul.
A independência nacional foi obtida em 1966, ano em que o país passou a integrar a Comunidade Britânica, grupo formado pelo Reino Unido e suas antigas colônias. A economia da Guiana baseia-se no setor primário, os principais produtos agrícolas são a cana-de-açúcar, mandioca, frutas e arroz.