Por possuir musculatura e gânglios próprios, ele continua injetando veneno. Nem todas as abelhas são capazes de injetar a peçonha. As manifestações clínicas podem ser de naturezas tóxicas e alérgicas. As reações tóxicas locais decorrentes da picada de abelha estão associadas a dor, edema e eritema.
Uma simples ferroada libera feromônios que alertam as outras do perigo, o que, por sua vez, as leva a uma irritação generalizada. As abelhas operárias são as abelhas que protegem a colmeia através de picadas. Elas possuem uma pequena bolsa que se enche do veneno chamado apitoxina.
Nessa picada, a abelha injeta uma substância denominada melitina, que, entre outras implicações, intensifica receptores de dor. Mas há diferenças entre as reações das vítimas, de acordo com a espécie do inseto.
Na maioria dos casos, a dor e o inchaço desaparecem em no máximo um ou dois dias. Em 10% dos casos o paciente desenvolve uma reação maior às picadas, com intensa dor e inchaços que podem chegar a 10 cm de diâmetro e demoram até 10 dias para desaparecer.
Use algum objeto não pontiagudo, como uma faca de mesa limpa (se possível, passe álcool antes de usar). Lave a área da picada com água e sabão. Aplique uma compressa fria ou gelo na área da picada para reduzir a dor e o inchaço. Se houver coceira, um medicamento antialérgico pode ajudar a reduzir o desconforto.
Nos casos leves, os sinais são autolimitantes e resolvem-se em cerca de 24 horas. Os sinais do choque anafilático ocorrem rapidamente, geralmente cerca de 10 minutos após a picada. Não há antídoto para o veneno de abelhas, por isso o tratamento é sintomático e de suporte.
Não use pinça, pois pode “quebrar” o ferrão com parte dele dentro do corpo. O ideal é fazer algo como uma raspagem, com um cartão ou mesmo com a unha. Você vai “raspando” o objeto na pele para que o ferrão saia pela pressão.
Jamais deve ser aplicado álcool ou vinagre no local da picada. Esses produtos costumam causar irritação na pele. Outra atitude que deve ser evitada é espremer a região picada, numa suposta tentativa de remover o agente causador da reação ou parte dele.
Seu veneno é constituído por enzimas, peptídeos e aminas, substâncias que podem exercer um efeito tóxico no organismo e, mais frequentemente, provocar reações alérgicas que podem ser fatais”, ressalta a bioquímica do Centro de Informação e Assistência Toxicológica do DF, Sandra Márcia da Silva.
A ferroada das abelhas pode se tornar altamente perigosa quando atinge organismos sensíveis ao veneno, podendo causar a anafilaxia – também chamada de choque anafilático-, uma reação alérgica aguda que pode ser fatal, causando dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua, entre ...
Os fatores alergênicos são enzimas como fosfolipases, hialuronidases, lipases e fosfotases, proteínas antigênicas que inoculadas durante a ferroada, iniciam respostas imunes responsáveis pela hipersensibilidade de alguns indivíduos e pelo início da reação alérgica.
O soro antiapílico age neutralizando o veneno”, explica. Para pessoas que têm casos graves de alergia, uma única picada da abelha pode desencadear choque anafilático. Esses pacientes costumam ser tratados com anti-histamínicos e anti-inflamatórios.
O tratamento de apiterapia com veneno de abelha, também conhecido por apitoxina, é realizado por um apiterapeuta, com abelhas vivas, que picam propositadamente a pessoa, de forma controlada, liberando o veneno de forma a obter efeitos analgésicos, anti-inflamatórios, estimulantes do sistema imunológico, entre outros.
Por possuir musculatura e gânglios próprios, ele continua injetando veneno. Nem todas as abelhas são capazes de injetar a peçonha. As manifestações clínicas podem ser de naturezas tóxicas e alérgicas. As reações tóxicas locais decorrentes da picada de abelha estão associadas a dor, edema e eritema.
E sim, essas abelhas morrem depois de ferroar você. Mas por quê? Poderíamos dizer que elas morrem pela rainha e pela colônia, mas a verdadeira razão pela qual essas abelhas morrem após a picada é por causa de seus ferrões farpados. Essas farpas brutais, na maioria das vezes, impedem que a abelha puxe o ferrão de volta.
Ela está na escala 4 de intensidade. Suas operárias possuem de 18 a 25 mm, com coloração avermelhada e escura, e várias semelhanças com as vespas. O inseto que possui a picada considerada mais dolorosa do mundo é o marimbondo-cavalo, que atinge o grau 4 na escala Schmidt.
As antenas possuem os sentidos da audição, do olfato e do tato, fundamentais na escuridão da colmeia. Por meio do olfato elas reconhecem suas companheiras de ninho e detectam seus inimigos.
Ter opções coloridas atraem os insetos, além de deixar o jardim bem mais bonito. As favoritas delas são manjericão, funcho, malva, manjerona, orégano, alecrim, dente de leão, tomilho, hortelã, margaridas, girassóis, entre outras. Invista em espécies que atraem as abelhas. Malícia, sapateira e urucu são alguns exemplos.
No Brasil, as abelhas ditas africanizadas, ou seja, mestiças de Apis mellifera scutellata (africana) e Apis mellifera ligustica (européia) principalmente, são responsáveis por muitos relatos de acidentes, por serem mais agressivas do que as europeias.
Geralmente a picada de abelha provoca reação local não alérgica: inchaço, coceira e vermelhidão no local da picada, que dura algumas horas. Isso pode ocorrer imediatamente após a picada, mas geralmente começa após algumas horas. O inchaço ou coceira podem durar algumas horas ou vários dias.
Para reduzir o inchaço da picada mais rapidamente, pode-se também aplicar gelo envolvido por um pano limpo no local várias vezes ao dia, por 15 minutos. Além disso, dormir com a região afetada mais elevada que o resto do corpo também pode ajudar.
O que fazer para aliviar a dor da picada de abelha?
Evite usar pinças ou qualquer outra coisa que possa perfurar ou espremer a bolsa de veneno e piorar os sintomas. Assim que o ferrão for removido, uma compressa fria pode ajudar a aliviar a dor (só não mergulhe a área toda em gelo).
As picadas de abelhas, vespas, vespões e formigas geralmente causam dor, vermelhidão na pele, inchaço e coceira. As reações alérgicas não são comuns, mas podem ser sérias. Os ferrões devem ser removidos e os sintomas podem ser aliviados com um creme ou uma pomada.