O principal fator interno é o ácido úrico e enxofre que são liberados pelo nosso corpo quando através do suor liberamos toxinas e sais minerais que escurecem a prata.
Alguns alimentos e medicamentos, como alho, cebola, antibióticos, vitaminas e algumas toxinas, podem ser eliminados pelo suor. O consumo em excesso de alguns alimentos pode elevar o nível de ácido úrico no organismo, fazendo com que as peças de prata escureçam mais rapidamente.
Embora seja um metal nobre, a prata é submetida à oxidação natural quando entra em contato com certos elementos como o suor e o enxofre. Isso acontece porque a prata sofre reação, principalmente ao enxofre e acaba formando uma camada de sulfeto que possui coloração escura, escurecendo consequentemente a prata.
Além de tudo, ela aparece pelo motivo e reação do acessório em contato com o composto de enxofre, ou seja, o dióxido de enxofre encontrado no ambiente. Aliás, o enxofre é encontrado na atmosfera.
O que fazer para a prata não ficar mais preta em meu corpo?
8 dicas para a prata não escurecer
1 – Seque as peças com uma flanela após o uso e guarde em local seco e sem luz, de preferência em saquinhos de tecido. 2 – Evite passar perfume na região das jóias de prata. 3 – Água sanitária e água oxigenada tiram o brilho da prata. Mantenha longe desses produtos químicos.
Ou seja, acreditava-se que as joias em prata tinham um poder maior. Ainda hoje acredita-se que usar uma joia em prata em um ambiente com energias negativas o metal reage a estas negativas escurecendo de uma forma repentina, por esta fonte de proteção energética que ela possui por sua natureza.
O suor e gases existentes no ambiente, fazem a Joia em Prata escurecer, por que a prata reage a esses gases e compostos de enxofre, formando sobre ela uma camada de sulfeto de prata quem tem cor escura.
A resposta é: ambas! A prata 950 é mais pura e mais maleável, sendo assim, torna-se mais difícil fabricar certos tipos de peças com ela. Por possuir mais metal precioso, tem valor mais alto. Já a prata 925, apesar de possuir um pouco menos de prata em sua composição, possui um custo mais acessível e é mais dura.
Por ter propriedades antibacterianas, a prata ajuda a curar a queimadura, ainda que indiretamente. A prata pode gerar alguns efeitos colaterais – independentemente de se ela está em alguma de suas formas encontradas em cremes e soluções ou se na forma encontrada nos curativos.
A prata é um metal nobre e precioso, considerada uma joia! É a melhor opção para quem deseja adquirir uma joia por um preço acessível e ótima qualidade, já que pode durar para sempre com os cuidados adequados, é um investimento para vida toda! Além disso, é hipoalergênica, ou seja, não causa alergia, perfeito né?!
Mas porque a prata escurece? Primeiro é importante entender que existem fatores internos e externos ao nosso organismo. O principal fator interno é o ácido úrico e enxofre que são liberados pelo nosso corpo quando através do suor liberamos toxinas e sais minerais que escurecem a prata.
O teste da lixa, esse é um método infalível pra você descobrir se é. prata original ou falsa. Busca lixar em uma parte um pouco visível, pois se caso o produto for banhado, não vai ficar com aspecto danificado. Objetivo é passar a lixa e observar se o local.
Além da prata 925, outras ligas de prata, como a prata de lei, também oferecem resistência ao escurecimento. Esses tipos de prata são frequentemente usados em jóias de alta qualidade e são uma excelente escolha para quem deseja manter suas jóias brilhantes.
Medicina: devido às suas propriedades antimicrobianas, a prata é usada em curativos e produtos médicos e para prevenir infecções em feridas e queimaduras, pois os íons de prata são eficazes contra uma ampla gama de bactérias, vírus e fungos.
Cubra o fundo de uma tigela com bicarbonato e adicione vinagre até que comece a espumar. Coloque suas peças de prata na mistura e deixe de molho por quinze minutos. Esfregue suavemente e enxágue bem. Essa técnica de limpar prata com vinagre pode ajudar a remover a oxidação e restaurar o brilho das suas peças.
Armazenar as joias em local adequado: É importante guardar as joias de prata em local fresco, seco e escuro. Saquinhos plásticos, caixinhas anti-oxidantes ou caixinhas bem fechadas. Não deixar a joia exposta a umidade: Mantenha suas joias de prata longe da umidade, pois a umidade pode acelerar o processo de oxidação.
Em uma explicação simples e objetiva, o escurecimento se dá porque a prata é um elemento químico que sofre oxidação, ou seja, naturalmente, quando em contato com o ar e luz, é formado óxido de prata criando manchas escuras e amarelada na camada superficial joias.
- A prata é um metal nobre e macio e pode escurecer com o uso. O escurecimento é um processo natural chamado: oxidação da prata. Evite dormir com suas joias, usá-las em tarefas domésticas, banhos de piscina e mar, e retire os anéis ao lavar as mãos.
A Vivara utiliza em suas joias prata 925, considerada ideal para utilização na joalheria proporcionando um acabamento de brilho intenso e maior durabilidade. Nessa composição são utilizados 92,5% de prata pura e 7,5% de ligas especiais.
Tem como saber se a prata é verdadeira? A resposta é sim, e existem vários testes para saber se a prata é verdadeira. Mas antes de realizar qualquer procedimento, recomendamos procurar, em suas joias, uma marcação (como “925” ou 950”), pois esta é uma forma de os fabricantes garantirem a legitimidade da sua joia.
Ela dura de 4 a 6 meses, variando da frequência de uso. Utilize o pano mágico até perceber que ele não está mais removendo a camada escura da prata, quando isso ocorrer, está na hora de comprar outra flanela. Não lave o pano mágico pois ao lavá-lo você removerá o material que faz a limpeza da prata.
O desgaste a longo prazo e a composição química do nosso corpo gradualmente enfraquecem ou escurecem o brilho da prata. Sua prata também vai manchar se apenas ficar guardada na cômoda. A prata é um metal muito reativo. Perde o brilho original porque reage quimicamente com o ambiente à sua volta.
Coloque suas peças de prata em um recipiente e as cubra com vinagre branco; Deixe os itens repousar no vinagre de 2 à 3 horas; Após esse tempo, retire os objetos do recipiente; Por fim, faça o polimento necessário com o pano macio.
A prata genuína não é magnética, então uma maneira rápida de verificar sua autenticidade é segurá-la perto de um ímã. Se a peça for atraída pelo ímã, é provável que não seja prata genuína. No entanto, outros metais usados em ligas de prata, como o cobre, podem ser magnéticos, então essa não é uma prova definitiva.