Por que a síndrome de Down não é considerado uma doença?
1) Síndrome de Down não é doença A síndrome de Down ocorre quando, ao invés da pessoa nascer com duas cópias do cromossomo 21, ela nasce com 3 cópias, ou seja, um cromossomo número 21 a mais em todas as células. Isso é uma ocorrência genética e não uma doença.
Como se referir a uma pessoa que tem síndrome de Down?
A Síndrome de Down também pode ser chamada de trissomia do 21 e as pessoas que a possuem de trissômicos . Freqüentemente, a Síndrome de Down é chamada de "mongolismo" e as pessoas que a apresentam de "mongolóides".
Qual é a diferença entre síndrome de Down e deficiência?
É comum pessoas com essa síndrome apresentarem graus de deficiência intelectual. Já a síndrome de Down, além da deficiência intelectual e dificuldade de comunicação, engloba um baixo tônus muscular, entre outras características.
Quem tem síndrome de Down tem deficiência intelectual?
Se há Síndrome de Down, há debilidade mental; se há trissomia do 21, há, na nomenclatura atual, deficiência intelectual, sendo esta considerada a sua principal característica.
É possível ter síndrome de Down e não ter características?
Alguns pacientes podem ter os traços típicos e outros não, pois as características físicas dependem muito da bagagem genética familiar, que é peculiar de cada indivíduo.
Porque pessoas com síndrome de Down têm a mesma aparência?
As pessoas com a síndrome, em vez de dois cromossomos no par 21 (o menor cromossomo humano), possuem três. Não se sabe por que isso acontece. Pessoas com síndrome de Down têm um cromosso 21 a mais.
Em testes de inteligência, estes indivíduos apresentam pontuações variando de 20 a 85 de QI, sendo que cerca de 70 a 75% apresentam QI entre 20 e 50 (SCHWARTZMAN, 2003. S Síndrome de Down.
Os estudos na literatura mostram que entre 12% e 39% dos indivíduos com Síndrome de Down também tem diagnóstico de TEA. Ainda não sabemos qual é a prevalência exata mas podemos perceber que o número é alto, ou seja, é bastante comum a pessoa com SD apresentar TEA também.
Sim, a síndrome de Down é uma condição que leva à deficiência intelectual, e as pessoas com síndrome de Down são consideradas PCD (Pessoas com Deficiência).
Em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março), o Congresso está iluminado nas cores azul e amarelo nesta terça-feira (21). A data, reconhecida oficialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2012, envolve campanhas de conscientização sobre a síndrome e ações para reduzir preconceitos.
Como funciona o cérebro de uma pessoa com síndrome de Down?
Crianças com síndrome de Down são acusadas de teimosas, quando na verdade é apenas a maneira que encontram para expressar sua opinião. Assim como formar palavras e frases é um esforço quando você tem síndrome de Down, também é difícil quebrar em pequenos pedaços o que outras pessoas estão dizendo a você.
Qual a idade mental de alguém com síndrome de Down?
A idade mental média atingida aos 21 anos é de cerca de 5 anos; malformações cardíacas congênitas ocorrem em 40% dos nascidos com a síndrome; cerca de 5% apresentam anomalias congênitas do trato gastrintestinal como, por exemplo, a estenose ou atresia duodenal e o ânus imperfurado.
Como se referir a uma pessoa com Síndrome de Down?
TERMOS CORRETOS: pessoa com síndrome de Down; criança com Down; uma criança Down. As palavras “mongol” e “mongolóide” refletem o preconceito racial da comunidade científica do século 19. Em 1959, os franceses descobriram que a síndrome de Down era um acidente genético.
Atualmente, é cada vez mais comum pessoas com síndrome de Down chegarem aos 60, 70 anos, ou seja, uma expectativa de vida muito parecida com a da população em geral. Em 2007 faleceu em Anápolis, Goiás, a pessoa com síndrome de Down mais velha do mundo, Dilmar Teixeira (n. 1934), com 74 anos.
Em humanos, a prega palmar transversal única ou prega simiesca é uma prega única que se estende ao longo da palma da mão, formada pela fusão das três pregas palmares. É uma característica presente em metade das pessoas com Síndrome de Down e em cerca de 5% a 10% da população em geral ou com má formações.
Um levantamento da Universidade de Uppsala, na Suécia, evidenciou também que a prevalência de autismo e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é maior na população com Down.
Geneticista, pediatra ou um clínico geral. Há de se lembrar que a Síndrome de Down não é uma doença, mas seus sujeitos podem desenvolver uma gama de complicações que requererá um médico específico, tais como oftalmo, endocrinologista, cardiologista, gastroenterologista de acordo com a complicação de cada um.
São Paulo - O número de diagnósticos de síndrome de Down cresceu 71% de 1989 a 2008 na Inglaterra e no País de Gales, segundo estudo publicado no "British Medical Journal" (BMJ).
Por que quem tem síndrome de Down têm o mesmo rosto?
Isso porque a síndrome se dá por uma divisão celular que resulta em um material genético extra do cromossomo 21, sem qualquer relação com a cor da pele.
Quem foi John Langdon Down? John Langdon Down foi o homem por trás da Síndrome de Down. Nascido em 18 de novembro de 1828, na cidade de Torpoint, na Inglaterra, foi um médico que teve o seu trabalho com crianças e deficientes mentais devidamente reconhecido depois de muito suar a camisa.
Porque as pessoas com Síndrome de Down são mais gordas?
“Ainda não tem estudos conclusivos que explicam essa prevalência de sobrepeso e obesidade, porém tem alguns estudos que sugerem alguns fatores, como o hipotireodismo, a taxa de metabolismo basal baixa, a ingestão alimentar inadequada e o sedentarismo” , explica a nutricionista durante a gravação.
Mas, por que as pessoas com a síndrome envelhecem precocemente? Os primeiros sinais, na pessoa com Síndrome de Down, que são reconhecidos na sociedade como envelhecimento surgem por volta dos 20 anos, com a perda da força, enfraquecimento da imunidade e perda da capacidade funcional.
Porque quem tem Síndrome de Down fica com a língua para fora?
Quanto às questões orais mais prevalentes em pessoas com Síndrome de Down, destacam-se o pouco desenvolvimento da maxila, céu da boca profundo, aumento do tamanho da língua e hipotonia muscular, o que favorecem a respiração pela boca e o mau posicionamento dos dentes.