Os produtos Playstation no Brasil continuarão a ser vendidos normalmente, sem nenhuma alteração. A Sony do Brasil não produz o Playstation no país há bastante tempo. O Grupo Sony tomou as medidas para fortalecer a estrutura dos negócios, a fim de responder às rápidas mudanças no mercado de eletrônicos.
A Sony decidiu fechar sua fábrica em Manaus e deixar de vender no Brasil produtos de consumo como TVs e câmeras. Em nota, a empresa alega que “adota medidas para fortalecer a estrutura e a sustentabilidade de seus negócios, para responder às rápidas mudanças no ambiente externo”.
“Informamos que o Grupo Sony decidiu fechar sua fábrica em Manaus ao final de Março de 2021 e interromper, em meados de 2021, as vendas de produtos de consumo pela Sony Brasil Ltda, tais como TV, áudio e câmeras, considerando o ambiente recente de mercado e a tendência esperada para os negócios.
Por que a Sony saiu do Brasil? Culpa de quem? | Ricardo Marcílio
Quem comprou a Sony Brasil?
A AIWA retorna ao Brasil por meio do Grupo MK, detentor das marcas Mondial (do segmento de eletroportáteis), e XZone (focada no universo gamer). Já com planos de ampliar os investimentos no mercado de áudio e vídeo, no final de 2020, o Grupo MK comprou a moderna unidade fabril de propriedade da empresa Sony, em Manaus.
Após comprar fábrica da Sony, Mondial lança primeiras TVs com a marca Aiwa. Dois anos após a compra da fábrica de TVs da Sony em Manaus, o Grupo MK, do qual faz parte a marca Mondial, acaba com o mistério e mostra os televisores da Aiwa aos visitantes da Eletrolar Show, feira que acontece até quinta (14) em São Paulo.
A Multilaser anunciou que está se tornando hoje a representante oficial da marca Sony no Brasil, sendo a nova responsável por trazer os dispositivos da fabricante do Playstation no país.
Em 2021 a Sony comprou a Nixxes especialista em ports de PC, a Housemarque, desenvolvedora de Returnal, o estúdio VR Firesprite e a Bluepoint Games, estúdio focado em remasters e remakes. Em 2022 a Sony comprou a desenvolvedora de Fairgame$, Haven Studios, e neste ano adquiriu a Firewalk Studios.
A mudança de nome para "Sony Group" foi aprovada por acionistas na última sexta, e deve acontecer em abril de 2021. Essa é a primeira vez que a Sony é renomeada em 60 anos.
Atualmente o MK, grupo que detém a Mondial eletrodomésticos, licenciou o uso da marca no país. O grupo assumiu recentemente a fábrica da Sony na Zona Franca de Manaus, que conta com 27 mil metros quadrados. “A Aiwa é a nossa marca premium na categoria de áudio e vídeo.
A Sony está cortando cerca de 900 empregos em sua unidade PlayStation e fechando um estúdio em Londres, informou a companhia nesta terça-feira (27), enquanto a indústria de videogames tenta se recuperar de uma crise pós-pandemia.
A Sony não detalhou os motivos que a levaram a tomar a decisão de parar a venda de certos produtos no Brasil. Ela afirmou apenas que "sempre adota medidas para fortalecer a estrutura e a sustentabilidade de seus negócios, para responder às rápidas mudanças no ambiente externo".
Faz um ano que a Sony anunciou a saída do mercado brasileiro de TVs. A empresa japonesa está entre as que mais sentiu a ascensão das marcas coreanas e chinesas, principalmente Samsung, LG e TCL, amargando prejuízos e baixas margens de lucro no setor.
Samsung. A Samsung é uma marca líder no mercado de TVs, e por um bom motivo. Seus aparelhos são sinônimos de inovação e design elegante. As TVs Samsung apresentam tecnologia QLED e pontos quânticos, o que resulta em cores ricas e brilhantes.
Em 1959, ela é rebatizada e passa a se chamar Aiwa. O nome é uma união de dois kanjis. Ai significa “amor” ou “afeição”, e “wa” pode ser “círculo”, dando ideia de união ou harmonia. Cada um pronuncia o nome dessa empresa de um jeito: no Brasil, muita gente se acostumou a falar “Aiva”, com som de "v" mesmo.