Após os dez membros fundadores em 1949, a Turquia tornou-se um dos primeiros novos membros (o 13.º membro) do Conselho da Europa em 1950. O país tornou-se membro associado da CEE em 1963 e foi membro associado da União da Europa Ocidental de 1992 até o final de 2011.
Em 1949, a Turquia foi um dos primeiros países a aderir ao Conselho da Europa, a organização de defesa dos direitos humanos sediada em Estrasburgo (França). Em 1952, tornou-se membro da NATO, a aliança militar transatlântica criada em oposição direta à União Soviética. "A Turquia faz parte da Europa.
Antes do nascimento da atual Turquia, a região fazia parte do Império Otomano desde o século 15, quando a cidade de Constantinopla - hoje Istambul - foi tomada pelos otomanos. Até então, ela era a capital do Império Romano do Oriente, tendo sido fundada pelos romanos com o nome de Bizâncio.
A localização entre os continentes e os mares fez de Istambul um lugar central para comércio, transporte e economia. Por causa dessa divisão, a Turquia é considerada uma nação transcontinental, assim como a Rússia (que pertence à Ásia e à Europa), o Egito (Ásia e África), entre outros países.
O Estreito de Bósforo é o canal que liga o Mar de Mármara (e sua extensão, o Mar Mediterrâneo) com o Mar Negro, separando a Europa da Ásia (ver os mapas abaixo). Assim, a cidade onde ele se encontra, Istambul (maior cidade da Turquia), é a única do mundo a se localizar em dois continentes diferentes ao mesmo tempo.
Etimologicamente o nome é derivado da expressão grega medieval "εἰς τὴν Πόλιν" [istimˈbolin] ou, no dialeto egeu, "εἰς τὰν Πόλιν" [istamˈbolin] (em grego moderno: στην Πόλι [stimˈboli]), que significa "na cidade", "à cidade" ou "centro da cidade".
A maior parte da população da Turquia pertence ao grupo étnico turco. Há minorias étnicas formadas por gregos, armênios e judeus, reconhecidas pelo tratado de Lausanne.
A religião predominante no país é o Islão, com pequenas minorias de cristãos e judeus. A língua oficial do país é o turco, falado pela esmagadora maioria da população.
Desde 2016, as negociações de adesão estão paralisadas. A UE acusou e criticou a Turquia por violações dos direitos humanos e desrespeitos ao Estado de direito. Em 2017, funcionários da UE expressaram que as políticas turcas em planejamento violam os Critérios de Copenhaga de elegibilidade para adesão à UE.
Muitos árabes emigraram por motivos religiosos. A maior parte dos imigrantes era de cristãos, pois estes passavam por certas privações sob domínio otomano. Também havia fatores econômicos, sobretudo ligados à escassez de terras no Oriente Médio. A opção de grande parte dos árabes no Brasil foi pelo comércio.
A Turquia dispõe de um setor privado forte e em rápido crescimento, mas o Estado ainda desempenha um papel preponderante nas áreas de indústria de base, bancos, transporte e comunicações. $743,708 bilhões (nominal, 2019 est.) $2,347 trilhões (PPP, 2019 est.)
Filipe, Pedro, Paulo e João atuaram junto aos cristãos na Turquia. Antioquia, famoso local na Bíblia onde o evangelho foi pregado pelos apóstolos, é na Turquia (Atos 6:5 e Gálatas 2:11). Os locais turcos citados no Antigo Testamento também são inúmeros.
As igrejas evangélicas, que não têm a existência reconhecida por lei, se encontram principalmente nas grandes cidades, como Istambul, Esmirna e Ancara.
No século IV a.C., o território foi dominado por Alexandre Magno. Nos séculos II e I a.C., chegaram os romanos. Depois da divisão do Império Romano no século IV d.C, a Ásia Menor passou a fazer parte do Império Bizantino, cuja capital era Constantinopla ou Bizâncio.
Acredita-se geralmente que o primeiro povo turco era nativo da região que se estendia da Ásia Central à Sibéria. Alguns estudiosos afirmam que os hunos eram uma das primeiras tribos turcas, enquanto outros defendem a origem mongólica dos hunos.
O sítio arqueológico de Filipos está localizado na Macedônia Oriental, entre as cidades modernas de Kavala e Drama, no extremo sudeste da planície de Drama.
Onde fica ? A atual cidade de Bergama, fica localizada na região do Egeu, na província de Esmirna - oeste da Turquia. A antiga cidade de Pérgamo teve grande destaque e importância como um centro cultural greco-romano.
A língua oficial da Turquia é o turco. A língua turca mais falada no mundo, o turco é uma língua com sons ricos e o atributo incomum de harmonia vocálica.
ISLAMISMO E LAICISMO A Turquia é um país de maioria muçulmana que mantém o Estado laico. As principais forças políticas no país se dividem entre aqueles que defendem os valores seculares e os favoráveis a um papel maior do islã na vida pública.
O Bósforo (em turco: İstanbul Boğazı, em grego antigo: Βόσπορος) é um estreito que liga o mar Negro ao mar de Mármara e marca o limite dos continentes asiático e europeu na Turquia. Tem um comprimento de aproximadamente 30 km e uma largura de 550 a 3000 m. Sua profundidade varia de 36 a 124 m no meio do estreito.