– Presença de substâncias químicas: Algumas substâncias químicas, como perfumes, loções e produtos de limpeza, podem atrair as abelhas e fazê-las sentir que estão em perigo. – Proximidade do ninho: Quando uma pessoa ou animal se aproxima demais do ninho, as abelhas podem atacar para proteger a colônia.
“Estamos dentro de um perímetro irrigado, com floração ao longo do ano, isso também pode atrair as abelhas, já que é um período seco e a caatinga está quase sem flores”, explica. Para diminuir a incidência de ninhos silvestres em áreas inusitadas e urbanas, é preciso pensar a longo prazo.
Dultra continua que abelhas também podem gostar de suor e lágrimas, que são boas fontes de proteínas, aminoácidos e nutrientes para elas. Por isso, ocasionalmente, podem voar em direção ao seu rosto ou querer pousar em sua pele. Fazem o mesmo mariposas e borboletas, que apreciam sangue, urina, secreções e até fezes.
As abelhas são seres fascinantes que não apenas contribuem para a natureza e a agricultura, mas também possuem um significado espiritual profundo. A simbologia das abelhas remonta a épocas antigas e é valorizada em muitas culturas ao redor do mundo.
A princípio, apenas em situação de ameaça de sua colmeia que as abelhas apresentam comportamento agressivo. Ou seja, elas só atacam para defender o local de moradia dela e da família.
Quando sentem que o ninho ou a colônia está em perigo, as abelhas podem se sentir ameaçadas e atacar em defesa. – Proteção da alimentação: As abelhas coletam néctar e pólen para alimentar a colônia. Quando sentem que a fonte de alimento está ameaçada, as abelhas podem atacar para proteger a fonte de alimento.
As abelhas simbolizam cooperação, lealdade, disciplina, organização, ordem, alma e tantos outros significados e representações que esse animal ganhou em diversas culturas e religiões.
A abelha carrega diversos significados dentro do cristianismo, como a representação do bem (produção do mel) e do mal (uso do ferrão). Da mesma forma, podem simbolizar Jesus Cristo pela doçura e misericórdia (associação ao mel) e à justiça (ferrão).
Como explicamos nos tópicos anteriores, as abelhas são responsáveis por diversos produtos. Desde o mel, até a geleia real e o própolis, toda essa diversidade tem atraído o olhar da indústria de alimentos naturais.
De fato, algumas pessoas são mais atrativas para os pernilongos do que outras. Isso é explicado por um fator: os odores expelidos pelo corpo. Os insetos hematófagos (que se alimentam de sangue) reconhecem o cheiro de suas "presas" através das antenas.
Na verdade, as picadas de abelhas não causam doenças. Alguns insetos carregam em sua saliva minúsculos seres vivos (microorganismos) que tem capacidade de viver e multiplicar no corpo humano causando doenças.
Ter opções coloridas atraem os insetos, além de deixar o jardim bem mais bonito. As favoritas delas são manjericão, funcho, malva, manjerona, orégano, alecrim, dente de leão, tomilho, hortelã, margaridas, girassóis, entre outras. Invista em espécies que atraem as abelhas. Malícia, sapateira e urucu são alguns exemplos.
A abelha no Xamanismo apresenta um significado de harmonia na comunicação e na organização com as pessoas ao seu redor. Se a abelha é o seu animal de poder, o inseto representa um sinal que você é uma pessoa que sempre trabalha duro pelo que deseja e não reclama de sua missão.
No verão e na primavera o número de abelhas apresenta crescimento por conta do calor e da umidade, uma vez que essas condições favorecem a reprodução deste animal. O aumento repentino desses enxames em árvores e muros sinalizam que elas estão procurando um local para se instalar.
Os especialistas concluíram que as pessoas que parecem ser um ímã para os mosquitos produzem uma quantidade maior de substâncias químicas chamadas ácidos carboxílicos em suas emissões cutâneas.
Juntas, as abelhas administram seu tempo e recursos de forma a ajudar toda a sua comunidade a permanecer segura e prosperar. O Senhor colocou cada abelha na colmeia por uma razão: para cumprir seu propósito. Ele coloca cada um de nós em nossas famílias, igrejas e comunidades pelo mesmo motivo (1 Coríntios 12).
O simbolismo cristão está cheio de maravilhosas metáforas“Por causa de seus hábitos diligentes”, lemos no clássico Signs and Symbols in Christian Art, de George Ferguson, “a abelha se tornou símbolo de atividade, diligência, trabalho e boa ordem”. Além disso, algumas lendas antigas afirmam que as abelhas nunca dormem.
Os olhos do inseto são equipados com um campo de visão de 280 graus, mais de duas vezes e meia os 100 graus que formam o campo de visão humano. Isso quer dizer que as abelhas conseguem perceber mais de três quartos do ambiente que as envolve.
Quando sobrevoam as flores a uma distância de mais de 1 metro, as abelhas economizam energia usando apenas um fotorreceptor, o verde. O resultado é uma visão monocromática – para nós, seria como enxergar em branco e preto. “O contraste contra o fundo é importante para que as flores sejam visíveis e atraiam as abelhas.
As abelhas te perseguem porque conseguem reconhecer rostos humanos ou, pelo menos, padrões de rostos humanos, de acordo com um novo estudo. Não, elas não vão pensar “olha, é o Zé passando ali em baixo, vou dar um oi”. Elas nos percebem como um tipo estranho de flor.
Porém, quando ocorre um ataque de abelhas, a recomendação é clara: corra. “Fugi, correr e se afastar o mais rápido possível do local da colmeia porque esse tipo de inseto quer proteger a colmeia que, para eles, está sob ataque. Algumas pessoas acham que devem agachar, mas isso não é recomendado”, ressaltou.
"Elas podem ser atraídas por flores ou plantas perfumadas que você tenha no jardim ou dentro de casa. Mas também fique atento a alimentos do dia a dia como frutas, sucos e até mesmo refrigerantes, que também chamam atenção das abelhas", comenta a especialista Fabiana Vieira.