Apesar de todo temor que elas possam causar, todas as aranhas têm papel importante na natureza, exercendo função de controle natural na população de insetos e auxílio no controle biológico contra pragas de forma natural, sem causar desequilíbrio no ecossistema.
Por serem carnívoras, alimentam-se, principalmente, de baratas, grilos e outros insetos. Com isso, controlam a população desses seres, impedindo que a sua proliferação prejudique o meio ambiente.
Mas não é por que ficam escondidas que essas aranhas são pouco importantes. Elas têm um papel ecológico, ou seja, comem insetos como moscas e mosquitos, que ajudam a limpar as próprias residências onde habitam, explica Brescovit.
Apesar de assustadoras fazem um excelente papel no meio ambiente, sendo responsável por controlar diversos insetos além serem responsáveis pela decomposição e incorporação de matéria orgânica no solo.
O que aconteceria se todas as aranhas fossem extintas?
se as aranhas desaparecessem todas ou grande parte delas, o número de insectos aumentaria e gerariam pragas – que devastariam campos de cultivo, acabando com o sustento de várias famílias, espalhando doenças que se iam multiplicando e ficávamos sem meios para travar a maior parte dos vírus que daí adviessem, já que os ...
"Isso depende de cada espécie. Uma aranha-caranguejeira, por exemplo, pode viver mais do que três anos (entre dois e cinco anos). Ela é das mais duradouras. Já uma marrom vive em torno de um ano.
As aranhas são predadoras, generalistas, que se alimentam principalmente de insetos e outros invertebrados. Têm como inimigos naturais pequenos répteis, anfíbios, outros aracnídeos e insetos.
Chocam ovos de áspide e tecem teias de aranha; o que comer os ovos dela morrerá; se um dos ovos é pisado, sai-lhe uma víbora. As suas teias não se prestam para vestes, os homens não poderão cobrir-se com o que eles fazem, as obras deles são obras de iniquidade, obra de violência há nas suas mãos.
As aranhas e alguns insetos odeiam todos os aromas cítricos, então se deve esfregar a casca de laranja ou limão nos rodapés, peitoris das janelas e estantes. Também pode se plantar um pé de citronela no jardim e utilizar para aromatizar a casa.
Aranhas odeiam tudo que é cítrico. Esfregue cascas de frutas cítricas em áreas onde as aranhas costumam se instalar, como rodapés, janelas e estantes; é uma ótima maneira de mantê-las longe.
força, agilidade e velocidade ampliadas; reflexos e sentidos sobre-humanos; capacidade de escalar paredes; capacidade de gerar diferentes tipos de teias. Essas habilidades (que podemos chamar de super-poderes) se assemelham muito às que as aranhas de fato possuem.
No entanto, as aranhas realmente têm um sentido mais aguçado. Na verdade, elas têm um dos sistemas sensoriais mais impressionantes da natureza. Os pelos sensoriais das aranhas, que estão espalhados por todo o corpo, funcionam como uma forma muito boa de perceber o mundo e captar informações do ambiente.
4– As aranhas não são consideradas insetos, mas sim aracnídeos. Isso ocorre porque elas têm 8 patas, enquanto todos os insetos possuem 6. 5– No Brasil existem apenas 4 mil espécies de aranhas, o que equivale a 10% do total existente.
A maioria possui quatro pares de olhos, mas algumas espécies têm menos e até nenhum. O nível de visão varia, mas a maioria enxerga pouco mais que vultos. Isso não é problema, porque esse sentido é secundário: os pelos no corpo, supersensíveis a movimentos em superfícies e ao vento, servem para orientá-la.
Apesar de todo temor que elas possam causar, todas as aranhas têm papel importante na natureza, exercendo função de controle natural na população de insetos e auxílio no controle biológico contra pragas de forma natural, sem causar desequilíbrio no ecossistema.
Insetos da família Pompilidae capturam os aracnídeos para alimentar as larvas; apelido de vespa cavalo-do-cão faz referência a forte ferroada. Cerca de cinco mil espécies de vespas da família Pompilidae estão espalhadas pelo mundo todo e são bem conhecidas pela potência da ferroada.
Ou seja, as aranhas também são controladores de pragas. Elas conseguem comer insetos aí que realmente podem nos causar problemas sérios e até doenças", alertou. "A gente não precisa matar as aranhas quando elas entram na nossa casa.
Um estudo de uma bióloga da Universidade de Nottingham revelou que as aranhas não têm más intenções com seres humanos e agem passivamente perante ameaças. As aranhas geralmente agem de forma passiva em resposta aos seres humanos. "As aranhas podem ter mais medo de você do que você delas".
A aranha marrom, por exemplo, vive uma média de um ano, já uma aranha caranguejeira pode viver entre dois e cinco anos, com uma média de três anos para a maioria. Já as aranhas domésticas, as que costumeiramente encontramos nos cantos das paredes dentro e fora de casa, vivem uma média de 76 dias.
Após o acasalamento entre macho e fêmea, a aranha põe ovos, muitas vezes em grandes quantidades (mais de 1.000 em uma única postura), que ficam protegidos numa bolsa de fios de seda chamada ovisaco.
Com cerca de 20cm de diâmetro e muitas cerdas no corpo, a caranguejeira, ao se sentir acuada, lança esses pelos no ar para se defender. “Mas não são agressivas. Assim, ao expulsá-las de casa, o mais indicado é usar uma vassoura, sem ficar muito perto.
Você sabia que dá pra ter uma aranha de estimação? Parece um pouco diferente, mas existem algumas espécies que podem se tornar grandes companheiras para o dia a dia. Para isso, é importante entender todos os cuidados necessários para deixar esse bichinho confortável e feliz.