As baratas respiram através de estruturas chamadas espiráculos. Poros localizados na lateral de seu abdômen. Em contato com inseticidas, esses poros se fecham e a barata na tentativa desesperada de respirar vira de barriga para cima na tentativa de puxar o ar, e se possível se recuperar da ação do veneno.
O corpo da barata, ao cair sem forças, seja por um ataque com uma sandália, por exemplo, ou mesmo com o veneno, tende a ser projetado para o lado mais pesado. Sem a coordenação motora, não consegue virar-se. Assim, como a parte mais pesada é o dorso, ela irá ficar de patas para cima até que morra.
Porquê? A Truly Nolen explica! O grande motivo pelo qual isto acontece é o facto das suas vias respiratórias se encontrarem na face abdominal. Isto faz com que a barata tenha o instinto de se virar de costas, de forma a conseguir respirar melhor depois de ter sido atacada com veneno.
Entre as habilidades fantásticas das baratas também está a de conseguir viver sem cabeça por até um mês —sim, é isso mesmo que você leu, ela perde a cabeça, mas continua andando por aí. "Ela tem uma parte do seu cérebro no tórax, então consegue sobreviver.
Por que os Insetos Morrem de Barriga para Cima? (Você não vai Querer usar Inseticidas Novamente)
Quanto tempo a barata pode viver sem a cabeça?
O cérebro da barata não fica só na cabeça, mas ao longo de seu corpo. Assim, se a barata tiver sua cabeça cortada, ela sobrevive por uma semana e, então, morre de sede.
Usar bicarbonato de sódio e açúcar pode ser outra solução para afastar as baratas da sua casa. Misture um copo de açúcar com outro de bicarbonato de sódio e espalhe pela casa. Elas vão ser atraídas pelo açúcar e vão se intoxicar com o bicarbonato de sódio ao comer essa mistura.
As baratas viram de barriga para cima quando morrem para darem o “último suspiro” Quem nunca se perguntou por que as baratas morrem de pernas para o ar?!
Elas podem passear pela sua boca enquanto você dorme.
As baratas têm o hábito de roer os lábios das pessoas enquanto elas dormem para colher restos de alimentos. O hábito em si já causa embrulho no estômago, acrescente ainda o fato de que as baratas podem transmitir várias doenças.
Baratas mordem pessoas? Sim, inclusive, a força da mordida delas equivale a 50 vezes seu peso corporal. Portanto, é bastante dolorosa, podendo o machucado evoluir até para infecção e demandar o uso de antibióticos.
Nesse caso, elas carregam em seu corpo uma série de microrganismos nocivos à saúde. Alguns deles, inclusive, causam doenças graves, como pneumonia, infecção intestinal, hepatite, febre tifóide, lepra, problemas renais, tuberculose, entre outras.
As baratas em seu corpo apontam que algum traço da sua personalidade que deve ser melhorado para que posteriormente você consiga dar um avanço, principalmente na área profissional.
Atuam como elos cruciais na cadeia alimentar, sendo fonte de alimento para diversos predadores, desde aves até mamíferos. Ao desempenharem esse papel, ajudam a controlar as populações de outras espécies, evitando desequilíbrios ecológicos.
Mito. Essa teoria de que baratas são imortais pode ter surgido na década de 1960 com relatos de que os insetos teriam sobrevivido aos ataques nucleares de Hiroshima e Nagasaki. Claro que esse fato nunca foi confirmado. Na verdade, as baratas são resistentes se comparadas com alguns seres.
Baratas não gostam de luz e só costumam sair à noite, quando procuram comida e parceiros sexuais. Você só verá uma barata durante o dia, se houver uma superpopulação ou falta de alimento e água.
Diferentemente de mosquitos, as baratas não carregam agentes causadores de doenças dentro do corpo, mas podem transportar bactérias e outros microrganismos nocivos devido à circulação por diversos tipos de locais sujos.
Porque as baratas amanhecem mortas? Isso acontece porque para o controle de baratas, são utilizados produtos que oferecem uma ação residual prolongada.
Este método consiste em juntar um copo de açúcar com um copo de bicarbonato de sódio e espalhar esta mistura por vários locais da casa. As baratas serão atraídas pelo açúcar, que mais tarde comem juntamente com o bicarbonato de sódio. Este último vai destruir a barata por completo, levando à sua morte.
As ninfas são menores que as adultas, não possuem asas e são sexualmente imaturas. A francesinha vive em média 9 meses, põe ovos em média 5 vezes ao longo de sua vida e coloca de 30 a 50 ovos por vez. A barata de esgoto vive de 2 à 3 anos, põe ovos de 10 à 20 vezes e coloca de 12 a 20 ovos em cada ooteca.
Existem muitos inimigos naturais (predadores e parasitas) que atacam as baratas, como por exemplo, osgas (lagartixas), bactérias, formigas, vermes, fungos, protozoários, artrópodes (ácaros, aranhas, besouros, escorpiões, hemípteros e himenópteros) e vertebrados.
Espalhe folhas de louro nos lugares onde as baratas aparecem — principalmente em locais escuros, úmidos e quentes. O cheiro da folha de louro repele as baratas.
As baratas gostam de ambientes úmidos e algumas espécies preferem lugares quentes. A alimentação é variada. As baratas são insetos onívoros, ou seja, comem qualquer coisa, tendo principal atração por doces, alimentos gordurosos e de origem animal.